top of page

Conheça as vantagens da internacionalização de empresas e o impacto para o seu negócio!

Conhecendo a Domani Consultoria Internacional

A internacionalização de empresas é um processo que pode trazer diversos benefícios para o seu negócio e alavancar a sua expansão internacional. Atualmente, a Domani Consultoria oferece serviços voltados para exportação e importação de produtos e/ou serviços. Não sabe qual o melhor país para exportar e/ou importar? Entre em contato para mais informações!


A seguir, confira uma notícia para conhecer ainda mais sobre o processo de internacionalização de empresas!


Internacionalização de empresas


A internacionalização de empresas tem como propósito realizar a inserção internacional de um negócio, tanto por meio da abertura de uma empresa no exterior quanto da exportação e/ou importação de produtos e serviços. Dessa forma, o mercado internacional pode oferecer grandes vantagens competitivas e gerar impactos positivos para a sustentabilidade de uma empresa.


Por que internacionalizar um negócio?


No atual cenário global, que apresenta oscilações econômicas por aspectos domésticos e internacionais das nações, que podem englobar tanto questões políticas, econômicas e sociais, nota-se a importância de uma visão estratégica acerca de quais são os melhores mercados para a internacionalização de uma empresa.


De acordo com os fatores de cada país, é possível que o mercado nacional em que a empresa está inserida não apresente tantas vantagens para a comercialização dos produtos de um negócio. Diante disso, o mercado internacional pode ser uma oportunidade para expandir a empresa e obter lucratividade. Em contraposição, pensando na perspectiva de exportação ou importação de insumos, há vantagens competitivas e qualitativas na compra de outros países, ao analisar custos altos no país em que a empresa está localizada.


Nesse sentido, para que haja êxito na escolha do melhor mercado, é crucial analisar fatores econômicos, culturais, sociais, de risco e políticos, visando assegurar que o melhor país seja escolhido para alavancar o seu negócio, expandindo-o internacionalmente.


Quer aprender mais sobre as regras da exportação?

A Domani Consultoria possui um e-book que oferece mais informações acerca das políticas de exportação.


Internacionalização de empresas para pequenos e médios negócios


Percebe-se que o comércio internacional não é somente vantajoso para grandes empresas, como também para micro, pequenos e médios empreendedores, tendo em vista a possibilidade de expansão dos negócios e lucratividade em comparação ao mercado nacional. Portanto, para analisar questões mercadológicas, burocráticas, logísticas, custos e impostos, uma consultoria apresenta vantagens para guiar a inserção internacional, além dos custos mais baixos de contratação.


Na atual legislação brasileira, existem incentivos ao pequeno e médio empreendedor, que visam, por meio da lei 147/2014, viabilizar o acesso aos procedimentos simplificados de habilitação e despacho aduaneiro pelo Simples Exportação. Além disso, houve a regulamentação desses trâmites pelo decreto nº 8.870 e pela instrução normativa 1.676, no ano de 2016.


A Domani Consultoria possui um e-book sobre cases de sucesso de micro, pequenos e médios empreendedores. Não deixe de conferir e conhecer como nossos clientes mudaram seus negócios!


Incentivos Governamentais às Exportações


A fim de estimular empresas brasileiras a explorar melhor os benefícios do mercado internacional, o Governo Federal busca oferecer uma série de incentivos para tornar essa operação cada vez mais viável. Nesse contexto, pode-se listar como principais fomentos encontrados no Brasil os tributários, fiscais e aduaneiros, que procuram aumentar a produtividade por meio da diminuição dos custos.


Como benefício fiscal e tributário se destaca a isenção de uma série de impostos, entre eles o Imposto sobre Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o Programa de integração Social (PIS), a Contribuição para fins sociais (COFINS), o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS). Também se evidencia a questão específica do regime aduaneiro especial de drawback, que consiste na eliminação ou suspensão de tributos que incidem durante a importação de insumos utilizados na industrialização de produtos que são destinados à posterior exportação.


Por último, ainda podem ser destacados programas de financiamento oferecidos por instituições financeiras públicas, sendo relevantes o BNDES Exim Pré-Embarque e o Programa de Financiamento às Exportações (Proex), do Banco do Brasil. Ademais, cabe ressaltar a existência de programas coordenados pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), que atua promovendo produtos e serviços brasileiros no exterior, buscando a sua valorização em projetos específicos para arroz, cacau, cafés especiais, frutas, móveis, rochas, dentre diversos outros bens.



Vantagens da Internacionalização de Empresas


Pensando no contexto de instabilidade econômica no qual estão inseridos alguns países, a venda ou compra de produtos para mercados estrangeiros pode ser a melhor saída para o empreendedor, que visa gerar lucros para o seu negócio e alcançar uma maior visibilidade no comércio internacional.


Outro fator importante é que, ao conhecer mercados potenciais, pode-se analisar quais são as melhores épocas para exportar ou importar pensando em contextos sazonais - que influenciam grandes volumes de compras e vendas pela escassez/grande quantidade de produtos. Portanto, uma análise mercadológica garante que o empreendedor terá uma previsibilidade do mercado que poderá anteceder possíveis crises, sendo o mesmo correspondente para fatores econômicos.


Outra vantagem é a obtenção de parceiros de negócios e ampliação do negócio, por meio de investimentos que podem ser realizados. A partir disso, o reconhecimento da empresa no mercado é reconhecido e juntamente com sua marca.

Por fim, esses foram somente alguns benefícios que a internacionalização de empresas oferece, a fim de garantir que cada vez mais negócios possam expandir em novos territórios e ganhar reconhecimento internacional


Como a Domani Consultoria pode te ajudar?


A internacionalização de empresas é um processo que pode trazer diversos benefícios para o seu negócio e alavancar a sua expansão internacional. Atualmente, a Domani Consultoria oferece serviços voltados para exportação e importação de produtos e/ou serviços. Não sabe qual o melhor país para exportar e/ou importar? Podemos realizar uma análise de mercado, que vise identificar fatores mercadológicos, culturais, políticos, econômicos, sociais ou de risco, que assegurem o melhor país para adentrar. Por fim, após delimitar o país, oferecemos serviços como o Estudo de Mercado, Promoção Comercial, Planejamento Burocrático, Planejamento Logístico e Planejamento Financeiro.


Não perca a oportunidade de expandir os negócios e ganhar reconhecimento internacional!


 

Nos siga nas redes sociais!



Instagram: @domaniconsultoria;






Referências Bibliográficas


APEX BRASIL. Quem Somos. Disponível em: https://apexbrasil.com.br/br/pt/sobre-a-apex-brasil.html. Acesso em: 28 jul. 2022.


CONEXO. Financiamento para Exportação, quais são eles? Disponível em: https://conexo.com.br/br/blog/financiamento-para-exportacao-quais-sao-eles. Acesso em: 28 jul. 2022.


INSTITUTE OF BUSINESS EDUCATION. 7 motivos para pensar na internacionalização de empresas. Disponivel em: https://www.ibe.edu.br/7-motivos-para-pensar-na-internacionalizacao-de-empresas/#:~:text=Com%20a%20internacionaliza%C3%A7%C3%A3o%2C%20sua%20empresa,aumento%20do%20custo%20da%20fabrica%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 28 jul. 2022.


PORTAL DA INDÚSTRIA. Internacionalização. Disponível em: Internacionalização - Portal da Indústria (portaldaindustria.com.br). Acesso em: 28 jul. 2022.


PORTAL TRIBUTÁRIO. OS INCENTIVOS FISCAIS AOS EXPORTADORES. Disponível em: http://www.portaltributario.com.br/artigos/incentivosexportadores.htm. Acesso em: 28 jul. 2022.


SANTANDER NEGÓCIOS & EMPRESAS. 5 estratégias de internacionalização de empresas para se inspirar. Disponível em: 5 estratégias de internacionalização de empresas para se inspirar! (santandernegocioseempresas.com.br). Acesso em: 28 jul. 2022.


436 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page