top of page

Como saber o melhor país para exportar ou importar?

Pensando em adentrar o comércio exterior mas não sabe por onde começar? Um dos primeiros passos para iniciar seu planejamento é a definição de um país exportador ou destino.


Considerações ao escolher o país


Existem diversos fatores a serem considerados no processo de escolha, afinal, o sucesso da operação depende de uma análise crítica, social, política e econômica dos países estudados, além de uma visão holística acerca do potencial do produto no mercado alvo. Vamos passar por alguns pontos principais dessa avaliação:

  • Mercado: Um ponto de destaque para a análise é a concorrência, afinal, quanto maior o mercado, maior é a disputa por consumidores. Assim, a empresa deve buscar produtos que se destaquem em termos de valores, qualidade, divulgação etc.

  • Aspectos Culturais: É de extrema importância conhecer a cultura do país que deseja comercializar. Estudar se o país de origem não tem alguma diferença cultural com o país destino é fundamental para evitar que sua mercadoria seja mal recebida e não tenha um bom impacto no mercado alvo.

  • Economia do País: Neste ponto, é necessário fazer a análise do poder de compra dos consumidores finais do produto no mercado-alvo. Dessa forma, é importante entender o cenário econômico do país, além de ficar atento a locais que estejam com a economia quebrada ou passando por instabilidades políticas, um país assim talvez não seja a melhor escolha para seu produto.

  • Aspectos Políticos: Saber se o país alvo possui acordos comerciais que, muito provavelmente, auxiliam no desdobramento de uma operação dentro do comércio exterior é extremamente relevante. Além de favorecer a internacionalização, este tópico também é responsável por vantagens concorrenciais dentro do mercado-alvo.


Caso ainda tenha dúvidas sobre o processo de escolha do melhor destino para exportar, especificamente, a Domani Consultoria Internacional disponibiliza o E-book gratuito ‘Considerações ao escolher o Destino para Exportar’, basta clicar aqui.


Quais são os melhores países para fazer negócio?


O Banco Mundial realiza uma atualização anual dos melhores países para fazer negócio. O ranking chama-se “Doing Business” e é responsável por classificar os países de acordo com sua facilidades comercializar. As economias são classificadas de 1 a 190.


Para esse procedimento são analisados alguns critérios que são necessários para começar um negócio. O ranking analisa pagamento de impostos, proteção a investidores estrangeiros e internos, obtenção de crédito, garantia de contratos e permissão para construção dentro do país. Os seguintes países estão classificados, respectivamente, nas posições 1 a 5:

  1. Nova Zelândia

  2. Cingapura

  3. Hong Kong

  4. Dinamarca

  5. Coreia do Sul

Países para onde o Brasil mais exportou em 2020


De acordo com a plataforma de dados comerciais brasileiro Comex Stat, os seguintes países foram os principais destinos das mercadorias brasileiras no ano atual com seu respectivo valor FOB exportado:

  1. China - $47.343.240.912

  2. Estados Unidos - $13.426.936.424

  3. Países Baixos (Holanda) - $5.325.265.083

  4. Argentina - $5.119.818.204

  5. Espanha - $2.899.224.768


Países de onde o Brasil mais importou em 2020


Em contrapartida, ainda de acordo com a Comex Stat, podemos observar uma pequena mudança nos principais países exportadores de produtos para o Brasil:

  1. China - $21.795.441.130

  2. Estados Unidos - $16.469.931.040

  3. Alemanha - $5.781.525.248

  4. Argentina - $4.846.530.395

  5. Índia - $2.410.006.187


Como a Domani pode ajudar

Considerando a internacionalização mas não sabe qual o melhor país? A Domani Consultoria Internacional faz essa análise para você! O nosso Estudo de Mercado procura servir como uma orientação assertiva sobre os países para os quais se deve exportar ou dos quais se deve importar. Para isso, nossa equipe faz uma completa e minuciosa pesquisa e análise de dados econômicos, sociais e políticos, bem como de outros aspectos qualitativos e quantitativos dos países mais promissores. Desse modo, somos capazes de guiá-lo(a) para que a operação possa ser realizada com segurança e autonomia. Temos como objetivo ser o farol para a internacionalização de empresas e será um prazer para nós prover todo o conhecimento necessário para a sua importação ou exportação.

 

2.256 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page