s.png

Projeto Sátis

Estudo Comercial e Planejamento Completo aplicados para Exportação de Café

“O projeto Sátis foi o primeiro projeto que executei, ainda trainee, assim sendo de uma responsabilidade e comprometimento imensos. Por ser um projeto sobre diversos produtos e países, me trouxe muito aprendizado  e capacitação sobre o verdadeiro impacto que a nossa empresa exerce no mercado de Comércio Exterior. Em tempo recorde, conseguimos entregar a melhor versão que essa solução poderia alcançar. A gente se capacitou, se reinventou e se desenvolveu pela Café do Sítio e esse, pra mim, é o verdadeiro significado de construir o amanhã!”

Débora de Paula, Consultora do Projeto Sátis

O Café do Sítio é conhecido por ser uma grande empresa tradicional do Distrito Federal que produz diferentes tipos de café e capuccino, além de grãos e farinhas. A empresa possui grande alcance no Centro-Oeste e continua crescendo em todo o país.

A empresa trabalha desde a compra dos grãos até o fornecimento e comercialização no mercado, produzindo e disponibilizando diferentes blends. Buscam sempre oferecer um café de alta qualidade que se destacam pelo sabor e aroma.​

Por já ter alcançado o sucesso a nível nacional, surgiu o desejo de ir além e exportar. Desse modo, o Café do Sítio estava com o intuito de expandir sua marca no exterior por meio da venda de 4 tipos diferentes de produtos para três países selecionados.

 

Assim, o objetivo do Projeto Sátis foi analisar os destinos pré-definidos para a realização da exportação a fim de planejar os diferentes processos envolvidos desde a saída do produto do Brasil até a chegada ao país de destino, considerando os mercados individuais e como eles atuam.

Pré-Projeto

O Pré-Projeto Sátis teve como objetivo a análise das Nomenclaturas Comuns do Mercosul (NCM) que seriam mais adequadas aos produtos que pretendiam ser exportados. Ademais, foi realizada uma pesquisa de panorama das exportações brasileiras de café a fim de analisar o potencial deste processo.

Estudo Comercial

Nesta etapa foram pesquisados e analisados os mercados alvos selecionados considerando alguns indicadores:

  1. Análise do fluxo comercial e das condições de normatização para a inserção das mercadorias nos mercados;

  2. Incidências de barreiras ao comércio (tarifárias e não tarifárias);

  3. Fatores concorrenciais, culturais e de receptividade para os produtos;

  4. O contexto comercial do café nas exportações e nos destinos;

  5. O perfil de consumo dos países selecionados e as tendências dos mercados estrangeiros.

Planejamento Logístico

No Planejamento Logístico a equipe analisou o Incoterm (Termo de Comércio Internacional) ideal para o comércio em questão, os modais de transporte e as possíveis rotas para o envio da carga ao destino final. Além disto, foram apresentados os trâmites relacionados à transportadoras e seguradoras, bem como suas obrigatoriedades e cotações. Por fim, foi explicado todo o processo de desembaraço aduaneiro.

Planejamento Burocrático

Nesta etapa a equipe do projeto se atentou à burocracia envolvida no processo legal da exportação das mercadorias do cliente. Ao determinar os Agentes Intervenientes, os consultores buscaram as documentações necessárias para o cliente estar de acordo com os órgãos anuentes do Brasil e dos países de destino. Assim, documentos como licenças, declarações, certificados, solicitações e outros foram elencados pela Domani, assim como o caminho para obtê-los.

Planejamento Financeiro

A última etapa do planejamento envolveu o mapeamento de custos de todo o processo de exportação, incluindo os oriundos do Planejamento Logístico, da obtenção de toda a documentação obrigatória (Planejamento Burocrático), da incidência tributária e tarifária de todos os países sobre as mercadorias e das exigências resultantes das conformidades de normatização nos países. Ademais, foram listadas opções de financiamento que objetivam amenizar o impacto financeiro proveniente do desenrolar da exportação, bem como as modalidades de pagamento da transação entre exportador e importador. 

Conclusão

A última parte do projeto foi destinada à compilação do relatório final completo com o objetivo trazer uma visão holística e resumida de todas as etapas do projeto. Foram colocados elementos detalhados de cada uma das fases envolvidas e um resumo geral, isto é, um apanhado de todo o projeto e seus direcionamentos.

O Projeto Sátis foi um Case de Sucesso, uma vez que a Domani propôs soluções efetivas para a realidade do Café do Sítio, uma empresa referência no Brasil, de sorte a auxiliá-la a se tornar referência mundial. 

 

A personalização e o cuidado com as necessidades dos nossos clientes é de extrema importância para a nossa empresa, sendo que neste projeto não foi diferente: a Domani implementou algumas reformas no gerenciamento a fim de adequar às demandas do Café do Sítio, como a ferramenta de contagem de horas trabalhadas. 

 

Ainda, a agilidade na execução do projeto foi um grande destaque da equipe, que entregou os relatórios com qualidade e possibilitou uma inovação na gestão dos consultores: dois times trabalhando nas etapas de forma simultânea. O projeto foi realizado em um curto período de tempo para auxiliar o Café do Sítio nos seus ágeis planos de internacionalização.

Gerentes

Letícya Sousa

Raquel Alves

Consultores

Bárbara Neves

Caroline Natsumi

Débora de Paula

Guilherme Neiva

Ricardo Maciel

Horas Trabalhadas

924 horas

Receba as novidades em Comércio Exterior!

Nos acompanhe nas redes sociais

link.png
insta.png
face.png

Contato

Venha ser um

Agente do Amanhã!

© 2020. Domani Consultoria Internacional.