• Pedro Augusto

Importância das feiras e eventos internacionais



Um dos principais desafios para quem deseja se adentrar no comércio exterior está relacionado com a promoção comercial, ou seja, o processo que consiste em encontrar a melhor maneira de promover seu produto e empresa em outro país. Diante disso, encontrar e atrair consumidores em outro país não é uma tarefa simples e pode se tornar um pesadelo para os exportadores que não conhecem o mercado desejado. Por isso, a participação em feiras e eventos internacionais é uma grande oportunidade para que as empresas que possuem interesse em começar a exportar possam conhecer o mercado internacional. Já para as empresas experientes no comércio exterior é uma oportunidade de avaliar suas estratégias e expandir seus horizontes.


Por meio das feiras e eventos internacionais é possível assimilar quais são as principais tendências para determinado nicho, sendo possível adequar sua produção de acordo com o mercado escolhido. Dessa maneira, produtores e compradores podem se conectar e fomentar debates sobre os desafios e previsões que facilitam a implementação de novas ideias. Além disso, o exportador também poderá conhecer sua concorrência e entender quais são as melhores estratégias, o que possibilitará um conhecimento essencial para aumentar a competitividade de sua empresa, além de ser uma oportunidade para atrair parceiros e investidores para o seu negócio, devido ao intercâmbio comercial que acontece nesses eventos.


Outro ponto importante é a possibilidade de expor o seu produto para pessoas de outros países, visto que isso servirá para mostrar a qualidade que as mercadorias têm a oferecer e, com isso, perceber qual a receptividade nesses locais. Desse modo, a participação em feiras e eventos é uma ótima chance de promover sua empresa e seus produtos no mercado, além de atingir o objetivo principal que é a prospecção de compradores, isto é, encontrar consumidores em potencial. Logo, é possível consolidar as oportunidades no comércio internacional e, inclusive, encontrar novas chances em outros mercados.


No Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX) atua junto à empresas de diversos setores com o intuito de auxiliar no processo de promoção comercial no exterior. Por isso, a APEX realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como, por exemplo, missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em feiras internacionais, entre outras ações que contribuem para a expansão do comércio internacional no Brasil.


Efeitos da pandemia em feiras e eventos internacionais


A pandemia do Covid-19 impactou o comércio internacional fortemente, já que medidas adotadas para frear o avanço do vírus como, por exemplo, os limites impostos às viagens internacionais, impediram que os atuantes no mercado externo pudessem participar de feiras e eventos presenciais. Diante disso, muitas dessas feiras e eventos foram canceladas desde março de 2020. Porém, atualmente os países e comerciantes conseguiram adaptá-las ao formato digital.


Com o auxílio da tecnologia, foi possível facilitar o contato entre representantes comerciais ao redor do mundo, desse modo, as feiras e eventos internacionais ficaram mais próximas de pequenas e médias empresas, considerando que agora não seria mais necessário investir com viagens e deslocamentos para outros países. Essa mudança impulsionou a difusão de informação, comunicação e promoção entre milhares de empresas contribuindo para a retomada do intercâmbio comercial.


A perspectiva para os próximos semestres é de que as feiras e eventos internacionais voltem a ser presenciais na medida em que a vacinação avance no mundo todo, entretanto é possível que elas também continuem acontecendo em formato digital. Logo, é válido salientar que as pequenas e médias empresas têm, por meio dessas feiras e eventos digitais, a oportunidade de se conectarem com o comércio internacional e expandirem seus mercados.


Como a Domani pode te ajudar?


Possui interesse em internacionalizar o seu produto? A Domani Consultoria Internacional pode te mostrar a melhor forma de promovê-lo! Nossas soluções incluem análises dos melhores países para a exportação do produto, prospecção de possíveis compradores, levantamento de feiras e eventos internacionais, além de outras questões importantes voltadas à promoção comercial.Com isso, buscamos entregar o máximo de informações possíveis para auxiliar o exportador no processo de encontrar e atrair possíveis compradores no mercado externo, visto que a gente informa qual o melhor mercado, como se inserir nele e como fazer seu produto se destacar. Entre em contato conosco!


Nos siga nas Redes Sociais!


LinkedIn: Domani Consultoria Internacional (link);

Instagram: @domaniconsultoria (link);

Facebook: Domani Consultoria Internacional (link).


Peça sua Proposta!


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo