Projeto Sátis
Estudo Comercial e Planejamento Completo aplicados para Exportação de Café
“O projeto Sátis foi o primeiro projeto que executei, ainda trainee, assim sendo de uma responsabilidade e comprometimento imensos. Por ser um projeto sobre diversos produtos e países, me trouxe muito aprendizado e capacitação sobre o verdadeiro impacto que a nossa empresa exerce no mercado de Comércio Exterior. Em tempo recorde, conseguimos entregar a melhor versão que essa solução poderia alcançar. A gente se capacitou, se reinventou e se desenvolveu pela Café do Sítio e esse, pra mim, é o verdadeiro significado de construir o amanhã!”
Débora de Paula, Consultora do Projeto Sátis
A Empresa
O Café do Sítio é conhecido por ser uma grande empresa tradicional do Distrito Federal que produz diferentes tipos de café e capuccino, além de grãos e farinhas. A empresa possui grande alcance no Centro-Oeste e continua crescendo em todo o país.
A empresa trabalha desde a compra dos grãos até o fornecimento e comercialização no mercado, produzindo e disponibilizando diferentes blends. Buscam sempre oferecer um café de alta qualidade que se destacam pelo sabor e aroma.
O Projeto
Por já ter alcançado o sucesso a nível nacional, surgiu o desejo de ir além e exportar. Desse modo, o Café do Sítio estava com o intuito de expandir sua marca no exterior por meio da venda de 4 tipos diferentes de produtos para três países selecionados.
Assim, o objetivo do Projeto Sátis foi analisar os destinos pré-definidos para a realização da exportação a fim de planejar os diferentes processos envolvidos desde a saída do produto do Brasil até a chegada ao país de destino, considerando os mercados individuais e como eles atuam.
Etapas
Pré-Projeto
O Pré-Projeto Sátis teve como objetivo a análise das Nomenclaturas Comuns do Mercosul (NCM) que seriam mais adequadas aos produtos que pretendiam ser exportados. Ademais, foi realizada uma pesquisa de panorama das exportações brasileiras de café a fim de analisar o potencial deste processo.
Estudo Comercial
Nesta etapa foram pesquisados e analisados os mercados alvos selecionados considerando alguns indicadores:
-
Análise do fluxo comercial e das condições de normatização para a inserção das mercadorias nos mercados;
-
Incidências de barreiras ao comércio (tarifárias e não tarifárias);
-
Fatores concorrenciais, culturais e de receptividade para os produtos;
-
O contexto comercial do café nas exportações e nos destinos;
-
O perfil de consumo dos países selecionados e as tendências dos mercados estrangeiros.
Planejamento Logístico
No Planejamento Logístico a equipe analisou o Incoterm (Termo de Comércio Internacional) ideal para o comércio em questão, os modais de transporte e as possíveis rotas para o envio da carga ao destino final. Além disto, foram apresentados os trâmites relacionados à transportadoras e seguradoras, bem como suas obrigatoriedades e cotações. Por fim, foi explicado todo o processo de desembaraço aduaneiro.
Planejamento Burocrático
Nesta etapa a equipe do projeto se atentou à burocracia envolvida no processo legal da exportação das mercadorias do cliente. Ao determinar os Agentes Intervenientes, os consultores buscaram as documentações necessárias para o cliente estar de acordo com os órgãos anuentes do Brasil e dos países de destino. Assim, documentos como licenças, declarações, certificados, solicitações e outros foram elencados pela Domani, assim como o caminho para obtê-los.
Planejamento Financeiro
A última etapa do planejamento envolveu o mapeamento de custos de todo o processo de exportação, incluindo os oriundos do Planejamento Logístico, da obtenção de toda a documentação obrigatória (Planejamento Burocrático), da incidência tributária e tarifária de todos os países sobre as mercadorias e das exigências resultantes das conformidades de normatização nos países. Ademais, foram listadas opções de financiamento que objetivam amenizar o impacto financeiro proveniente do desenrolar da exportação, bem como as modalidades de pagamento da transação entre exportador e importador.
Conclusão
A última parte do projeto foi destinada à compilação do relatório final completo com o objetivo trazer uma visão holística e resumida de todas as etapas do projeto. Foram colocados elementos detalhados de cada uma das fases envolvidas e um resumo geral, isto é, um apanhado de todo o projeto e seus direcionamentos.
Resultados
O Projeto Sátis foi um Case de Sucesso, uma vez que a Domani propôs soluções efetivas para a realidade do Café do Sítio, uma empresa referência no Brasil, de sorte a auxiliá-la a se tornar referência mundial.
A personalização e o cuidado com as necessidades dos nossos clientes é de extrema importância para a nossa empresa, sendo que neste projeto não foi diferente: a Domani implementou algumas reformas no gerenciamento a fim de adequar às demandas do Café do Sítio, como a ferramenta de contagem de horas trabalhadas.
Ainda, a agilidade na execução do projeto foi um grande destaque da equipe, que entregou os relatórios com qualidade e possibilitou uma inovação na gestão dos consultores: dois times trabalhando nas etapas de forma simultânea. O projeto foi realizado em um curto período de tempo para auxiliar o Café do Sítio nos seus ágeis planos de internacionalização.