top of page

Exportação de Açaí: Formas de Comercialização

Atualizado: 12 de ago. de 2022

O açaí é uma fruta proveniente da região amazônica, rica fonte de antioxidantes e em ferro energizante que atuam no combate do envelhecimento precoce. Na última década, o fruto ganhou popularidade por suas propriedades, e por sua versatilidade de comercialização, sendo utilizado tanto para a produção de produtos alimentícios como de cosméticos, se tornando um mercado bastante atraente para a exportação.

Fruto açaí

O Brasil é o maior produtor de açaí e o maior exportador da polpa: segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são produzidas mais de 1.5 milhão de toneladas por ano, além disso, o mercado do produto central da economia amazônica tem se mostrado extremamente promissor, com uma perspectiva de taxa de crescimento de mais de 12% para os próximos 5 anos. De acordo com dados da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), o Estado do Pará é responsável por 94% do total das exportações de açaí do país e, em 2020, exportou 5,9 mil toneladas do fruto, por US$ 13,2 milhões representando um crescimento de 51% em relação ao ano anterior, 2019, em que a quantidade exportada foi de 3,9 mil toneladas.

Conheça nosso case de sucesso: Iaçã


Formas de Comercialização


Dentre as principais formas comercializadas do açaí no mundo estão a fruta em purê ou creme, em polpa e em pó, podendo ser consumidas de distintas maneiras: sobremesas, sucos, usadas em receitas, em complementos alimentares, entre outros. Além das formas de consumo que podem variar, os principais destinos das exportações brasileiras para esses tipos de produtos também variam, porém, com países sempre com destaque nos fluxos comerciais. A seguir, algumas informações específicas para cada forma de comercialização do produto:


Açaí em creme ou purê: se caracteriza pela polpa da fruta batida com banana, guaraná ou outra forma de adoçar o alimento, que faz com ele que adquira uma consistência relativamente pastosa. Acerca do comércio exterior, na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), o creme de açaí é identificado pelo código 2007.99.21, e tem como principais compradores, em 2021, respectivamente, os Estados Unidos, o Japão e Portugal, que acumulam um total de US $798.126,00 importados de açaí em creme do Brasil.

Açaí em polpa: é a versão mais natural da fruta, visto que, ocorre apenas a extração da polpa com adição de água e posterior filtração para retirar resíduos sólidos. Seu aspecto é denso e, inicialmente sem o sabor adocicado, já que não há acréscimo de açúcar. Referente ao comércio exterior, avaliando as exportações de polpas de fruta no geral que inclui a do açaí, por meio do NCM 0811.90.00, tiveram destaque, em 2021, países como Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e Países Baixos, que somam US $6.520.838,00 comprados no Brasil.

Por último, o pó de açaí: a fruta é desidratada e é utilizada na adição de receitas por ser uma grande fonte de vitaminas e minerais, cabe ressaltar que não há adição de açúcar e por isso necessita de uma preparação para o consumo. As exportações de complementos alimentares - dos quais o açaí em pó faz parte - é definido pelo NCM 2106.90.30 e, em 2021, foram destinados principalmente para os Estados Unidos, Rússia e Peru, que importaram um montante de US $19.127.646,00.


Nessa perspectiva, as diferentes formas de comercialização do açaí têm ganhado bastante relevância no mercado internacional nos últimos anos, variando das preferências e gostos de cada população, e nesse sentido, os Estados Unidos demonstraram ser o principal mercado consumidor, estando presente como destino expressivo nas três formas do açaí.


Como a Domani pode te auxiliar?


Nós da Domani Consultoria Internacional sabemos que internacionalizar a sua produção é um processo complexo, o qual requer conhecimento prévio. Perguntas como “Por onde começar?” ' Qual o melhor destino? ou “Quais são os documentos necessários e para quem enviar?” são comuns, e a Domani pode ajudar em todas elas!

Em nossa solução de Estudo de Mercado, auxiliamos o nosso cliente a encontrar o melhor país para ser o destino do seu produto. Já na nossa solução de Promoção Comercial, buscamos e identificamos tendências de consumo para a melhor inserção do mercado internacional. Além disso, encontramos potenciais compradores para o seu produto no país escolhido. Ademais, realizamos os serviços de Planejamentos Burocrático, Logístico e Financeiro, para que seja possível o preparo antecipado para a operação, reunindo toda a documentação necessária e fazendo o levantamento de gastos com a operação e para que esta ocorra dentro dos conformes legais e sem grandes imprevistos.

Ademais, na nossa página de Conteúdos Gratuitos estão disponíveis diversos E-books confeccionados pela Domani Consultoria Internacional que buscam te auxiliar durante o seu processo de internacionalização.

 

Nos siga nas redes sociais!



Instagram: @domaniconsultoria;



1.718 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page