top of page

Algodão: um mercado em potencial


exportação de algodão

Sabe-se que o agronegócio brasileiro tem tido um excelente desempenho nas exportações, de forma que o país conseguiu destaque internacionalmente em meio à crise do Coronavírus. Assim, seus produtos trazem boas notícias para os produtores que buscam aproveitar essas oportunidades para terem sucesso no mercado internacional. Com o algodão não é diferente: não só as vendas foram recordes em 2019, como também devem permanecer positivas mesmo em meio à crise, segundo o Diário do Comércio.


O algodão já fez parte de um importante ciclo econômico da história brasileira, e, felizmente, promete continuar em destaque nas exportações. Em conformidade com dados do Ministério da Economia, apenas em fevereiro as remessas do produto para o exterior aumentaram em 81,7%. Esses dados promissores se refletem, dentre outros motivos, na taxa de câmbio do real mais desvalorizada.


Você é produtor ou comerciante de algodão e pensa em exportar? Fique atento nesse post para saber mais sobre o mercado do produto e sobre como a Domani pode te ajudar nesse processo.


Aumento das Exportações


exportar algodão

O desempenho do algodão no mercado internacional apresenta uma curva de crescimento desde 2019, quando as vendas superaram as expectativas e geraram uma receita de US$ 2,6 bilhões (de dólares), segundo a startup de comércio exterior, Faz Comex. Em 2020, a safra produzida pelo Brasil aumentou e possibilitou um aumento das exportações. Além de fevereiro ter apresentado bons números, as previsões de março mostraram otimismo: conforme o diretor da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), Miguel Faus, as remessas do produto para o exterior tem potencial de somar cerca de 2 milhões de toneladas no período de julho de 2020 a junho de 2021.


Importante mencionar que, em abril, foram exportados 91 mil toneladas de algodão bruto, segundo dados do site oficial do Governo, de forma que o produto conseguiu uma posição de destaque no agronegócio, junto à soja e carnes, por exemplo.


A China como Grande Importadora


como exportar algodão

Um dos principais motivos para o aumento das exportações é a intensa compra chinesa do algodão brasileiro. Em 2019, a China importou um total de 820 milhões de dólares do produto do Brasil, segundo Sinara Bueno, despachante aduaneira, e, atualmente, demanda mais de 30% das exportações nacionais. Ainda, no ano passado, foi assinado um acordo entre os dois países para exportação de farelo de algodão para ampliar o comércio e diversificar o intercâmbio do produto.


A constante compra chinesa reflete as consequências da guerra comercial entre China e Estados Unidos, que favoreceu a balança comercial brasileira dos produtos do agronegócio após o países asiático direcionar seu interesse para as remessas nacionais.


Além do mercado chinês, outros países asiáticos também se destacam como importadores do algodão: Vietnã, Indonésia e Bangladesh. Interessante observar que, nestes últimos anos, as exportações para a Ásia se tornaram crescentes, conforme o Ministério da Economia, e representam boas oportunidades para os exportadores brasileiros.


O aumento da produção e o seu potencial


algodão exportar

Neste ano, o Brasil plantou a maior área de algodão da história, de sorte que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) espera um aumento da produção em 2,7% (2,85 milhões de toneladas de fibra). Neste mesmo clima otimista, a Abrapa (Associação Brasileira de Produtores de Algodão) planeja produzir 4 milhões de toneladas por safra até 2030, o que poderia possibilitar exportações anuais de cerca de 3 milhões de toneladas. Segundo Miguel Faus, “Se o Brasil chegar nesta produção, vai estar em nível de exportação muito semelhante dos EUA”.


Quer aproveitar esta oportunidade?


Que tal aproveitar a oportunidade do desempenho do algodão no mercado internacional e começar seu processo de exportação? A Domani Consultoria Internacional pode te mostrar o caminho para todas as etapas do processo de exportação de algodão. Nossas soluções incluem análises dos melhores países para a exportação do produto, prospecção de possíveis compradores e o planejamento da internacionalização. Desse modo, somos capazes de guiá-lo(a) sobre questões burocráticas, logísticas e financeiras para que a exportação possa ser realizada com segurança e autonomia. Temos como objetivo ser o farol para a internacionalização de empresas e será um prazer para nós prover todo o conhecimento necessário para a sua exportação.


Quer saber mais? Fale conosco, estamos aqui para te ajudar!


 

LinkedIn: Domani Consultoria Internacional (link aqui)

Instagram: @domaniconsultoria (link aqui)

230 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page