top of page

Como as eleições dos EUA afetam as relações comerciais com o Brasil

Atualizado: 6 de nov. de 2020


Os olhos do mundo ultimamente estão voltados para as eleições presidenciais da maior potência econômica global, os Estados Unidos. Dessa forma, a Domani Consultoria entende a necessidade de explicar de que forma os possíveis resultados podem influenciar nas dinâmicas de comércio entre Brasil e Estados Unidos. Antes de mais nada, precisamos salientar que os EUA são um parceiro comercial histórico do Brasil, sendo o segundo principal atrás apenas da China e por isso a eleição de Biden ou Trump para a presidência, influenciará diretamente em agendas comerciais, em sua maior parte as cadeias de infraestrutura e agricultura.


A mudança de um governante afeta o comércio entre o Brasil e os EUA?


Na teoria sim, a mudança de um governante pode afetar o comércio entre o Brasil e os EUA, seja positiva ou negativamente falando. Durante a gestão de Donald Trump, a relação de reciprocidade econômica e comercial entre as duas nações, sob o governo de Trump, foram inferiores ao esperado, cenário refletido na desvantagem obtida pelo Brasil em alguns setores, principalmente o siderúrgico, em contrapartida, no ano de 2020, um dos maiores ganhos dessa aproximação entre o governo Bolsonaro e Trump podemos citar a reabertura para a entrada de carne bovina in natura produzida pelo Brasil, como apontado no site G1. Independemente dos poucos resultados favoráveis obtidos pelo Brasil nesse meio tempo, o futuro presidente eleito dos Estados Unidos decidirá sobre o seguimento de um acordo de livre comércio entre os dois países e questões que o Brasil vem pleiteando, como a entrada na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).



E se o Trump for eleito?


É válido lembrar que o presidente Donald Trump demonstrou apoio à entrada do Brasil na OCDE, bem como à possibilidade de um acordo bilateral entre o Brasil e os Estados Unidos.




E se o Biden for eleito?


Em contraste, o candidato Joe Biden já fez acenos e demonstrou uma postura relacionada à proteção e à preservação da Amazônia, o que nos leva a crer e a projetar uma política comercial pautada no eixo de sustentabilidade.



Como a Domani pode ajudar?


A Domani Consultoria pode te ajudar nos dois cenários possíveis, ao passo que te direcionamos exatamente para o caminho em busca de uma comercialização que atenda todos os pré-requisitos necessários ao comércio com os EUA, tanto em como tornar o seu produto e sua produção mais sustentável, quanto na “desburocratização” dos processos de Comércio Exterior. Desse modo, somos capazes de guiá-lo(a) sobre questões burocráticas, logísticas e financeiras para que a sua exportação ou importação possa ser realizada com segurança e autonomia. Temos como objetivo ser o farol para a internacionalização de empresas e será um prazer para nós prover todo o conhecimento necessário para a sua internacionalização!

 

Nos siga nas Redes Sociais! LinkedIn: Domani Consultoria Internacional (link); Instagram: @domaniconsultoria (link); Facebook: Domani Consultoria Internacional (link). Peça sua Proposta!


225 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page