A soja possui um papel muito importante para o comércio internacional brasileiro, sendo considerado o produto mais exportado por nosso país e o mais expressivo dentro do setor agropecuário!
Em perspectiva global, o Brasil é o maior produtor do grão desde 2018, ano em que superou a produção dos Estados Unidos. Quer entender mais sobre quais são as perspectivas e oportunidades deste setor tão importante? Vamos te ajudar!
Cenário Positivo
É inegável que as perspectivas estão muito positivas para as exportações de soja brasileira já que 2023 foi um ano histórico para o produto. Em 2023 o total de exportações alcançou 101 milhões de toneladas, representando US$53,2 bilhões em vendas. Em comparação com 2022, é possível notar uma alta de 29,4% na quantidade exportada. Ainda, mesmo com uma leve diminuição, no preço FOB por kg, de 16,7% em relação a 2023, o valor total arrecadado teve um aumento de 14,4%. Por outro lado, em 2024, tanto o preço de venda da soja quanto o valor arrecadado podem não manter a constância do ano anterior. Mesmo assim, o setor é de suma importância para os agricultores brasileiros, pois representa 66,6% de todo o setor exportador agropecuário.
Sabia que a quantidade exportada ainda está crescendo? Isso ocorre pois a baixa do valor total arrecadado se deve, primariamente, ao preço em que as sacas estão sendo vendidas. Por exemplo, em relação a 2023, o preço teve uma baixa de 20% enquanto o valor total decresceu apenas em 14,5%.
A partir disso, conclui-se que a maior preocupação para quem vai exportar é a valorização do produto, de forma que a lacuna pode ser preenchida ao escolher o destino certo ao exportar!
Quer fazer parte disso? A Domani te ajuda a prestar atenção no mercado, garantindo que você terá grande sucesso e lucro no comércio exterior.
Principais Destinos
De fato, um dos motivos para o bom desempenho nas exportações de soja no Brasil é a forte demanda advinda do mercado chinês, responsável por importar R$28,5 bilhões de reais em soja somente até setembro deste ano. A participação é tão expressiva que representa 73% do destino das exportações do produto. Além do país asiático, Irã, Espanha, Turquia e Tailândia fecham a lista dos cinco principais compradores da soja brasileira esse ano. Essas cinco regiões já representam cerca de 85% do destino das exportações do grão.
Ainda não sabe em qual desses países lucraria mais ou teria maior facilidade em se inserir? Nós te ajudamos! Temos um Estudo de Mercado que irá te mostrar qual mercado será mais promissor para você!
Quer exportar commodities de forma autônoma?
Já decidiu que quer exportar mas não sabe como? A Domani Consultoria Internacional pode te auxiliar em todas as etapas do processo de exportação de soja. Além da análise dos melhores países para a exportação da soja, prospectamos possíveis compradores e planejamos todos os passos da sua internacionalização.
Está pronto para dar o primeiro passo e expandir sua empresa? Conheça nossos serviços falando com um de nossos analistas!
Nos siga nas Redes Sociais
LinkedIn: Domani Consultoria Internacional ;
Instagram: @domaniconsultoria;
Facebook: Domani Consultoria Internacional.
Comentários