top of page

Salto nas Exportações de Cosméticos. É a hora certa para internacionalizar minha empresa?

Atualizado: 1 de mar. de 2023

Com um cenário favorável para exportações, a indústria brasileira de produtos de higiene pessoal, cosmético e perfumaria tem ganhado cada vez mais espaço no mercado internacional.

Acompanhe a leitura e saiba como aproveitar essa oportunidade para alavancar o seu negócio.


CONHECENDO A DOMANI CONSULTORIA INTERNACIONAL

A internacionalização de empresas é um processo que pode trazer diversos benefícios para o seu negócio e alavancar a sua expansão internacional. Atualmente, a Domani Consultoria oferece serviços voltados para exportação e importação de produtos e/ou serviços. Não sabe qual o melhor país para exportar e/ou importar? Entre em contato para mais informações!


CRESCIMENTO DO MERCADO EXTERNO DE COSMÉTICOS



Somente no período de janeiro a julho de 2022, a indústria nacional de cosméticos, perfumaria e higiene pessoal arrecadou US $445,3 milhões com exportações. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor obteve um salto de 14% nas exportações em relação ao mesmo período no ano passado, correspondendo a um superávit de US $35,8 milhões.


Quanto às categorias mais exportadas, lideram o ranking os produtos para cabelo (US $ 16 milhões), os sabonetes (US $8,8 milhões) e os produtos de higiene oral (US $ 7,2 milhões). Em aspectos gerais, o setor de perfumaria ganha destaque com altas de 8,9%, seguido da área de cosméticos com crescimento de 3,6% e o de higiene pessoal com 3,5%.


Dentre as razões por trás desse crescimento, estão os novos hábitos adquiridos no período de pandemia da COVID-19. O cuidado com a limpeza e higiene pessoal, como lavar frequentemente as mãos e usar álcool em gel, tiveram impacto direto no mercado e ajudaram a alavancar o setor. Além disso, o retorno gradual das atividades presenciais impulsionou o mercado de cosméticos, que passou a superar até mesmo patamares anteriores.


Mas afinal, o que isso significa para minha empresa?

Os dados mostram que o cenário internacional está bastante atrativo para o setor de cosméticos em geral e, ao que tudo indica, continuará aquecido pelos próximos anos. Os números alcançados no primeiro semestre de 2022 apenas comprovam isso, sendo o melhor resultado obtido desde 2014.


Portanto, esse é o momento ideal para lançar a sua empresa no mercado internacional, aumentar o seu fluxo de clientes e começar a colher os frutos dessa expansão do setor.

NOVAS TENDÊNCIAS NO SETOR


Com este objetivo em mente, o interessado em internacionalizar a sua empresa de cosméticos deve estar atento às novas tendências do mercado, que se atualiza rápida e constantemente. Nesse sentido, o especialista Carlos Praes, da empresa de cosméticos Innova Beauty, destacou as novas propensões deste setor. Entre essas novidades, evidencia-se uma alta em cosméticos voltados ao público masculino, especialmente em produtos para o cabelo e para o tratamento facial. Isso representa a abertura de um grande mercado para exportadores, que agora recebem cada vez mais atenção de uma grande parcela da população.


Outra tendência marcante nos últimos anos é a busca de um mercado mais sustentável que permeia todos os setores da sociedade. O mercado de cosméticos não é uma exceção à esta regra. Cada vez mais produtos veganos são procurados nas lojas, o que demonstra a atenção dada ao consumo ético. Outra demanda recente tem relação à forma de testagem dos produtos, já que muitos consumidores se recusam a comprar cosméticos que foram testados em animais. Assim, selos de sustentabilidade e produção são muitos visados dentro das prateleiras e são formas de se diferenciar da competição e assegurar um público-alvo.


Por fim, é interessante destacar que o mercado de cosméticos é um dos mais afetados pelas redes sociais. Assim, influenciadores digitais têm um papel importantíssimo nas vendas de uma empresa, pois são capazes de criar um forte ímpeto de consumo nos telespectadores.


Logo, muitos negócios, independentemente do tamanho, investem em publicidade nas redes sociais. Vale ressaltar que isso não é apenas destinado à influenciadores em escala global, com milhões de seguidores. Os chamados microinfluencers, com menos seguidores, também apresentam muita capacidade de interferência no consumo. Dessa forma, influenciadores com menos público representam uma estratégia de marketing muito válida para empresas menores, que não conseguiriam contratar grandes influenciadores.


Dessa maneira, o exportador deve sempre se manter atualizado e atento às tendências, e até exigências, de cada país. Com isso, é possível garantir a melhor inserção do produto no mercado selecionado e assegurar mais lucro para a empresa.


DEVO INTERNACIONALIZAR MINHA EMPRESA?


A resposta é sim! Internacionalizar o seu negócio significa ampliar o horizonte de possibilidades, alcançando mais mercados consumidores. Seja importando ou exportando, estar inserido no comércio exterior traz inúmeras vantagens, sendo uma excelente oportunidade para colocar o seu negócio em um patamar acima dos seus concorrentes.

Se tratando do setor de cosméticos, higiene pessoal e perfumaria, a internacionalização é ainda mais assertiva, considerando o crescimento contínuo das vendas externas.


Quer entender melhor como a internacionalização de empresas pode ser estratégica para o seu negócio? Confira o nosso blog exclusivo sobre o assunto


COMO A DOMANI PODE TE AJUDAR?


Se interessou em exportar cosméticos e está buscando saber por onde começar o processo? A Domani Consultoria Internacional é especializada em soluções internacionais e pode te explicar detalhadamente todas as etapas da exportação, desde analisar quais países são mais interessantes até o lucro que você conseguiria com ela! Assim, como nossos serviços de Estudo de Mercado, Promoção Comercial, Planejamento Completo e diversos outros, o cliente tem capacidade total para fazer a exportação de maneira autônoma e, mais importante ainda, segura.


Confira os cases de sucesso e veja como nossos clientes alcançaram novos negócios com a internacionalização de seus produtos.

 

Nos siga nas redes sociais!



Instagram: @domaniconsultoria;




Referências Bibliográficas


COMEX DO BRASIL. Vendas externas de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos cresceram 14% no semestre e somaram US$ 445 milhões, diz Abihpec. Disponível em: https://www.comexdobrasil.com/vendas-externas-de-produtos-de-higiene-pessoal-perfumaria-e-cosmeticos-cresceram-14-no-semestre-e-somaram-us-445-milhoes-diz-abihpec. Acesso em: 01/09/2022


TALK SCIENCE. Mercado de Cosméticos: acompanhe as tendências internacionais. Disponível: https://www.talkscience.com.br/industria-cosmetica/mercado-de-cosmeticos-acompanhe-as-tendencias-internacionais .Acesso em: 01/09/2022






152 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page