top of page

Oportunidade: Exportação de ovos tem crescimento de 26%

As exportações e produção de ovos apresenta ótimas perspectivas: o consumo vem aumentando pois se demonstra uma ótima alternativa frente ao aumento do custo de outras proteínas. Confira os dados acerca do mercado e ovos entenda como você pode internacionalizar o seu negócio:




As exportações brasileiras de ovos obteve uma quantidade exportada de U$ 1,725 milhão, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Esse número representa um crescimento de 26,6% em relação ao mesmo período do ano passado, que foi de 1,363 milhão, indicando um ótimo momento para a internacionalização do produto. A maior parte dos ovos exportados são in natura, ou seja, ovos frescos, representando cerca de 60% do total de exportações. A outra categoria são os ovos industrializados (líquidos e em pó, ou desidratados) mais utilizados na fabricação de alimentos processados.


Quanto ao valor exportado em 2022, entre janeiro e outubro, o Brasil apresentou uma alta acumulada de 52,3%, com US $19,657 milhões, contra US $12,903 milhões em 2021. Quanto ao volume, o crescimento foi de 6,1%, número maior que no primeiro 10 meses de 2021, com 8,148 mil toneladas. Os maiores estados brasileiros exportadores de ovos são respectivamente: Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo


Os Emirados Árabes Unidos é o principal país de destino das exportações de ovos, analisando os dados entre janeiro e outubro, foi gerada uma receita de US$ 5,520, valor 9,3% maior do que registrado no ano anterior. Seguido de Japão(10,3%), Catar (4,2%) e Estados Unidos(4,1%).


De acordo com o presidente da ABPA, Ricardo Smith, as vendas internacionais de ovos brasileiros estão ganhando espaço no Japão e também no Catar, o qual teve um crescimento de demanda devido ao aumento do número de turistas. Ele ainda complementou que o bom cenário das exportações deve continuar em 2023.



Tendências do mercado de ovos


De acordo com pesquisas realizadas pela SEBRAE, a receita global do mercado de ovos foi de US$ 107.818 milhões em 2021. Nesse contexto, as projeções são de que o mercado venha a crescer 4,81% anualmente até 2026. Em relação ao Brasil, o estimado é que esse mercado obtenha um crescimento anual 6,08% até 2026 – número maior do que a apontada para o setor na escala mundial.


Como exportar ovos?


Para exportar ovos é necessário, primeiramente, realizar um estudo de mercado, a partir de uma análise de indicadores macro e microeconômicos, é possível encontrar os melhores destinos para exportar sua mercadoria. Além disso, é preciso elencar todas as documentações necessárias para o sucesso do processo, e todos os impostos incidentes


Atualmente, a Domani Consultoria Internacional oferece uma gama de serviços que abarcam todas as etapas envolvidas no procedimento de internacionalização de empresas, visto que a exportação traz inúmeros benefícios que contribuem para a expansão do seu negócio. Para saber mais entre em contato para realizar seu diagnóstico gratuito!


Como a Domani pode te ajudar?


Ficou interessado na exportação de ovos mas não sabe por onde começar? A Domani Consultoria Internacional pode te mostrar o caminho para a realização de todas as etapas necessárias para que o seu processo de exportação seja efetuado com sucesso! As nossas soluções incluem análise dos melhores países para a comercialização do produto, certificados e eventos internacionais, por exemplo. Fazemos também a prospecção de possíveis compradores ou fornecedores incluindo o planejamento de internacionalização. Dessa forma, nós somos capazes de oferecer a orientação necessária sobre as questões burocráticas, financeiras e logísticas para que a operação seja feita de forma segura.


Possui interesse em nossos serviços?


Veja mais em Nossas Soluções e Cases de Sucesso, e clique no botão do WhatsApp para mais informações!


 

Nos siga nas redes sociais!


Instagram: @domaniconsultoria;


Referências Bibliográficas


AVICULTURA INDUSTRIAL. Receita de exportações de ovo cresce 26,6%. Disponível em: https://www.aviculturaindustrial.com.br/imprensa/receita-de-exportacoes-de-ovos-cresce-266-em-outubro/20221116-124910-y242. Acesso em: 29.out.2022


SEBRAE. Mercado de ovos: expansão e recorde de consumo. Disponível em: https://www.sebrae-sc.com.br/observatorio/potencial-de-mercado/mercado-de-ovos-expansao-e-recorde-de-consumo. Acesso em: 29.out.2022

263 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page