
Projeto Bumbá
Planejamento Completo aplicado para Exportação de Gado


"O projeto Bumbá é um projeto muito especial pra mim, pois ele foi um verdadeiro desafio. Ele envolveu uma exportação muito delicada e complexa de animais vivos em que aprendemos muito. Acredito que a Domani conseguiu não apenas superar esse desafio como ir além. Digo isso porque, mesmo sabendo da inviabilidade que especificamente aquele destino teria, a equipe se manteve ainda mais comprometida, procurando analisar questões como: o porquê de ainda não haver um acordo bilateral deste tipo envolvendo os países em questão e o tempo que este acordo poderia demorar, além de sugerir outras possibilidades de destinos que, por meio de uma análise, mostraram-se interessantes. Dessa maneira, fornecemos todo o conhecimento necessário para que o projeto pudesse ser concretizado em longo prazo, mesmo que com outros destinos."

Victor Rondon, Consultor do Projeto Bumbá
A Empresa
O Frigorífico Ipê é um dos fornecedores da rede Ipê Foods, a qual é especializada em cortes de carnes diferenciados para o consumo de qualidade.
A empresa possui 25 anos de experiência no ramo e desejava internacionalizar-se no campo bovino.
O Projeto
A empresa contatou a Domani com o intuito de saber a viabilidade de exportar gado vivo para um país já escolhido e de realizar o mapeamento de gastos da exportação para garantir que seria um empreendimento rentável.
Foi realizado um Planejamento Completo - Burocrático, Logístico e Financeiro - para corresponder às necessidades do Frigorífico Ipê. Assim, nossa proposta foi analisar a viabilidade de exportação de gado vivo para o destino escolhido se atentando à legalidade do procedimento e às questões logísticas e financeiras.
Etapas

Pré-Projeto
Na primeira etapa do projeto, foi realizada uma primeira reunião de alinhamento com a equipe alocada para a coleta de algumas informações essenciais para o início da execução. Nesta etapa também foi realizada uma pesquisa sobre o contexto comercial de exportação de gados vivos para o destino escolhido pela empresa. Ademais, ocorreu a confirmação da Nomenclatura Comum (NCM) dos produtos a serem exportados.

Planejamento Logístico
O Planejamento Logístico abordou as vantagens e desvantagens de cada modal de transporte e dos canais de distribuição. Também foi elaborado um estudo de orçamentos de seguros e fretes aplicados à todos os trechos que são parte da logística entre origem até o destino final, assim como a indicação dos melhores portos. Além disso, a equipe indicou o Incoterm (Termo Internacional de Comércio) que melhor serviria ao nosso cliente e destrinchou todas as questões referentes ao despacho e ao desembaraço aduaneiro.

Planejamento Burocrático
O Projeto Burocrático teve como objetivo a análise da documentação obrigatória específica juntamente à apresentação de modelos dos documentos. Ademais, foram fornecidos os contatos estratégicos governamentais e privados, ou seja, das Instituições que interferem direta ou indiretamente no processo de exportação. Por fim, a Domani analisou as regulações para exportação de produtos de origem animal no Brasil e de importação dos mesmos no país de destino.

Planejamento Financeiro
Na análise financeira ocorreu o mapeamento de todos os gastos das fases logística e burocrática, criando uma estimativa do custo total da exportação, além de traçar alguns possíveis fundos de financiamento. Foram analisadas também as modalidades de pagamento para a transação entre o exportador e o importador, de modo que a Domani indicou a mais segura e recomendada para o caso do cliente. Para o mapeamento total de custos foi entregue nossa ferramenta de Calculadora de Custos, a qual se atualiza constantemente de acordo com a mudança do câmbio.

Conclusão
A conclusão do Projeto Bumbá reuniu a compilação de todas as etapas de maneira completa e visual. Nesta etapa final o relatório apontou viabilidade ou não de se exportar o gado em pé para o destino escolhido, permitindo ao Grupo Ipê evitar riscos em seus investimentos.
Resultados
Com a conclusão do projeto foi possível afirmar ao Frigorífico Ipê que não havia a viabilidade de exportação de gado vivo para o país escolhido, pois o Brasil e o país determinado não possuíam um acordo fitossanitário entre eles, o que era imprescindível para que a exportação ocorresse de maneira legal. No entanto, informamos ao Frigorífico Ipê que há um acordo em negociação e que futuramente pode ser possível exportar para o país escolhido.
Apesar de não ser viável a exportação para o país desejado, a Domani Consultoria considera esse projeto um case de sucesso, visto que evitou um futuro prejuízo da empresa no processo de exportação. O sucesso dos nossos clientes é um grande ponto de atenção e sempre buscamos realizar o melhor para eles e seus empreendimentos.

Gerente
Equipe

Consultores
João Eudes
Laura Bartolozzi
Victor Rondon
Victor Peruchi
