top of page

O Mercado Internacional de Soja

Atualizado: 8 de jul. de 2020


exportar soja

A soja possui um papel muito importante para o comércio internacional brasileiro, sendo considerado o produto mais exportado por nosso país. Em perspectiva global, o Brasil é o maior produtor do grão também, superando os Estados Unidos na safra 2019/20. Um fato interessante sobre o mercado internacional desse grão é que, mesmo com a atual crise que estamos vivendo, o produto consegue atingir marcas impressionantes no âmbito das exportações, evidenciando as oportunidades que pode proporcionar aos produtores.


Cenário Positivo


exportação de soja

É inegável que as perspectivas estão muito positivas para as exportações de soja brasileira. Somente no primeiro trimestre de 2020, o total de exportações alcançaram 18,1 milhões de toneladas, representando US$ 6,2 bilhões em vendas. Em comparação com o ano passado, é possível notar uma alta de 9,4% no resultado.


As boas notícias não param por aí, visto que abril foi considerado o melhor mês da história para as exportações de soja, ao atingir o recorde de maior volume de soja exportada em um único mês – 16,3 milhões de toneladas do grão foram embarcadas de acordo com a Secretária de Comércio Exterior (Secex). Em comparação com o mesmo mês do ano anterior, a exportação de soja experimentou um aumento de 73%.


Principais Destinos


De fato, um dos motivos para o bom desempenho nas exportações de soja no Brasil é a forte demanda advinda do mercado chinês, responsável por importar R$ 49 bilhões de reais em soja somente esse ano. O montante é o maior registrado desde 2016, de acordo com dados do Ministério da Economia. Além do país asiático, Holanda, Espanha, Turquia e Tailândia fecham a lista dos cinco principais compradores da soja brasileira esse ano. Somente essas cinco regiões já representam cerca de 85% do destino das exportações do grão.


soja

Quer aproveitar essa Oportunidade?


A Domani Consultoria Internacional pode auxiliar em todas as etapas do processo de exportação de soja. Nossas soluções incluem análises dos melhores países para a exportação da soja, prospecção de possíveis compradores e o planejamento da internacionalização. Desse modo, somos capaz de guiá-lo(a) sobre questões burocráticas, logísticas e financeiras para que a exportação possa ser realizada da maneira mais satisfatória possível. Temos como objetivo ser o farol para a internacionalização de empresas e será um prazer para nós promover a sua exportação.


Nos siga nas Redes Sociais


LinkedIn: Domani Consultoria Internacional (link);

Instagram: @domaniconsultoria (link);

Facebook: Domani Consultoria Internacional (link).


2.365 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page