rosas.png

Projeto Arapoti

Planejamento Completo aplicado para Importação de Rosas

"A gente chegou com a ideia de importar rosas e a Domani foi quem ajudou com a informação necessária pra abrir a nossa empresa, pra continuar com as importações e, desde o começo, ela nos ajudou com os contatos que a gente precisava pra importação. Mesmo depois de finalizado o projeto, eles continuaram ajudando e dando suporte pra gente. Foi uma consultoria muito completa e muito satisfatória (...). Super recomendo!"

Jose Carlos Vasconez, Cliente do Projeto Arapoti

Os Clientes

Jose e Juan são irmãos equatorianos que vieram até nós com o desejo de importar rosas do seu país natal para o Brasil. Os empreendedores idealizavam a abertura de um negócio no Brasil relacionado à venda dessa flor, porém não sabiam ainda como era o procedimento de importação de rosas.

 

Os irmãos, que até então nunca tinham realizado um projeto similar, tinham dúvidas sobre quais documentos eram necessários, como deveria ser feito o transporte e quais eram os custos do processo.

O Projeto

Pensando nas necessidades dos nossos clientes, a Domani optou pela realização de um Planejamento Completo, que visou auxiliar nas questões burocráticas, logísticas e financeiras que envolviam o processo de importação de rosas do Equador para o Brasil.

 

Como os irmãos não possuíam muita experiência com Comércio Exterior, a equipe explicou todas as etapas do projeto de maneira simples e didática, objetivando a capacitação total dos nossos clientes durante a jornada. 

Etapas

Pré-Projeto

Na primeira etapa do projeto foi realizada a descrição do contexto econômico do mercado de flores e plantas ornamentais no Brasil de forma a promover conhecimento para os nossos clientes sobre o potencial desse setor no país. Além disso, realizamos a pesquisa sobre a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) do produto.

Planejamento Logístico

Durante o Planejamento Logístico, a Domani evidenciou como deveria ser realizado o transporte do produto, buscou transportadoras, avaliou os custos de fretes e seguros e analisou como deveria ser feito o armazenamento das rosas equatorianas, objetivando a chegada do produto ao Brasil sem nenhum dano que pudesse acarretar perdas.

Planejamento Burocrático

Na etapa burocrática do planejamento, os consultores apresentaram os documentos necessários e como emiti-los, tanto para a importação quanto para a abertura de empresa, visto que os irmãos ainda não possuíam uma. Ademais, foi abordado todo o passo a passo com relação ao SISCOMEX e ao despacho e desembaraço aduaneiro.

Planejamento Financeiro

No Planejamento Financeiro foram mapeados todos os custos do processo, sumarizando os impostos e outras taxas aplicáveis juntamente às cotações de diversas transportadoras e seguradoras que a equipe entrou em contato. Ao final do processo, a Domani entregou três possíveis cenários de preço a depender das escolhas finais dos clientes, o que os permitiu analisar holisticamente qual decisão seria mais vantajosa.

Conclusão

Na conclusão foi realizado o fluxograma da importação, de modo a compilar toda a pesquisa realizada e apresentar aos clientes o passo a passo. Assim, a Domani conseguiu explicar todos os pontos que o processo de importação exigia.

Resultados

Algum tempo após a entrega e explicação do projeto, a equipe ligou para os irmãos a fim de obter atualizações sobre o processo e recebeu a incrível notícia de que já haviam sido feitas duas importações de rosas para o Brasil.

 

Quando a informação foi compartilhada com toda a empresa em nossa Reunião Geral, todos vibraram com mais um impacto gerado pela Domani.

Equipe

Gerente

Tuane Barbosa

Consultores

Celso Coelho

Ingrid Oliveira

Lucas Soares

Horas Trabalhadas

80 horas

Depoimento do Jose Carlos Vasconez, cliente do Projeto Arapoti

Receba as novidades em Comércio Exterior!

Nos acompanhe nas redes sociais

link.png
insta.png
face.png

Contato

Venha ser um

Agente do Amanhã!

© 2020. Domani Consultoria Internacional.