top of page

Setor de cachaça supera índices esperados para 2022


No ano passado, as exportações de cachaça apresentaram uma ótima oportunidade para se inserir no comércio exterior. Com a reabertura dos bares, o mercado da bebida brasileira obteve aumento nos índices de faturamento em vendas internacionais. Para entender mais sobre o sucesso deste produto em outros países, confira nosso blog sobre o assunto:


Exportação em número


No contexto de retomada econômica, as exportações de cachaça atingiram o faturamento de mais de 20 milhões de dólares, o que corresponde a 52% de aumento se comparado ao ano de 2021. De acordo com os dados compilados pelo Instituto Brasileiro de Cachaça (IBRAC), esse é o maior valor obtido no mercado nos últimos 12 anos. Os números não param somente nas cifras! Em 2022, o mercado desta bebida brasileira exportou 9,3 milhões de litros, alcançando o total de 29% de crescimento na quantidade comercializada.


O panorama das exportações da cachaça encontra-se otimista, ao contrário das expectativas, os índices de vendas para o comércio exterior da aguardente estão acima das registradas antes da pandemia. Em 2019, o faturamento alcançado foi de cerca de 14 milhões de dólares, o que representa 6 milhões de dólares a menos do que o faturado no ano de 2022.


Principais destinos


Famosa pela utilização no drinque “caipirinha”, a cachaça vem conquistando novos horizontes no mercado internacional, sendo consumida de diferentes maneiras em 76 países ao longo do mundo. De acordo com os dados coletados no Comex Stat, dentre os principais destinos estão os Estados Unidos, Alemanha, Portugal, França e Itália. A cachaça tornou-se a nova queridinha dos portugueses, que passaram a demandar mais que o dobro das cifras em 2021, e dos italianos que quase triplicaram os valores de suas importações em relação ao ano anterior.


Incentivos à internacionalização


Reconhecida como patrimônio histórico e cultural, com mais de 936 estabelecimentos produtores, a cachaça é totalmente brasileira. Desse modo, a venda desta bebida no comércio exterior apresenta ao mercado internacional a essência do Brasil. Com essa perspectiva, a ApexBrasil passou a promover o projeto setorial “Taste the New, Taste Brasil” em parceria com o IBRAC. O intuito da iniciativa é aumentar as exportações da aguardente por meio do apoio a empresas do ramo e da promoção da unicidade da cachaça no cenário internacional. O convênio das duas agências está previsto até março do ano corrente, no entanto, pode ser renovado por mais dois anos.


Outro fator essencial para o sucesso da cachaça no mercado global foi o Programa de Qualificação para Exportação de Cachaça na versão agronegócio (PEIEX Agro Cachaça). Realizado também pelo IBRAC, o projeto tem como objetivo capacitar os micro, pequenos e médios produtores para se inserirem no mercado externo com a apresentação de normas de comercialização de bebidas alcoólicas internacionais e as tendências desse setor. O programa apoia os empresários de cachaça na qualificação do produto até o começo do processo de exportação.


O que isso significa?


Os altos índices de crescimento de exportações da cachaça indicam o momento oportuno para investimento no setor. Com a promoção da imagem do produto pela IBRAC no exterior, a tendência é que a comercialização do produto se mantenha em alta. A boa receptividade e a aprovação da bebida brasileira no mercado internacional, condicionam para que as expectativas no ano de 2023 sejam positivas, o que torna o cenário da cachaça ideal para inserir seu negócio no comércio exterior.

Como a Domani pode te ajudar?


A exportação de cachaça ou de outros produtos te interessa? A Domani Consultoria Internacional está há 27 anos no mercado sendo o farol para empresas que desejam internacionalizar sua produção. Compreendemos como pode ser complexa a entrada no mercado externo, por essa razão, nós podemos te guiar para um nova etapa em seu negócio! Com uma equipe de consultores exclusiva para te auxiliar, as nossas soluções permitem que você se capacite e realize todo o processo com excelência. Os nossos serviços consistem em Estudo de Mercado, Promoção Comercial, Planejamento Burocrático, Planejamento Logístico e Planejamento Financeiro.


Não perca a oportunidade de internacionalizar seus produtos e entre em contato conosco para realizar um diagnóstico!


 

Nos siga nas redes sociais!


Instagram: @domaniconsultoria;



REFERÊNCIAS



COMEX DO BRASIL. Exportação de cachaça bate recorde em 2022, soma mais de US$ 20 milhões e conquista mercados em 75 países. Disponível em:https://www.comexdobrasil.com/exportacao-de-cachaca-bate-recorde-em-2022-soma-mais-de-us-20-milhoes-e-conquista-mercados-em-75-paises/. Acesso em: 20 jan. 2023.


IBRAC. Mercado Externo. Disponível em: https://ibrac.net/servicos/mercado-externo. Acesso em: 20 jan. 2023.

99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page