• Diretoria de Marketing

Mercado brasileiro de café

O Brasil é o maior exportador de café no mercado mundial e ocupa a segunda posição entre os países consumidores da bebida. O país responde por um terço da produção mundial de café, o que o coloca como maior produtor mundial, posição ocupada há mais de 150 anos. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a cafeicultura brasileira é uma das mais exigentes do mundo, tanto em relação às questões sociais como às ambientais, e há uma preocupação em garantir a produção de um café sustentável.


O mercado de café em 2021 e suas oportunidades


De acordo com o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), no mês de março de 2021 as exportações brasileiras de café somaram 3,438 milhões de sacas de 60 kg e renderam US $450,2 milhões. Esse desempenho elevou os embarques, no acumulado do primeiro trimestre do ano, para 11,015 milhões de sacas, apresentando um crescimento de 10,4% na comparação com o mesmo intervalo do ano passado (2020). Em receita cambial o avanço é de 6,1% no agregado até março, com os embarques rendendo US $1,437 bilhão ao país.


O Cecafé acrescenta que as exportações registraram o melhor desempenho dos últimos cinco anos e caminham para quebrar recorde na safra atual. No período de julho de 2020 até o fim de março de 2021, o Brasil remeteu 35,746 milhões de sacas ao exterior, o que implica alta de 18,1% na comparação com as 30,256 milhões de sacas embarcadas nos primeiros nove meses do ciclo 2019/20. A receita cambial no acumulado da temporada 2020/21 é de US $4,484 bilhões, apresentando incremento de 15,1% frente aos US $3,897 bilhões apurados no mesmo intervalo do ano anterior.


Entre as novas oportunidades desse mercado tem-se mercados emergentes, como a comunidade árabe, que ampliou suas aquisições em 37% no primeiro trimestre deste ano, elevando as compras de 381,6 mil para 522,3 mil sacas. O Brasil tem se destacado no que tange a importação feita por outros exportadores. Nos três primeiros meses de 2021, o Brasil remeteu 785,6 mil sacas de café para países produtores, volume que representa evolução de 82,6% frente ao registrado no mesmo intervalo de 2020.


Os maiores produtores de café do mundo


  • Ocupando o posto de maior produtor de café do mundo, sendo responsável por aproximadamente ⅓ da produção cafeeira no mundo. O país produz cerca de 59 milhões de sacas de 60kg. O Brasil conta com 300 mil fazendas de café espalhadas por todo país, além de uma área de 2,3 milhões de hectares de produção de café, é um dos países que conta com a maior variedade de marcas de café em todo o mundo.


  • O Vietnã fica em segundo lugar entre os que mais produzem e exportam, com cerca de 28 milhões de sacas e uma área de 650 mil hectares para a produção do café.


  • A Colômbia, que ocupa o terceiro lugar, também é um dos países referência na qualidade e produção de café, com 14,5 milhões de sacas de café e um espaço para produção de aproximadamente 930 mil hectares.


A importância da certificação e principais destinos do café


Os cafés que são comercializados com certificados recebem grande destaque em relação ao resultado positivo alcançado pelo setor no primeiro trimestre de 2021, conforme declarou o Cecafé. Com o embarque de 1,643 milhão de sacas, esse segmento respondeu por 14,9% do total remetido ao exterior e apresentou evolução de 2,5% em relação às 1,603 milhão de sacas exportadas em idêntico intervalo no ano passado.


Entre os principais compradores do café brasileiro tem-se os Estados Unidos, que correspondem a 2,077 milhões de sacas, com avanço de 9,4% sobre as importações realizadas em 2020. Em seguida, vêm Alemanha, com 1,970 milhão de sacas (+9,5%); Itália, com 866 mil sacas (-12,9%); Bélgica, com 813 mil sacas (+ 54,2%); e Japão, com 594 mil sacas (+20,5%).


Como a Domani pode ajudar?


Interessado em ingressar no mercado internacional através de importações ou exportações dos diversos tipos e espécies de café? A Domani Consultoria Internacional pode te mostrar o caminho para todas as etapas do processo de exportação ou importação. Nossas soluções incluem análises dos melhores países para a comercialização do produto, prospecção de possíveis compradores ou fornecedores e o planejamento da internacionalização. Desse modo, somos capazes de guiá-lo(a) sobre questões burocráticas, logísticas e financeiras para que a sua exportação ou importação possa ser realizada com segurança e autonomia. Temos como objetivo ser o farol para a internacionalização de empresas e será um prazer para nós prover todo o conhecimento necessário para a sua internacionalização.


Veja mais em Nossas Soluções e Cases de Sucesso, e entre em contato para mais informações!



Nos siga nas Redes Sociais!

LinkedIn: Domani Consultoria Internacional (link);

Instagram: @domaniconsultoria (link);

Facebook: Domani Consultoria Internacional (link).


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo