top of page

Importância da Viabilidade Financeira na Internacionalização

Independente do seguimento de seu negócio ou empresa, o planejamento de suas ações é essencial para que você, empresário, obtenha sucesso em seus projetos. E com exportações e importações não é diferente. Essas operações exigem que os empreendedores estejam cientes de todo o processo que essas transações demandam para que, futuramente, não sejam surpreendidos por procedimentos, trâmites e custos operacionais. Por isso, é necessário que a empresa se organize e busque informações referentes aos procedimentos, a fim de minimizar custos financeiros e evitar possíveis riscos.


Quais custos analisar na importação ou exportação?


  • Tributos

Entre os pontos de atenção importantes, há a tributação que também entra na análise de custos. Além dos tributos incidentes sobre a importação, como PIS, COFINS, IOF, entre outros, é preciso considerar ainda taxas e tarifas aduaneiras. Vale destacar que o pagamento desses custos são de responsabilidade de quem está adquirindo determinado bem ou serviço. Quando o objetivo é exportar, a empresa deve levantar o custo-benefício de vender para o exterior. Também entra nessa conta o pagamento do Imposto de Exportação (IE), que se soma aos demais gastos aduaneiros.


  • Barreira tarifárias

As barreiras tarifárias são medidas protecionistas criadas com o objetivo de garantir a segurança do produtor interno de determinado país, além de possibilitar a competitividade do mesmo com concorrentes estrangeiros em determinados tipos de produtos ou serviços. Esse processo acontece através de taxações em produtos importados, que impactam diretamente no preço final dessas mercadorias. Ao longo desse procedimento, o interesse do consumidor diminui e ele acaba optando por materiais produzidos no próprio país, que são mais baratos. Quando falamos da exportação, os incentivos dos produtos não tributados, provenientes do mercado exterior, funcionam como estratégias de fomento à internacionalização do mercado brasileiro. O que irá auxiliar o empreendedor a exportar e se tornar mais competitivo no comércio exterior, expandindo seu negócio e diversificando o mercado-alvo de seus produtos.


Essas barreiras podem variar de país para país, assim como irão mudar de acordo com determinado produto. Justamente por isso, é necessário que a empresa que deseje realizar transações internacionais esteja atenta a estes custos. E é nesse momento que uma consultoria, especializada em comércio exterior, cai bem. A Domani reuni as barreiras tarifárias da forma correta visando evitar gastos considerados supérfluos para quem pretende internacionalizar.


  • Taxa Cambial

Tem como responsabilidade estabelecer a relação de valor entre as duas (ou mais) moedas presentes na operação. A taxa cambial faz a correspondência da moeda do país exportador com o importador. Tanto em transações de importação quanto exportação, é realizado por meio de instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil (Bacen), órgão responsável pela regulamentação e fiscalização do mercado de câmbio no país.



A importância da viabilidade financeira na importação e exportação

Um estudo voltado para a viabilidade ajuda o empreendedor a entender por que internacionalizar seu negócio. Auxiliando na tomada de decisões mais assertivas, procurando reduzir custos, prever cenários e evitar possíveis riscos capazes de atrapalhar, ou até inviabilizar, toda essa operação. O planejamento antecipado se torna um grande aliado para a empresa, trazendo informações extremamente relevantes, reduzindo riscos de prejuízo e destacando os cuidados necessários para que uma exportação ou importação sejam negócios lucrativos.

Incentivos brasileiros a internacionalização


A fim de facilitar o comércio internacional, o Governo Brasileiro estabelece algumas isenções tributárias para produtos destinados à exportação e empresas responsáveis por negócios internacionais. Caso esteja interessado em saber mais sobre esses incentivos e políticas brasileiras que auxiliam na exportação, confira nosso E-book clicando aqui.

Como a Domani pode ajudar?

Você pensa em entrar no comércio internacional, mas está preocupado com os custos financeiros e operacionais da internacionalização? A Domani Consultoria Internacional pode te mostrar o caminho para todas as etapas do processo de exportação ou importação. Nossas soluções incluem análises dos melhores países para a comercialização do produto, prospecção de possíveis compradores ou fornecedores e o planejamento da internacionalização. Desse modo, somos capazes de guiá-lo(a) sobre questões burocráticas, logísticas e financeiras para que a sua exportação ou importação possa ser realizada com segurança e autonomia. Temos como objetivo ser o farol para a internacionalização de empresas e será um prazer para nós prover todo o conhecimento necessário para a sua internacionalização.

 

259 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page