top of page

O empreendedorismo negro

Atualmente, a população negra representa 56% no total da população brasileira, o que equivale a 110 milhões de pessoas. Ainda, essa comunidade destaca-se por movimentar aproximadamente 1,7 trilhões de reais anualmente no Brasil. Contudo, é importante salientar que, apesar das pessoas negras serem maioria, estas ainda representam os maiores números estatísticos ao que se diz respeito à baixa renda, ou seja, são os mais pobres e menos favorecidos.

Dessa forma, o empreendedorismo negro pode ser caracterizado como um grupo de negros, pretos e pardos que enxergaram no empreendedorismo a oportunidade de ascensão social ou uma chance de modificação em sua estrutura social. Segundo Adriana Barbosa - criadora do Feira Preta e Ceo do Preta Hub, “O empreendedorismo foi o que fez a população negra emergir nos últimos anos.”


De acordo com a PNAD - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (2014), 51% dos empreendedores são afrodescendentes e, ao que se diz respeito aos microempreendedores, esse número representa 56%. Contudo, o rendimento mensal que empreendedores negros possuem corresponde, aproximadamente, 50% a menos do rendimento de empreendedores brancos - sendo, respectivamente, R$1.673 e R$2.999.


No entanto, apesar de ser um instrumento de ascensão social, no Brasil empreendedores negros encontram dificuldades ainda maiores para conseguir se consolidar no mercado. De acordo com o Small Business Administration, empresários negros possuem seus pedidos de crédito negados três vezes mais do que brancos. Ainda, uma pesquisa realizada pela PretaHub em conjunto com o Plano CDE e banco JP Morgan, mostra que 32% dos empreendedores negros tiveram crédito negado sem uma explicação plausível por parte dos bancos.


Além disso, é possível citar outras inúmeras dificuldades, como a faturação e lucros inferiores desse grupo quando finalmente conseguem se estabelecer no mercado e a dificuldade de ampliação e desenvolvimento de seus negócios por falta da educação financeira, relacionamento com instituições financeiras, credibilidade, entre outros fatores causados pelo próprio racismo.


Como a Domani Consultoria pode ajudar?

A Domani acredita na construção do amanhã e em um Brasil mais empreendedor, ainda, nos consideramos como o combustível para a internacionalização e realização de sonhos.

Dessa forma, acreditamos na importância da consolidação de um empreendedorismo negro que traga oportunidades de crescimento, visto que é um instrumento de ascensão social ao passo que auxilia na autonomia e independência de grande parte da população, além de contribuir para o desenvolvimento do país, proporcionando mais educação, equidade e inclusão.

Dessa forma, a Domani incentiva o investimento em empreendedores e negócios negros. Por isso, os convidamos a pensar acerca de três pontos.


  • Conscientização

A falta de incentivo e acesso à ferramentas que consolidem negócios negros no mercado pode ser revertida a partir do momento que reconhecemos os pequenos empreendedores - com grande potencial de crescimento - e incentivamos o seu desenvolvimento ao divulgarmos, comprarmos e acreditarmos.


  • Priorização de projetos e serviços antirracistas

Busque por negócios que tenham como um de seus objetivos o fortalecimento da comunidade negra e contribuem na diminuição da desigualdade, dessa forma, invista em projetos antirracistas que tenham impacto positivo na comunidade negra.

  • Recomende e reconheça

A recomendação de negócios é uma maneira de se investir e incentivar empreendedores negros, assim, procure conhecer quem são os empresários negros que te cercam. A indicação é uma das principais ferramentas do marketing.


Dessa forma, a Domani Consultoria acredita que, para atendermos as necessidades de nossos clientes negros e, ainda, alcançarmos essas pessoas em maior número é preciso, inicialmente, buscar por uma conscientização interna. Por isso, contamos com nosso projeto intitulado “Diversitá” no qual trabalhamos semanalmente acerca de políticas de inserção e inclusão de grupos minoritários no mercado de trabalho - nacional e internacional.


*Imagens retiradas do site: VocesA

 

Nos siga nas Redes Sociais!

LinkedIn: Domani Consultoria Internacional (link);

Instagram: @domaniconsultoria (link);

Facebook: Domani Consultoria Internacional (link).

606 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page