top of page

É hora de internacionalizar?

A dúvida sobre a hora certa de realizar o sonho de internacionalizar seu produto ou serviço sempre esteve presente entre as micro, pequenas e médias empresas.

Exportação e Importação

Entre as incertezas que geram tais dúvidas, estão presentes o desconhecimento em relação ao processo de exportação ou importação, a quantidade de investimento que necessária e se a empresa está no momento certo para assumir esse desafio. Além de tais questões, há os motivos externos que influenciam essa decisão, como o alto câmbio do dólar e, agora em 2020, a crise econômica mundial gerada pela pandemia da COVID-19. Mas como lidar com todos esses fatores e como a Domani Consultoria Internacional pode auxiliar?


Como saber se a sua empresa ou marca está preparada?


Há algumas perguntas que podem guiar para uma resposta adequada quanto à preparação da sua empresa para o processo de internacionalização: Você já possui CNPJ? Qual sua motivação para exportar ou importar? Há um mercado consumidor do seu produto no exterior? A capacidade produtiva da sua empresa é suficiente para exportar? O seu produto possui um diferencial e um potencial para ganhar o mercado externo? Seu produto está adequado às normas para exportar ou o fornecedor da importação está oferecendo um produto de qualidade e regulamentado? Você têm o capital suficiente para exportar?

Viabilidade Financeira

Com relação à capacidade produtiva da sua empresa, não é necessário que seja em larga escala, mas sim uma quantidade suficiente para se manter no mercado nacional e mandar ao exterior uma quantidade rentável. Para saber sobre a existência de um mercado consumidor do seu produto no exterior, a Domani oferece o Estudo de Mercado, no qual nós fazemos uma pesquisa dos melhores destinos para o seu produto, e a Promoção Comercial, que possibilita a prospecção de possíveis clientes interessados no seu produto. Quanto às normas de um produto para exportá-lo ou à viabilidade da importação e ao capital necessário para esse investimento, a Domani Consultoria Internacional pode te auxiliar a descobrir as respostas para essas questões com nossos Planejamentos Burocrático, Logístico e Financeiro.


Assim, com um bom planejamento e direcionamento, a exportação abre portas para a inserção do seu pro duto no exterior e a importação contribui para a ampliação do catálogo da sua empresa ou marca, de modo a diversificar os clientes, gerar novas oportunidades e obter lucro com o processo.


Como o dólar afeta a decisão?

Exportação

No processo de exportação, o dólar em alta pode gerar um retorno muito alto para quem está internacionalizando, visto que o produto vai ser vendido em moeda estrangeira no mercado exterior. Já na importação é a questão inversa, visto que quem importa estará comprando em moeda estrangeira.



Como se direcionar em tempos de COVID-19?


Segundo o Ministério da Economia, em março de 2020 as exportações e importações brasileiras caíram devido à crise global decorrente da pandemia do novo coronavírus. Assim, a exportação de produtos semimanufaturados caiu 33,9% e a de manufaturados 11,6%. No entanto, a importação de produtos voltados ao combate à pandemia, como respiradores, máscaras de proteção, luvas e desinfetantes, aumentou, pois, além de serem produtos que tiveram seus Impostos de Importação zerados pela Câmara do Comércio Exterior (CAMEX), estão com alta demanda.


Porém, o que é aconselhável para esse período de crise se você pensa em exportar ou importar futuramente? Utilizar esse tempo de incertezas para começar a planejar a internacionalização do seu produto é uma boa maneira de aproveitar esse espaço de tempo, de modo que, se a sua empresa está ociosa neste momento de isolamento, é provável que você consiga dar mais atenção a esse sonho, além de contribuir para a manutenção da produtividade da equipe. Desse modo, a consultoria que nós da Domani oferecemos é exatamente um passo a passo de como exportar ou importar, de modo que será vantajoso, ao fim da crise atual, já ter todo esse planejamento e colocar o seu sonho em prática.

157 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page