coffee.png

Projeto Mnimosýni I

Estudo Comercial aplicado para Exportação de Café

"A parceria com a Domani foi fundamental para que a minha empresa adquirisse conhecimento e se preparasse para atuar no mercado internacional. Conseguimos avançar vários anos em meses."

Francisco Wander, Proprietário do il Caffè Ricordi

O il Caffè Ricordi é uma pequena empresa de produção, industrialização e comércio de cafés especiais do Sul de Minas Gerais, cujo intuito era exportar seus cafés especiais para quatro destinos específicos.

A empresa utiliza-se dos grãos plantados em suas próprias fazendas, localizadas em Boa Esperança e Ilicínea. Os grãos utilizados, passam por um rigoroso processo de seleção e classificação, com o objetivo final de oferecer uma experiência única aos seus cliente.

O projeto Mnimosýni teve como fim realizar o estudo e a análise dos mercados previamente escolhidos pelo il Caffè Ricordi para a futura exportação de sua produção.

 

A inovação e personalização do nosso serviço foi necessária neste projeto, visto que a demanda do cliente necessitava de dados diferenciados considerando as características do seu produto, desta forma criamos o Estudo Comercial.

 

Deste modo, o Estudo Comercial se pautou em uma análise criteriosa e aprofundada de diversos aspectos microeconômicos, culturais e sociais de cada destino.

Pré-Projeto

Na primeira etapa do projeto, foi realizada uma primeira reunião de alinhamento com a equipe alocada para a coleta de algumas informações essenciais para o início da execução. Nesta etapa também foi realizada uma pesquisa geral sobre o mercado internacional de café, assim como o levantamento da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM) dos produtos.

Estudo Comercial

Nesta etapa foram pesquisados e analisados os mercados alvos selecionados considerando alguns indicadores:

  1. Análise de fluxo comercial e incidências de barreiras ao comércio (tarifárias e não tarifárias);

  2. Fatores concorrenciais, culturais e de receptividade para os três produtos;

  3. Condições de normatização e acessibilidade para os mercados indicados;

  4. Ranking dos 4 países em ordem de melhores oportunidades para a inserção do café.

A partir da análise dos indicadores-chave, a Domani Consultoria recomendou ao il Caffè Ricordi o país que apresentou melhor desempenho e potencial dentre os aspectos analisados.

Conclusão

A última fase do projeto foi dedicada à compilação e diagramação do relatório final, o qual foi capaz de indicar informações do projeto de maneira completa e sintetizada. Além disso, o Relatório de Conclusão foi entregue de três formas distintas: relatório escrito completo, E-book e slide de apresentação para parceiros.

Após a entrega do Projeto Mnimosýni, o proprietário do il Caffè Ricordi, Francisco Wander, optou por contratar mais um serviço da Domani para tornar seu propósito de exportação de café um sucesso. Assim surgiu o projeto Mnimosýni II.

Gerente

Christian Shaw

Consultores

Guilherme Neiva

Raquel Alves

Horas Trabalhadas

140 horas

Equipe do Projeto Mnimosýni I com o dono do il Caffè Ricordi, Francisco Wander. 

Receba as novidades em Comércio Exterior!

Nos acompanhe nas redes sociais

link.png
insta.png
face.png

Contato

Venha ser um

Agente do Amanhã!

© 2020. Domani Consultoria Internacional.