narciso.png

Projeto Narciso

Estudo Comercial e Planejamentos Logístico e Financeiro aplicados para Importação de Corretores Nasais

O Produto

A cliente procurou a Domani a fim de saber a viabilidade da importação de corretores nasais internos.

 

A cliente não possuía Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), logo essa importação teria que ser executada como Pessoa Física.

O Projeto

O projeto Narciso consistiu em analisar a viabilidade de importação de corretores nasais internos. Desse modo, foi realizado um estudo completo do mercado brasileiro desse produto, de forma a descobrir o quão vantajoso e lucrativo seria o empreendimento de importação e revenda.

Etapas

Pré-Projeto

Na primeira etapa do projeto, foi realizada uma primeira reunião de alinhamento com a equipe alocada para a coleta de algumas informações essenciais para o início da execução. Nesta etapa também foi realizada uma pesquisa geral sobre o mercado internacional de corretores nasais, assim como uma pesquisa de consulta da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).

Estudo Comercial

Nesta etapa foi realizada uma pesquisa de campo sobre Consumidores Diretos e uma pesquisa digital sobre Consumidores Indiretos a fim de analisar qual era o público mais propenso a adquirir o produto. Ademais, a equipe prospectou fornecedores que produzissem o corretor nasal interno e apresentou as melhores formas de realizar a importação considerando os procedimentos operacionais e administrativos. A Domani estudou também o perfil e o tamanho do mercado consumidor do produto, assim como concorrentes que comercializassem artigos similares. 

Planejamento Logístico

O Planejamento Logístico contou com uma pesquisa sobre quantas peças poderiam ser importadas e como elas deveriam ser transportadas até o Brasil, Deste modo, os modais de transporte foram analisados e a equipe indicou qual mais se adequava às necessidades da cliente e do produto. Além disso, a Domani contatou empresas de logística e transportadoras a fim de entregar todas as informações necessárias.

Planejamento Financeiro

Durante o Planejamento Financeiro, a equipe alocada para o projeto realizou estudos acerca dos custos de importação, modalidades de pagamento e rentabilidade do investimento. Desse modo, foram analisadas todas as taxas cobradas no processo. Além disso, a Domani indicou as emrpresas de transporte para a importação que sairiam mais em conta para a cliente e explicou todo o passo a passo que deveria ser seguido.

Conclusão

Por fim, foi entregue à cliente três conclusões diferentes: um Relatório Final completo e explicativo com as informações de todas as fases do projeto, um Relatório Executivo que apresentou de maneira resumida as principais informações de forma visual, dinâmica e de rápido entendimento e um Fluxograma que ilustrou o passo a passo do processo de internacionalização do produto.

Resultados

Após entrega do projeto, a cliente executou o processo de importação e começou a comercializar os corretores nasais internos nas redes sociais.

Por ser um produto incomum, foi um projeto que trouxe uma enorme capacitação à Domani e aos consultores envolvidos.

Equipe

Gerentes

Ana Maria Cypriano

Gabriel Recalde

Consultores

Elisa Paiva

Helena Galvani

Lorena Merces

Rômulo Alves

Horas Trabalhadas

441 horas