top of page

Você sabe as tendências da safra dos últimos meses do ano e seu impacto no comércio internacional?

Estar ciente do calendário de safras é essencial para entender o melhor momento de se produzir e vender algum produto. Para isso, a Domani Consultoria Internacional traz as tendências de venda de frutas, hortaliças e legumes dos próximos três meses. Também iremos mostrar a tendência de alguns desses produtos no mercado internacional, para que você possa se lançar no comércio exterior.

Itens de cada época


A sazonalidade de alimentos do mês de outubro é bastante diversa. As frutas da estação são abacaxi, acerola, banana-nanica, banana-prata, caju, manga, jabuticaba e lima. Já as hortaliças que mais se destacam nesse período são alcachofra, almeirão, aspargo, berinjela, beterraba, caqui, catalonha, cebolinha, coentro, ervilha, espinafre, fava, hortelã, mostarda, pepino e tomate. Por fim, a alta de peixes dessa época é por conta do atum, bonito, corvina, lambari, linguado, pintado, robalo, salmão e tilápia.

Os itens do mês de novembro são bem parecidos com os de outubro, justamente por estarem na mesma estação; contudo possui algumas singularidades. Nas frutas da estação, abacaxi, acerola, banana-nanica, banana-prata, caju, coco-verde, mamão, manga, melancia, melão e pêssego ganham grande destaque. Em relação às hortaliças, alho-poró, aspargo, berinjela, beterraba, brócolis, cebolinha, cenoura, endívia, erva-doce, espinafre, maxixe, nabo, pepino, pimentão e tomate assumem grande protagonismo na mesa de almoço dos brasileiros. Já os peixes, bonito, corvina, dourado, espada e manjuba estão na alta de produção. A alta de dezembro reflete muito a mesa de Natal do brasileiro. As frutas da estação são ameixa, cereja, damasco, figo, lichia, manga, melancia, melão e nectarina. Nas hortaliças, almeirão, beterraba, cebolinha, cenoura, endívia, erva-doce, pimentão, rúcula, salsa, salsão, tomate e vagem macarrão são tendências indiscutíveis dessa época. Nos peixes, bagre, bonito, dourado, espada, manjuba, salmão e truta tem grande destaque.

Por fim, é possível observar que o abacaxi, a acerola, a banana e o caju possuem grande destaque não só em outubro, mas também em novembro. Nas hortaliças, o tomate ganha grande protagonismo por estar em alta na produção durante todo o trimestre. Já nos peixes, a produção toda é bem semelhante ao longo dos três meses, contudo, o bonito é o peixe que mais predomina nesse tempo.



Banana no comércio internacional


O Brasil possui fortes vínculos de exportação da banana no comércio internacional. Argentina, Uruguai, Reino Unido, Alemanha, Bélgica e Estados Unidos são aliados brasileiros de peso na exportação desse produto. Nos últimos 3 meses de 2022, houve um constante aumento da exportação de banana pelo Brasil, como mostra o gráfico abaixo. Assim, é evidente a correlação entre a alta da safra e o total exportado.




A cifra do total exportado desse período chega a quase 7,4 milhões de dólares.



Gráfico 1: Valor total exportado de banana pelo Brasil

no período de outubro a dezembro de 2022


Temos ampla experiência em soluções envolvendo o mercado de banana! Para saber um pouco mais, marque já seu diagnóstico.



Tomate no comércio internacional

O tomate no comércio exterior brasileiro, infelizmente, não possui grande peso. O Brasil é o 71° que mais exporta tomate, contudo, suas exportações representam perto de 0,00007% do total global; ou seja, a contribuição brasileira é quase nula.


No último trimestre de 2022, as exportações de tomate não acompanharam a alta da safra. Os dados mostram que o período de início e fim tiveram uma maior contribuição nas exportações, como mostra o gráfico abaixo.



A cifra do total exportado não é tão alta, sendo ela de 170 mil dólares.


Gráfico 2: Valor total exportado pelo Brasil

de tomate no período de outubro a dezembro de 2022



Peixes no comércio internacional

O bonito não possui quase nenhum peso no comércio internacional brasileiro. Suas exportações são pontuais e pequenas.


No último trimestre de 2022, somente o mês de outubro representou uma cifra expressiva, de quase 34 mil dólares.



Gráfico 3: Valor total exportado pelo Brasil de bonito

no período de outubro a dezembro de 2022


Aproveite a alta de safras para se lançar no comércio internacional. Para maiores informações, realize seu diagnóstico gratuito com um de nossos consultores!


 

Para mais novidades, nos siga nas redes sociais!


Referências:


COMEX STAT. Exportação e Importação Geral. Disponível em: http://comexstat.mdic.gov.br/pt/geral. Acesso em 11 out. 2023.




TRADE MAP. List of importing markets for the product exported by Brazil in 2022 Disponível em: https://www.trademap.org/Country_SelProductCountry.aspx?nvpm=1%7c076%7c%7c%7c%7c0302%7c%7c%7c4%7c1%7c1%7c2%7c1%7c1%7c2%7c1%7c1%7c1. Acesso em 11 out. de 2023.


49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page