• Maria Mariana Xavier

O Mercado Internacional de Açaí



De acordo com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a produção brasileira de açaí entre 2015 e 2021 é superior a 1 milhão de toneladas, com um crescimento total de 38,7% em todo o período considerado.

Atualmente, o Brasil é o maior produtor de açaí do mundo. E, mesmo que o sucesso do alimento no Brasil muitas vezes se deva às suas propriedades nutricionais e energéticas, além de ser reconhecido como um alimento típico da região norte do Brasil, percebe-se que - como foi mencionado no nosso primeiro post sobre a Exportação de Açaí - o sucesso do produto internacionalmente muitas vezes é referente ao chamado Mercado da Saudade, ou seja, brasileiros no exterior com saudade da comida típica do país.


Exportação de Açaí em Números


De acordo com os dados da Conab, a região Norte do Brasil concentra a maior parte da produção de açaí, com Pará e Amazonas respondendo por 87,5% do total. O estado do Pará é o maior produtor mundial de açaí, e dobrou a sua produção nos últimos 10 anos, se tornando também o estado que mais exporta o alimento no Brasil, seguido do Amazonas.

Segundo a mesma fonte, houve um aumento de 10 vezes em relação à quantidade exportada de açaí em 2019 em comparação com a quantidade exportada em 2010, saltando de 314 toneladas para 3.500 toneladas. No que se refere aos valores dos quantitativos exportados, a proporção do aumento foi similar no mesmo período, saindo de um montante de US$ 935.747,00 para US$ 9.574.412,00 - 10 vezes mais.

Contudo, reconhece-se que o alcance do crescimento e ascensão ao mercado internacional por parte do açaí brasileiro, dependerá principalmente de como o mundo reagirá ao pós-pandemia, em função do ritmo de aumento da demanda do produto e a retomada das atividades do comércio como um todo, em conjunto com o aumento do número de vacinados contra a Covid-19. Por fim, as variáveis se tornam dependentes da quantidade de tempo que o mercado levará para voltar aos patamares de consumo e comercialização pré pandemia.



Principais Destinos


Com o passar dos anos, os principais países importadores do açaí brasileiro são os Estados Unidos, um consolidado parceiro comercial do Brasil, seguido pelo Japão, Austrália, Alemanha, Bélgica, Cingapura, França, China, Holanda e Portugal. Contudo, ao analisar os anos individualmente, percebe-se uma variação no volume importado dos países, constatando que os Estados Unidos se mantiveram como principal exportador de produtos processados à base de açaí ao longo dos anos, mas a Austrália e o Japão vêm perdendo posição para os países da União Europeia, como Holanda, Bélgica, Alemanha.


A importância de certificações para a exportação de açaí


O preço do açaí no mercado internacional usualmente varia de acordo com os períodos de safra e entressafra nos estados exportadores. Em 2020, por sua vez, o cenário de pandemia exerceu grande impacto na formação do preço pago pelo açaí.

Uma das possíveis estratégias para valorizar o açaí, e desse modo alavancar o seu preço internacionalmente, é a obtenção de certificações reconhecidas no cenário internacional, as quais agregam valor a o alimento. As certificações como a Fair Trade, Global G.A.P. e a Rainforest Alliance, são exemplos de selos que aumentam o preço do açaí no mercado internacional, uma vez que asseguram a qualidade do produto, ainda mais atualmente, em que os consumidores demandam produtos que não destruam o meio ambiente e que não sejam fruto de trabalho infantil.


Cases de sucesso da Domani


A Domani Consultoria Internacional já trabalhou em mais de 130 projetos relacionados ao comércio internacional em mais de 45 países, e dentre eles projetos envolvendo exportação e importação de açaí. Um dos nossos cases de sucesso, o Projeto Iaçã, um projeto de Promoção Comercial e Planejamento Completo aplicados para Exportação de Açaí, feito para um cliente que desejava se internacionalizar ao realizar uma distribuição por meio de uma rede de supermercados e hotéis no exterior.

O Projeto Iaçã foi o primeiro projeto de impacto da Domani Consultoria Internacional, um reconhecimento dado pelo Movimento Empresa Júnior (MEJ) que reconhece projetos que possuem impacto positivo para o meio ambiente e para o cliente. Nesse caso, o projeto impactou os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7, 8 e 11, referentes à energia sustentável, trabalho decente e crescimento econômico e cidades e comunidades sustentáveis, respectivamente. Além disso, foi coletado o Net Promoter Score (NPS: nota de 0 a 10 dada pelo cliente quanto ao grau de satisfação) e a Domani recebeu seu primeiro NPS promotor.


Como a Domani pode te auxiliar?


Com o aumento da população mundial vacinada contra a Covid-19, o comércio internacional está se aquecendo novamente, mostrando-se um bom momento para começar a pensar em exportar. Nós da Domani Consultoria Internacional sabemos que internacionalizar a sua produção é um processo complexo, o qual requer conhecimento prévio. Perguntas como “Por onde começar?” ou “Como se adaptar aos padrões e demandas de consumidores internacionais?” são comuns, e a Domani pode ajudar em todas elas!

Em nossa solução de Estudo de Mercado, auxiliamos o nosso cliente a encontrar o melhor país para ser o destino do seu produto. Já na nossa solução de Promoção Comercial, buscamos e indicamos como adquirir os melhores e mais bem aceitos selos e certificados de comprovação de origem e sustentabilidade do produto, como os mencionados no texto, e identificamos tendências de consumo para a melhor inserção do mercado internacional. Além disso, encontramos potenciais compradores para o seu produto no país escolhido. Ademais, realizamos os serviços de Planejamentos Burocrático, Logístico e Financeiro, para que seja possível o preparo antecipado para a operação e para que esta ocorra dentro dos conformes legais e sem grandes imprevistos. E, caso a sua empresa ainda não saiba se está preparada economicamente para dar esse próximo passo rumo à exportação, nossa solução conjunta com a empresa Grupo Gestão, chamada Viabilidade Econômica de Exportação, sana essa dor, mapeando quais processos da sua empresa podem ser aprimorados de modo que a sua internacionalização seja feita de maneira bem sucedida.

Ademais, na nossa página de Conteúdos Gratuitos estão disponíveis diversos E-books confeccionados pela Domani Consultoria Internacional que buscam te auxiliar durante o seu processo de internacionalização.

Nos siga nas redes sociais!

LinkedIn: Domani Consultoria Internacional;

Instagram: @domaniconsultoria;

Facebook: Domani Consultoria Internacional;

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo