top of page

Conheça os primeiros passos para internacionalizar o seu produto


Pronto para expandir os horizontes além das fronteiras nacionais? A internacionalização de empresas é o sonho de muitos empreendedores, e não é muito difícil entender o porquê. Além de impulsionar o crescimento da sua empresa, o comércio exterior oferece uma oportunidade única de superar crises econômicas internas. 


Você já pensou em importar ou exportar produtos? Sabe quais são os passos necessários para levar a frente a internacionalização do seu negócio? Quer entender melhor como todos esses processos funcionam? Então você está no lugar certo! A Domani Consultoria vai te mostrar quais são os primeiros passos para planejar sua inserção no mercado internacional!


Estude o seu produto


É imprescendível entender como seu produto pode se destacar no mercado global. Para alcançar o sucesso na conquista do mercado internacional, é necessário realizar uma investigação minuciosa sobre a origem do seu produto e avaliar a capacidade de se inserir no comércio exterior. Além disso, é importante estudar os destinos mais estratégicos para obter um maior lucro. Esse fator influencia fortemente em como a sua mercadoria pode se destacar no mercado e como será inserida no país de destino. 


A partir disso, entender os padrões de consumo do seu produto no mercado de destino e analisar a concorrência são os primeiros passos fundamentais para promover sua marca de forma eficaz, agregar valor ao seu produto e se destacar no mercado global. Afinal, a presença de produtos locais semelhantes, com qualidade e preços baixos, pode representar um grande desafio para as suas vendas. Na Domani, por exemplo, fazemos essas análises através do nosso Estudo de Mercado e Promoção Comercial para nortear de forma estratégica como os nossos clientes podem inserir a sua mercadoria no país de destino.


Esteja ciente de todas as barreiras que seu produto possa enfrentar 


Uma das grandes preocupações é a burocracia envolvida no comércio exterior. Os produtos, ao saírem e entrarem em outros países, devem estar em conformidade com as regras e regulamentos alfandegários estabelecidos. Portanto, o cumprimento dessas legislações é de alta relevância para evitar contratempos não apenas para você, como vendedor, mas também para seus clientes e até mesmo para os órgãos governamentais.


Portanto, é indispensável entender quais são os documentos necessários, onde e como obtê-los; quais normas devem ser seguidas e quais instituições que devem ser consultadas durante o processo. Além disso, é essencial estar ciente das plataformas utilizadas para facilitar o comércio exterior entre os países envolvidos. 


Desse modo, pode-se ter uma boa noção dos trâmites a serem realizados por todas as partes, tanto na exportação quanto na importação, assim como o entendimento dos requisitos obrigatórios que o produto deve cumprir e dos custos envolvidos no processo - outro grande passo importante ao considerar o ingresso no mercado internacional! Quer saber mais como funciona toda a burocracia do comércio exterior? Converse com um dos nossos analistas!


Planeje seus custos


Para garantir o sucesso de sua jornada internacional, o planejamento de custos é essencial! Sua relevância se deve a sua influência na determinação do preço final de venda da mercadoria, na competitividade do produto no mercado global e, especialmente, na viabilidade do processo de internacionalização


Nessa perspectiva, é sempre válido analisar as taxas que incidem impostos sobre o produto e ter noção do quanto investir para estar preparado para enfrentar os desafios financeiros da internacionalização e conduzir sua empresa ao sucesso global. 


Portanto, o planejamento financeiro proporciona uma maior noção sobre as variáveis de custo, investimento e financiamento. Dessa forma, há maior segurança e conhecimento em relação tanto aos aspectos transacionais mais adequados a realidade do seu produto quanto na praticabilidade.


Procure especialistas


Como foi visto anteriormente, explorar o mercado internacional não é para amadores! Essa empreitada exige atenção a diversos fatores, como o atendimento às normas reguladoras, seleção dos melhores modais de transporte, contratação de seguros de mercadoria, financiamento, estudo do mercado competitivo, entre outros. 


Diante disso, procurar uma consultoria especializada pode prepará-lo para conquistar o mercado internacional ao facilitar o entendimento dos trâmites e evitar riscos desnecessários no novo investimento! Você ainda tem dúvidas sobre quais são os primeiros passos para adentrar o comércio internacional? Quer saber como potencializar seu sucesso? A Domani Consultoria pode auxiliá-lo em todo processo de exportação e importação. Peça seu diagnóstico já e conheça nossas melhores soluções para você!



 

Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais!








61 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page