• Diretoria de Marketing

Setor Florestal e Celulose: um mercado de oportunidades

Dados apresentados pela Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) mostram que, no primeiro semestre, o setor florestal correspondeu a 4,1% das exportações nacionais e 9,6% das do agronegócio brasileiro. Pelo setor ser explicitamente importante para o mercado internacional, buscaremos explicar melhor o que é o setor florestal, quais são nichos que ele abrange, apresentar dados sobre o mercado nessa área, mostrar quais são os principais destinos e buscar aprofundar em um dos produtos mais exportados: a celulose.

Inicialmente, é relevante destacar que o setor florestal consiste em toda a cadeia de produção e transformação da madeira, englobando produtos como celulose, papel, painéis de madeira, pisos laminados, carvão vegetal, entre outros. Além disso, o setor florestal tem trabalhado muito a sua cadeia produtiva baseada nas chamadas florestas plantadas, que consistem em áreas florestais degradadas sendo recuperadas a partir da plantação de espécies como eucalipto, pinus e teca (que são exóticas) e araucária e paricá (que são nativas).

As florestas plantadas têm planos de manejo e buscam reduzir o impacto ambiental e dar suporte a comunidades locais. Atualmente, 91% da madeira usada industrialmente no Brasil vem das florestas plantadas, fazendo com que o setor florestal seja considerado um dos mais sustentáveis no agronegócio nacional.


Ademais, como já mencionado acima, o setor florestal é de extrema importância para o comércio brasileiro, além de ser perceptível o tanto que o país se destaca nos diferentes produtos. Sobre a celulose, o Brasil é o segundo maior produtor do mundo e é reconhecido por ter um produto de qualidade e baixo impacto ambiental. Ainda, 98% da celulose produzida vem de árvores plantadas e a produção é autossuficiente energeticamente.


Durante esse momento de crise, o setor de celulose é um dos que conseguiu equilibrar sua posição no mercado. Muito da produção do setor é destinado a produtos de higiene, que tiveram alta tendo em vista as circunstâncias da crise de saúde pública.


Boas Notícias

De acordo com o Ministério da Economia, em 2019 o Brasil exportou um pouco mais de 15 milhões de toneladas de celulose, gerando uma receita de aproximadamente $7,5 bilhões de dólares. Em termos percentuais, 3,32% das exportações brasileiras em 2019 foram de celulose.


Já em 2020, também possuímos dados animadores: Segundo a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), apenas no primeiro trimestre de 2020, o Brasil já exportou aproximadamente 3,8 milhões de toneladas de celulose, gerando uma receita de aproximadamente $1,5 bilhões de dólares.


Um Estado brasileiro que se destaca na produção de celulose é o Mato Grosso do Sul (MS). Um relatório feito pela Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (SEMAGRO) do estado expõe que o MS, nas questões de produção e saída de celulose do País, tem se mostrado como exemplo. Em dados fornecidos pelo Radar Industrial da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), celulose e papel respondeu por 56,2% das exportações de industrializados de Mato Grosso do Sul em 2019, que fecharam em US$3,59 bilhões. A celulose foi o principal produto de exportação do estado em 2019 e no primeiro quadrimestre de 2020.

Em 2020 o estado também está com bons rendimentos. No primeiro quadrimestre de 2020, o Mato Grosso do Sul ampliou o volume exportado para aproximadamente 1,5 bilhão de toneladas, 4,7% maior em relação ao mesmo período em 2019 e já representa 29,27% de todas a exportações brasileiras do produto, à frente de estados como a Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo e Espírito Santo.


Em relação ao futuro, a Ibá comunicou boas notícias! Já existem projetos para investir R$32,9 bilhões até 2023 visando o aumento das áreas de plantios de árvores, aberturas de novas unidades de fábricas e ampliação das já existentes.


Principais Destinos


O mercado da celulose se mostra muito positivo, já que, no período de Janeiro a Maio de 2020, o produto ficou em 6º lugar no Ranking nas Exportações Totais brasileiras e teve um total exportado de 6.634.912 toneladas neste mesmo período, segundo o Comex Stat.


Atualmente a China se destaca como a maior importadora, com cerca de U$1,18 bilhão no valor FOB, depois dela se destacam os Estados Unidos com U$415 milhões e a Itália com U$230 milhões. Além disso, o mercado europeu está crescendo, visto que, além da Itália, a França vem se demonstrando bem interessada, pois no primeiro trimestre importou U$64,1 milhões. Outrossim, vale ressaltar que o preço do FOB é U$0,4 por quilograma para a celulose.


Ainda, a Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimic) assinou em abril um acordo bilateral com os Estados Unidos prevendo a facilitação do comércio, modernização aduaneira, boas práticas regulatórias, comércio eletrônico e combate à corrupção. Essas medidas têm como objetivo aprofundar a parceria econômica entre os dois países, o que poderá aumentar o comércio entre eles consideravelmente.


Como a Domani pode Ajudar


Pensa em investir na exportação de produtos florestais? A Domani Consultoria Internacional te ensina o passo a passo! Nossas soluções incluem análises de quais países são os mais indicados para exportar o produto, qual a melhor forma de inseri-lo no exterior e como destacá-lo no mercado.


Além disso, prospectamos possíveis compradores e planejamos as questões logísticas, burocráticas e financeiras envolvidas no processo de internacionalização. Desse modo, somos capazes de guiá-lo(a) para que a exportação possa ser realizada com segurança e autonomia. Temos como objetivo ser o farol para a internacionalização de empresas e será um prazer para nós prover todo o conhecimento necessário para a sua exportação.

LinkedIn: Domani Consultoria Internacional

Instagram: @domaniconsultoria

Peça sua Proposta!

88 visualizações

Receba as novidades em Comércio Exterior!

Nos acompanhe nas redes sociais

link.png
insta.png
face.png

Contato

Venha ser um

Agente do Amanhã!

© 2020. Domani Consultoria Internacional.