Iaçã.png

Projeto Iaçã

Promoção Comercial e Planejamento Completo aplicados para Exportação de Açaí

"O trabalho da Domani para o desenvolvimento do projeto foi essencial. Tanto para estruturar o processo de exportação quanto no acompanhamento das etapas iniciais, mostraram profissionalismo e paciência. Estavam sempre solícitos a novas reuniões para tirar possíveis dúvidas e apresentar a evolução do projeto. Não tenho dúvidas sobre o potencial dos profissionais que trabalham na Domani. Nem no potencial da empresa que o Projeto Iaçã fez acontecer: a Organic Flavor, que hoje conta com um portfólio variado de produtos orgânicos destinados à exportação e ao mercado interno."

Palti de Oliveira Massa, Cliente do Projeto Iaçã

Neste projeto, o produto analisado foi o açaí de um pequeno empresário paraense, que desejava se internacionalizar ao realizar uma distribuição por meio de uma rede de supermercados e hotéis no exterior.

O cliente procurou a Domani Consultoria para realizar um planejamento de exportação de açaí. O projeto foi composto por uma Promoção Comercial e por um Planejamento Completo: Burocrático, Logístico e Financeiro.

Este projeto se consistiu em duas partes, uma vez que teve de ser pausado pela falta de informações necessárias para requisitos de rotulagem do produto.

Pré-Projeto

Na primeira etapa do projeto, foi realizada uma primeira reunião de alinhamento com a equipe alocada para a coleta de algumas informações essenciais para o início da execução. Nesta etapa também foi realizada uma pesquisa geral sobre o mercado internacional de açaí, assim como uma pesquisa de consulta da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

Promoção Comercial

Esta etapa consistiu em uma prospecção de potenciais compradores nos destinos escolhidos para a exportação. Além disso, foi realizado o levantamento de fatores que potencializam a inserção do produto no mercado selecionado, como questões de embalagem e rotulagem, feiras e eventos que tenham proximidade com o mercado desejado

Planejamento Logístico

O Planejamento Logístico apresentou a melhor forma de transportar a mercadoria até o destino final de modo a dar todo o conhecimento acerca das vantagens e desvantagens de cada modal de transporte e dos canais de distribuição. Também foi elaborado um estudo de estimativas de seguros e fretes aplicados à todos os trechos que são parte do comércio, assim como a indicação dos melhores portos. Além disso, a equipe indicou o Incoterm (Termo Internacional de Comércio) que melhor serviria ao nosso cliente e repassou todos os conhecimentos sobre o despacho aduaneiro.

Planejamento Burocrático

No Planejamento Burocrático a Domani mapeou toda a documentação e como emiti-la, além de entender e identificar os possíveis entraves comerciais sobre o produto. Assim, esta etapa conteve certificados, licenças e declarações que atestam a capacidade e a viabilidade do cliente em comercializar o seu produto internacionalmente. Ademais, é feito um levantamento com o contato de todas as Instituições que interferem direta ou indiretamente no processo de exportação. 

Planejamento Financeiro

Na análise financeira ocorreu o mapeamento de todos os gastos das fases logística e burocrática, criando uma estimativa do custo total da exportação com as tributações inclusas, além de traçar alguns possíveis fundos de financiamento. Foram analisadas também as modalidades de pagamento para a transação entre o exportador e o importador, de modo que a Domani indicou a mais segura e recomendada para o caso do cliente.

Conclusão

A última parte do Projeto Iaçã prezou pelo visual e foi destinada à compilação do relatório final completo e à entrega de um E-book capaz de resumir as informações sobre a implementação do processo de exportação. Ademais, o projeto contou com o desenvolvimento de uma ferramenta que teve como objetivo centralizar todas as informações necessárias para uma exportação eficaz e controlada a fim de nortear e otimizar o desafio de internacionalização do açaí.

Este foi o primeiro projeto de impacto da Domani Consultoria, reconhecimento dado pelo Movimento Empresa Júnior (MEJ) que reconhece projetos que possuem impacto positivo para o meio ambiente e para o cliente. Nesse caso, o projeto impactou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7, 8 e 11, referentes à energia sustentável, trabalho decente e crescimento econômico e cidades e comunidades sustentáveis, respectivamente. Além disso, foi coletado o Net Promoter Score (NPS: nota de 0 a 10 dada pelo cliente quanto ao grau de satisfação) e a Domani recebeu seu primeiro NPS promotor.

 

Quanto às inovações, a equipe realizou um novo método de entrega de maneira mais visual, interativa e didática ao fazer uso de novas ferramentas com intuito de proporcionar a melhor experiência possível para o cliente. Dentre as novas ferramentas, a Domani Consultoria entregou uma Calculadora de Custos, cujo objetivo é possibilitar a mensuração de todos os gastos e de qual será o possível lucro com o processo de exportação. Desde então, a Calculadora está presente em todas as entregas de Planejamento Financeiro.

Promoção Comercial

Gerentes

Maria Clara Mendes

Victor Hugo Firmino

Consultoras

Clarissa Dias

Maíra Oliveira

Planejamento Completo

Gerente

Christian Shaw

Consultor

Lucas Romero

Horas Trabalhadas

264 horas

Receba as novidades em Comércio Exterior!

Nos acompanhe nas redes sociais

link.png
insta.png
face.png

Contato

Venha ser um

Agente do Amanhã!

© 2020. Domani Consultoria Internacional.