top of page

Estudo de Mercado: o que é e para que serve?

Os tópicos sobre importação e exportação são, muitas vezes, um medo entre os microempreendedores. A burocracia, tempo e dinheiro investidos sem a segurança do retorno do investimento fazem com que os empreendedores provavelmente sintam um enorme receio em importar ou exportar produtos. Contudo, esse medo de exportação ou importação se dá pela própria abstração do processo: “se eu exportar, vou exportar para onde?” ou “se eu importar, de quem eu vou importar?”.


Realmente, são perguntas válidas, e por incrível que pareça, de fácil resolução. Mas antes, tentemos entender como importar ou exportar pode ajudar um microempreendedor a crescer.


Importância da exportação e importação na vida do microempreendedor


Há muitos microempreendedores que não conseguem mais progredir com o negócio por não terem mais mobilidade dentro do mercado local, seja por causa da concorrência, seja por saturação do produto em determinada sociedade. Há momentos em que exportar o excedente ou importar uma variedade diferente para ser revendida é a chave de crescimento para muitas empresas.

Com o acompanhamento certo, essas empresas podem alcançar um novo patamar no mercado, pois o lucro da exportação gera mais investimento na produção, que consequentemente gera cada vez mais excedentes, capazes de manter uma exportação constante e clientes de longa data.

Já no caso da importação, oferecer produtos diferenciados cujo valor esteja abaixo do preço de mercado é um excelente caminho para sair na frente na corrida por clientes.

Mas, para isso, é necessário um estudo de mercado, pois ele irá dizer de quem se deve comprar e para quem se deve vender com o melhor custo-benefício oferecido pelo mercado.

Vamos entender o que é estudo de mercado.



O que é estudo de mercado?


Previamente à qualquer compra ou venda internacional, há uma rigorosa pesquisa de países que são referências em produção de mercadorias, na sua exportação ou em ambas as operações. O estudo de mercado é realizado para indicar qual mercado é o melhor e mais adequado à realidade do cliente para que suas negociações possam ser bem sucedidas. Ele é obtido após uma extensa e criteriosa análise de diversos dados, incluindo desde barreiras tarifárias, como tributações de carga, indo até as não tarifárias, como acordos internacionais que possam incentivar o comércio ou mesmo torná-lo inviável.

Nenhum tipo de negócio deve ser fechado antes da realização de um estudo de mercado, ainda mais quando se consideram os grandes investimentos para esse processo de inserção no mercado internacional. Além disso, lançar-se às cegas acreditando que os mercados mais visados são, necessariamente, os melhores e mais adequados ao seu produto pode trazer resultados completamente opostos aos esperados, por isso é fundamental realizar um tratamento adequado dos dados do país (importador ou exportador), dentro do seu segmento.



Como conseguir o melhor estudo de mercado para o meu produto?


Após decidir importar ou exportar, e depois de perceber as necessidades de um mercado que possa absorver seu conteúdo, garantindo o sucesso da sua operação, a pergunta que deve ser feita é: Onde conseguir um estudo de mercado que atenda minhas necessidades e não custe tão caro? Afinal, continuo sendo um microempreendedor.

Para que o estudo de mercado seja feito com empenho e muito trabalho, é recomendada a busca de uma consultoria em comércio exterior para que eles indiquem o melhor mercado com as melhores.

É nesse sentido que a Domani Consultoria Internacional pode ajudá-lo, visto que uma das soluções previstas na nossa carta de serviços é o Estudo de Mercado.Caso tenha se interessado, não deixe de nos contatar para que analisemos como seu negócio pode crescer por um preço bastante acessível.





146 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page