s.png

Projeto Mnimosýni II

Promoção Comercial e Planejamento Completo aplicados para Exportação de Café

"A parceria com a Domani foi fundamental para que a minha empresa adquirisse conhecimento e se preparasse para atuar no mercado internacional. Conseguimos avançar vários anos em meses."

Francisco Wander, Proprietário do il Caffè Ricordi

A Empresa

O il Caffè Ricordi é uma pequena empresa de produção, industrialização e comércio de cafés especiais do Sul de Minas Gerais, cujo intuito era exportar seus cafés especiais para quatro destinos específicos.

A empresa utiliza-se dos grãos plantados em suas próprias fazendas, localizadas em Boa Esperança e Ilicínea. Os grãos utilizados passam por um rigoroso processo de seleção e classificação, com o objetivo final de oferecer uma experiência única aos seus cliente.

O Projeto

O projeto Mnimosýni II teve como fim realizar um estudo para promover, bem como apresentar um planejamento completo de internacionalização do café em quatro destinos escolhidos pelo il Caffè Ricordi.

 

O projeto envolveu a entrega de um guia completo com os procedimentos necessários para realizar a exportação de café, uma lista de prospecção de potenciais importadores nos países indicados e o levantamento de fatores que potencializam a inserção do produto no mercado, como selos e certificados, feiras e eventos e metodologias de venda e de inteligência comercial.

Etapas

Na primeira etapa do projeto, foi realizada uma primeira reunião de alinhamento com a equipe alocada para a coleta de algumas informações essenciais para o início da execução. Nesta etapa também foi realizada uma pesquisa geral sobre o mercado internacional de café, assim como o levantamento da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) dos produtos.

Pré-Projeto

Promoção Comercial

Esta etapa consistiu em uma prospecção de potenciais compradores nos destinos escolhidos para a exportação. Além disso, foi realizado o levantamento de fatores que potencializam a inserção do produto no mercado selecionado, como selos e certificados, feiras e eventos que tenham proximidade com o mercado desejado e uma lista de potenciais compradores de cada país. Por fim, foram mostradas ao cliente estratégias de negociação e de Inteligência Comercial.

Planejamento Logístico

A fase logística dedicou-se à estudar o Incoterm (Termo de Comércio Internacional) ideal para o comércio, os modais de transporte e possíveis rotas para o envio da carga ao destino final. Além disto, foi realizado um estudo de estimativas de seguros e fretes aplicados a todos os trechos que são parte do comércio, bem como as obrigatoriedades do processo de desembaraço aduaneiro.

Planejamento Burocrático

A análise burocrática tratou dos documentos e procedimentos legais exigidos pelos órgãos anuentes envolvidos na exportação de bens brasileiros. A referida análise elaborada pela equipe destrinchou todos os passos que deveriam ser seguidos para o sucesso do processo de internacionalização, como o cadastro no SISCOMEX, as instituições que interferem direta ou indiretamente na exportação, os documentação obrigatórios e como emiti-los e contatos burocráticos que auxiliam o exportador em todo o processo.

Planejamento Financeiro

Esta etapa envolveu o mapeamento de custos de todo o processo de exportação de modo a incluir todos os investimentos das etapas anteriores, como frete e seguro, obtenção de toda a documentação obrigatória, incidência tributária e tarifária de todos os destinos sobre as mercadorias e, ainda, exigências resultantes das conformidades de normatização nos países. Ademais, foram listadas as modalidades de pagamento da transação comercial e as opções de financiamento, que objetivam amenizar o impacto financeiro proveniente do desenrolar da exportação. A Domani elaborou uma Calculadora de Custos que pudesse compilar todos gastos e estimasse qual o possível retorno financeiro.

Conclusão

A última parte do projeto foi destinada à compilação do relatório final completo e à entrega de um E-book capaz de indicar de forma concisa as informações sobre a implementação do processo de exportação.

Resultados

No decorrer da execução do projeto Mnimosýni II, o proprietário do il Caffé Ricordi teve a oportunidade de realizar uma viagem internacional por uma seleção do Programa Jovem Exportador da Associação de Jovens Empresários do Distrito Federal (AJE) para um dos destinos no qual será exportada sua mercadoria.

 

Esta conquista foi possível após a empresa utilizar muitos dos conhecimentos adquiridos com o projeto de consultoria da Domani para vencer as etapas do Programa da AJE.

Equipe

Gerente

Guilherme Neiva

Consultores

Gabriel Melo

Lauriene Guedes

Mateus Manera

Monaliza Rodrigues

Horas Trabalhadas

260 horas

Receba as novidades em Comércio Exterior!

Nos acompanhe nas redes sociais

link.png
insta.png
face.png

Contato

Venha ser um

Agente do Amanhã!

© 2020. Domani Consultoria Internacional.