top of page

Pensou em empreender no exterior?

Pensou em importar ou exportar? Entenda qual a diferença entre uma assessoria e uma consultoria e o porque a sua empresa precisa de uma consultoria internacional


Se você já pensou ou pensa em importar ou exportar algum produto e não sabe quais passos dar para que isso realmente aconteça, você está no lugar certo e, por isso, recomendo que preste bastante atenção e continue lendo esse post até o final. É muito comum que as pessoas pensem e tenham vontade de empreender no exterior, mas na maioria das vezes não sabem por onde e como começar, e aí bate aquela insegurança de se arriscar em algo completamente novo . É nesse contexto que entra o papel da assessoria ou consultoria internacional: dar uma base mais sólida a esse desafio. Mas, afinal de contas como a assessoria ou consultoria pode te ajudar? Saiba as principais diferenças entre elas e entenda como você e a sua empresa podem dar os primeiros passos.


O que é assessoria?


A assessoria é desempenhada por profissionais especializados em áreas específicas. O assessor tem como objetivo prestar um auxílio técnico ao seus clientes, isto é, a sua função é identificar problemas ou a real necessidade da empresa, e por conseguinte, atuar na execução direta da solução na empresa.


Considerando o caso de uma exportação e/ou importação de produtos, uma assessoria desenvolverá o projeto de internacionalização e, consequentemente, executará o projeto lidando com absolutamente todas as etapas do processo. Logo, você e a sua empresa podem contar com a experiência desses profissionais para fazer todo processo de exportação ou importação sem de fato colocar a “mão na massa”.


O que é consultoria?


A consultoria é, de maneira simplificada, uma oportunidade de trazer para sua empresa um olhar externo e personalizado para a sua realidade. Através de metodologias específicas, ela trará insumos que otimizam determinados processos. Dessa maneira, um serviço de consultoria não se propõe a executar o processo na sua empresa, mas sim sugerir caminhos e soluções.


Isso significa que o escopo principal de uma consultoria é a elaboração de projetos que indicam de forma clara e objetiva ao cliente a melhor forma de vender uma mercadoria, executar um serviço, enfim alcançar um fim específico. Assim, a gestão de conhecimento é primordial para a qualidade dos serviços de uma consultoria.


No caso da consultoria internacional, os benefícios são inúmeros, entre eles a possibilidade de poder contar com a equipe de profissionais qualificados e experientes nesse tipo de operação, ajudando até mesmo a complementar o time de sua empresa, pois sabemos que nem sempre é fácil dominar todos os procedimentos que envolvem uma transação de comércio exterior.


Desse modo, a consultoria internacional indicará a maneira mais viável para que o processo de internacionalização ocorra. Sendo assim, ela desenvolverá projetos de internacionalização personalizados que atendam as necessidades e anseios da empresa. Assim, diferentemente da assessoria, na contratação de um serviço de consultoria quem implementa todo o projeto de internacionalização será o próprio cliente. Podemos dizer, portanto, que na verdade o cliente está comprando a transferência de conhecimentos de como fazer o processo de exportação e/ou importação de um determinado produto, por exemplo.


Por que contratar uma consultoria?

À primeira vista vocês devem estar se perguntando o porquê de contratar uma consultoria ao invés de uma assessoria, que pode simplesmente realizar todo o processo necessário pela sua empresa sem que você coloque a mão na massa. Esse é um dos grandes questionamentos que uma pessoa se faz ao querer contratar algum tipo de assistência especializada como a assessoria e consultoria. Essa escolha depende do que você busca no momento, a partir da análise da atuação de cada uma delas no mercado e seus serviços específicos. Fatores fundamentais a serem considerados também são tempo (urgência) e pensar sobre o que você precisará no curto e longo prazo. Como já mencionamos, no serviço de consultoria há um certo tipo de transferência de conhecimento dos profissionais que são especialistas do ramo, ou seja, a partir da contratação de um serviço de consultoria e de toda análise estratégica desses profissionais acerca do problema em questão, eles te passarão o caminho e a solução para que você execute.


Sendo assim, você aprenderá como realizar todo o processo e será detentor desse conhecimento sem ter que necessariamente depender de alguém para fazer isso por você. Assim, a sua empresa terá mais autonomia na realização dessas soluções e será possível que você sempre coloque em prática esse conhecimento quando necessário. Se levarmos em consideração a consultoria internacional para o serviço de exportação ou importação, o conhecimento adquirido poderá ser posto várias vezes em prática sem que você precise pagar uma assessoria todas as vezes que decidir realizar o processo.

Como a Domani Consultoria Internacional pode te ajudar a dar os primeiros passos rumo à internacionalização

No ramo do comércio exterior, a Domani Consultoria Internacional oferece serviços personalizados aos seus clientes, adequando-se à realidade vivenciada por cada empresa. Dessa maneira, a Domani Consultoria trabalha com a entrega de projetos completos e de fácil entendimento para a implementação pelos seus clientes, ainda se disponibilizando a dar todo o suporte necessário para o sucesso da execução do projeto pelo seu cliente.

Se você deseja conhecer mais sobre os serviços que a Domani oferece clique aqui, e para mais informações ficaremos felizes em bater um papo com você, entre em contato conosco pelo contato@domaniconsultoria.com ou por aqui.

161 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page