top of page

Brasil e a Exportação de Frutas

Atualizado: 23 de ago. de 2021


De acordo com uma pesquisa realizada pela Embrapa, o Brasil foi, em 2020, o 3º maior produtor de frutas em âmbito mundial, atrás apenas de China e Índia. Apesar disso, a maior parte da produção se destina ao consumo interno do país, visto que, dos 40 milhões de toneladas produzidas, somente 3% foram direcionados ao mercado exterior. Se por um lado essa porcentagem revela que o Brasil não está entre os principais exportadores de frutas, figurando em 11º, por outro revela que o país tem um enorme potencial a ser explorado e que deve ser aproveitado pelos produtores brasileiros, uma vez que o mercado internacional de fruticultura movimenta cerca de 140 bilhões de dólares anualmente.


O mercado durante a Pandemia A pandemia do Covid-19 causou uma série de prejuízos e gerou incertezas para diversos segmentos da economia mundial. Entretanto, essa realidade não pode ser atribuída à fruticultura no Brasil, uma vez que o setor vem, desde o início da pandemia, alcançando feitos inéditos para a exportação brasileira e segue numa crescente considerável. No ano de 2020, mais de 1 milhão de toneladas de frutas foram exportadas, o que representou um aumento de 6% em relação ao ano anterior. Isso gerou um faturamento de aproximadamente 875 milhões de dólares, 3% a mais do que o valor obtido em 2019.


Tudo indica que, em 2021, a fruticultura seguirá batendo recordes de exportação, isso porque um relatório da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) mostrou que, no 1º trimestre, já foram exportadas mais de 245 mil toneladas de frutas com um faturamento de 193 milhões de dólares, esses números revelam um aumento de 7% e 14% respectivamente, em relação ao 1º trimestre de 2020.


Frutas mais exportadas


A grande variedade de frutas que o Brasil oferece é, sem sombra de dúvidas, um chamativo para o mercado consumidor de outros países. Soma-se a isso a qualidade das frutas brasileiras que vem ano após ano conquistando novos mercados e se estabelecendo cada vez mais nos cardápios mundiais. Diante disso, é possível notar que as frutas que obtiveram maior destaque na exportação brasileira, no que diz respeito ao faturamento em 2020, foram:

• Mangas: 246 milhões de dólares;

• Melões: 147 milhões de dólares;

• Uvas: 105 milhões de dólares;

• Limões e Limas: 101 milhões de dólares;

• Melancias: 44 milhões de dólares;

• Mamões (papaia): 42 milhões de dólares.

Vale ressaltar a exportação de maçãs que, no 1º quadrimestre de 2021, já apresentou um aumento de mais de 100% nos volumes exportados.


Principais destinos


O aumento nas exportações de frutas brasileiras se deve principalmente ao fato de que os produtores estão cada vez mais preocupados com os padrões de qualidade e por isso buscam se enquadrar nos requisitos do comércio internacional. O mercado europeu é sem dúvidas o principal importador de frutas brasileiras, com destaque para os Países Baixos, Reino Unido, Espanha e Portugal. Estes são mercados já consolidados pelos produtos brasileiros e juntamente com os Estados Unidos são responsáveis por cerca de 90% das exportações de frutas brasileiras. É válido salientar que o Brasil possui um enorme potencial no comércio internacional de fruticultura e por isso vem buscando alcançar novos mercados, como é o caso de China, Japão e países do Oriente Médio.


Como a Domani pode te ajudar?


A exportação de frutas pode envolver uma série de desafios para quem pretende alcançar o mercado internacional como, por exemplo, as exigências burocráticas, a logística, entre outros. Por isso, a Domani Consultoria Internacional possui a experiência necessária para te mostrar a maneira mais eficiente e segura para você exportar frutas. Sendo assim, oferecemos soluções personalizadas que podem ajudá-lo desde o momento de escolha dos melhores mercados para o seu produto, até a análise dos principais requisitos exigidos para que a fruta brasileira possa ser vendida no comércio exterior.


É importante frisar que um dos principais desafios para a exportação de frutas está no processo logístico, já que é preciso um cuidado especial de armazenagem, acondicionamento e transporte desses produtos para que eles cheguem ao destino com a melhor qualidade possível. Assim, a Domani é capaz de direcioná-lo para as melhores práticas no que tange ao trajeto envolvido nessa internacionalização considerando que fornecemos informações sobre os principais aspectos presentes nessa logística.

 

Nos siga nas Redes Sociais!


LinkedIn: Domani Consultoria Internacional (link);

Instagram: @domaniconsultoria (link);

Facebook: Domani Consultoria Internacional (link).



601 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page