
Projeto Arapoti
Planejamento Completo aplicado para Importação de Rosas

"A gente chegou com a ideia de importar rosas e a Domani foi quem ajudou com a informação necessária pra abrir a nossa empresa, pra continuar com as importações e, desde o começo, ela nos ajudou com os contatos que a gente precisava pra importação. Mesmo depois de finalizado o projeto, eles continuaram ajudando e dando suporte pra gente. Foi uma consultoria muito completa e muito satisfatória (...). Super recomendo!"
.png)
Jose Carlos Vasconez, Cliente do Projeto Arapoti
Os Clientes
Jose e Juan são irmãos equatorianos que vieram até nós com o desejo de importar rosas do seu país natal para o Brasil. Os empreendedores idealizavam a abertura de um negócio no Brasil relacionado à venda dessa flor, porém não sabiam ainda como era o procedimento de importação de rosas.
Os irmãos, que até então nunca tinham realizado um projeto similar, tinham dúvidas sobre quais documentos eram necessários, como deveria ser feito o transporte e quais eram os custos do processo.
O Projeto
Pensando nas necessidades dos nossos clientes, a Domani optou pela realização de um Planejamento Completo, que visou auxiliar nas questões burocráticas, logísticas e financeiras que envolviam o processo de importação de rosas do Equador para o Brasil.
Como os irmãos não possuíam muita experiência com Comércio Exterior, a equipe explicou todas as etapas do projeto de maneira simples e didática, objetivando a capacitação total dos nossos clientes durante a jornada.
Etapas

Pré-Projeto
Na primeira etapa do projeto foi realizada a descrição do contexto econômico do mercado de flores e plantas ornamentais no Brasil de forma a promover conhecimento para os nossos clientes sobre o potencial desse setor no país. Além disso, realizamos a pesquisa sobre a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) do produto.

Planejamento Logístico
Durante o Planejamento Logístico, a Domani evidenciou como deveria ser realizado o transporte do produto, buscou transportadoras, avaliou os custos de fretes e seguros e analisou como deveria ser feito o armazenamento das rosas equatorianas, objetivando a chegada do produto ao Brasil sem nenhum dano que pudesse acarretar perdas.

Planejamento Burocrático
Na etapa burocrática do planejamento, os consultores apresentaram os documentos necessários e como emiti-los, tanto para a importação quanto para a abertura de empresa, visto que os irmãos ainda não possuíam uma. Ademais, foi abordado todo o passo a passo com relação ao SISCOMEX e ao despacho e desembaraço aduaneiro.

Planejamento Financeiro
No Planejamento Financeiro foram mapeados todos os custos do processo, sumarizando os impostos e outras taxas aplicáveis juntamente às cotações de diversas transportadoras e seguradoras que a equipe entrou em contato. Ao final do processo, a Domani entregou três possíveis cenários de preço a depender das escolhas finais dos clientes, o que os permitiu analisar holisticamente qual decisão seria mais vantajosa.

Conclusão
Na conclusão foi realizado o fluxograma da importação, de modo a compilar toda a pesquisa realizada e apresentar aos clientes o passo a passo. Assim, a Domani conseguiu explicar todos os pontos que o processo de importação exigia.
Resultados
Algum tempo após a entrega e explicação do projeto, a equipe ligou para os irmãos a fim de obter atualizações sobre o processo e recebeu a incrível notícia de que já haviam sido feitas duas importações de rosas para o Brasil.
Quando a informação foi compartilhada com toda a empresa em nossa Reunião Geral, todos vibraram com mais um impacto gerado pela Domani.
Equipe

Gerente
Tuane Barbosa

Consultores
Celso Coelho
Ingrid Oliveira
Lucas Soares

Horas Trabalhadas
80 horas

