top of page

Exportação de Frutas

Atualizado: 8 de jul. de 2020


exportar frutas

Sabemos que as frutas brasileiras, com suas cores e sabores, têm o poder de encantar e atrair pessoas do mundo inteiro. Isso somente é possível devido ao clima do Brasil, que proporciona fatores adequados para a consistência da plantação de uma grande variedade de frutas.

Segundo dados da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Fruta e Derivados (ABRAFRUTAS), nos três primeiros meses de 2020, o Brasil exportou mais de 234 mil toneladas de frutas, o que representa uma queda de apenas 2% se compararmos ao mesmo período do ano anterior. No entanto, a redução não se apresentou para todo o setor, visto que algumas frutas apresentam um crescimento significativo, como abacate (126%), maçã (56%) e limão (46%).


Fonte: ABRAFUTAS

exportar banana

Segundo o Globo Rural, o Brasil atingiu pela primeira vez o recorde de US$ 1 bilhão em negócios com as exportações de frutas em 2019. Dentre as frutas com maior crescimento, a banana se destacou, visto que foram 79,4 mil toneladas exportadas, o que representa um aumento de 24,8% em relação ao ano de 2018, gerando divisas de US$ 24,4 milhões. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Mercosul foi um destino importante para a banana brasileira no último ano, de modo que países como Bolívia, Equador e Chile têm favorecido o Brasil.


Ademais, segundo a Conab, o Mercosul também se destacou como importadores do mamão brasileiro, de modo que foram 43,3 mil toneladas exportadas, representando um avanço de 1,5% e volume recorde nos últimos 20 anos. Outra fruta que se destacou nos embarques foi a melancia, que obteve um avanço de 52% com relação à 2018.


Quais são os principais destinos?


Atualmente, os principais destinos para exportação frutícolas estão concentrados na Europa, que recebe aproximadamente 60% de toda a exportação. Contudo, segundo Shut, consultor em comércio exterior contratado pela ABRAFRUTAS, é necessário a abertura de novos mercados importadores das frutas brasileiras, uma vez que diversificar os destinos desses produtos auxiliará o sucesso das empresas exportadoras.


Felizmente, novos mercados importadores de frutas são notícias promissoras para os exportadores. Segundo a ABRAFRUTAS, alguns mercados já estão em processo de abertura e outros com início próximo, como o de abacate para o Japão, Chile e Estados Unidos, de uva para a China e Coreia do Sul e de melão para a África do Sul, Filipinas e Vietnã.


Confira a seguir os top 10 países que receberam exportação de frutas brasileiras em 2019:

frutas brasileiras

Fonte: Faz Comex

exportar melão

No ano anterior (2019), o principal destino de exportação foram os Países Baixos (Holanda), que importou cerca de 32% das frutas brasileiras. Em seguida, aparece o Reino Unido com 15%. Ao todo, o Brasil demonstrou um crescimento de 14% do mercado de frutas em relação ao ano de 2018.


Podemos observar que a China não aparece no ranking dos dez maiores importadores de frutas brasileiras em 2019. No entanto, isso promete mudar, uma vez que a Administração Geral de Aduana da China divulgou oficialmente em janeiro do corrente ano que a mesma autorizava a importação de melão do Brasil. O acordo entre ambos os países é simbólico por se tratar do primeiro entendimento sobre exportação de frutas para o país asiático, além de já revelar a possibilidade de futuras negociações. Além disso, o país asiático é o maior consumidor de melão no mundo, de forma que consome cerca de metade da produção global.


Como a Domani pode te auxiliar?


Como visto, a abertura de novos mercados internacionais em um futuro próximo trará mais competitividade para as frutas brasileira no cenário exterior. Este é o momento ideal para você que tem vontade de investir nas exportações frutícolas começar a planejar. Para isso, você pode contar com os serviços da Domani que te orientará nesse processo.


Nós somos uma consultoria que pode fornecer serviços como: análises de mercado para todas as frutas, prospecção de potenciais fornecedores ou compradores, planejamentos burocráticos, logísticos e financeiros, marketing internacional e selos e certificados que agregam valor ao seu produto. Quer saber mais? Fale Conosco






981 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page