top of page

Importação de plástico: Conheça o potencial do mercado


A importação de plástico se mostra cada vez mais importante. Em 2022, o primeiro semestre mostra que a demanda está forte, com um crescimento de 7,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. O material está presente em diversos setores como na área da Saúde, Alimentação, Construção Civil, Telecomunicações e na Indústria Automobilística. Isso se deve ao fato de que o plástico está passando por constantes inovações, sendo um material resistente, flexível e que tem um baixo custo de produção. Acompanhe a leitura para saber mais sobre o mercado de plástico:


Como importar plástico? Conheça a Domani Consultoria


Para importar plástico é imprescindível realizar um estudo de mercado, a partir de uma análise de indicadores macro e microeconômicos, é possível encontrar os melhores destinos para exportar sua mercadoria. Além disso, é preciso elencar todas as documentações necessárias para a efetivação do processo, e todos os impostos reincidentes .


Atualmente, a Domani Consultoria Internacional oferece uma gama de serviços que abarcam todas as etapas envolvidas no procedimento de internacionalização de empresas, visto que a importação traz inúmeros benefícios para expandir seu negócio Não sabe como começar a importar? Entre em contato para realizar seu diagnóstico gratuito!



Por que importar plástico?


Os dados da importação de plástico no Brasil são bastante animadores. De acordo com informações do ComexStat, ao longo de 2022 foram comprados 1,541 bilhões de dólares do produto, no período de janeiro a julho. No comparativo, isso representou um aumento de 7,8% quando consideramos o mesmo período do ano anterior. Em relação a quantidade, 1,024 milhões de toneladas foram importadas em 2021, um crescimento de 12,4% em comparação a 2020, o que indica um aumento nas movimentações do produto no país. No agregado, desde 2016 o mercado vem apresentando um crescimento constante, com 33,81% de aumento na quantidade importada, mostrando como o mercado brasileiro tem necessidade de suprir essa demanda interna com auxílio de outros países.


Dentre os países que mais se destacam como maiores fornecedores de plástico no ano atual, podem-se listar a China (21%), os Estados Unidos (17%) e a Alemanha (12%). Essa liderança dos três países é constante nos últimos anos, demonstrando como o Brasil tem tendência em buscar seus compradores entre os mesmos países, fruto da qualidade do material oferecido por eles.


De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (ABIEF), o consumo per capita de plástico no Brasil é de 9,8 kg/habitante, um número relativamente baixo comparado a outros países. Sendo assim, há um grande potencial de crescimento do setor do país. Dentre os vários tipos de plástico, estão detalhados os principais a seguir:


PET- Polietileno Tereftalato


O pet é um material reciclável que possui ótima resistência, é impermeável a gases e capaz de armazenar líquidos. Esta variedade de plástico é utilizada em garrafas no setor alimentício, cosmético hospitalar e também em fibras têxteis.


PS- poliestireno


O poliestireno é 100% reciclável, tem mobilidade sob a ação do calor, é flexível, leve, tem a capacidade de isolamento térmico além de ter um baixo custo. O plástico é encontrado na fabricação de copos descartáveis, potes de iogurte, sorvete e na parte interna das portas de geladeira.


PEAD- Polietileno de alta densidade


Este plástico possui uma maior resistência e, além do petróleo, pode ser fabricado por meio de fontes verdes, sendo também conhecido como plástico verde. Ele é usado em bolsas, embalagens alimentícias, garrafas, embalagens para armazenamento de compostos químicos e tampas.


PEABD- Polietileno de baixa densidade


O polietileno de baixa densidade apresenta baixa condutividade térmica e elétrica. O material é encontrado em sacos de lixo, sacolas de supermercado, filmes para fraldas descartáveis, entre outros.


Ainda está em dúvida se importar é um bom negócio? Fizemos um e-book especial sobre o assunto para você: Vantagens da Importação



A importância da Reciclagem


Apesar das diversas vantagens do plástico, ele pode ser um problema ambiental sério: se não descartado corretamente, acabam poluindo rios, mares e matas. Como este material pode permanecer até 750 anos na natureza, a sua coleta e reciclagem é indispensável.


Um dos tipos de plástico mais reciclados, é a garrafa pet que, após o consumo, é enviada para os centros de reciclagem, onde são lavadas e passam por um processo de trituração, resultando em flakes (flocos) de pet no primeiro estágio. No segundo estágio os flakes sofrem um procedimento industrial no qual são transformados em matéria prima para a fabricação de um novo produto, como novas garrafas, vassouras, varal de roupas, entre outros.


Sendo assim, a reciclagem é extremamente importante para uma sociedade sustentável. O reaproveitamento do plástico como matéria-prima de novos produtos, gera economia para as empresas, reduz o custo de produção e gastos com energia.



Como a Domani pode te ajudar na importação de plástico?


Pretende ingressar no mercado internacional de plástico por meio da importação ou exportação e não sabe por onde começar? A Domani Consultoria Internacional pode te mostrar o caminho para todas as etapas do processo. Nossas soluções incluem análises dos melhores países para a comercialização do produto, prospecção de possíveis compradores ou fornecedores e o planejamento da internacionalização. Desse modo, somos capazes de guiá-lo(a) sobre questões burocráticas, logísticas e financeiras para que a sua exportação ou importação possa ser realizada com segurança e autonomia. Temos como objetivo ser o farol para a internacionalização de empresas e será um prazer para nós prover todo o conhecimento necessário para a sua internacionalização.



 

Nos siga nas redes sociais!



Instagram: @domaniconsultoria;



Referências Bibliográficas


LOGCOMEX. Importação de plástico: como importar? Veja estatísticas do mercado em 2022. Disponível em: https://blog.logcomex.com/importacao-de-plastico/. Acesso em: 01/09/2022


EMBAPLAX. Conheça os 7 tipos de usos de plastico. Disponível: https://embaplax.com.br/conheca-os-7-tipos-de-usos-do-plastico/. Acesso em: 01/09/2022


557 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page