top of page

Como exportar cosméticos para animais? Veja os benefícios de contratar os serviços da Domani.


Para internacionalizar a sua empresa é indispensável conhecer o melhor país consumidor do seu produto. A Domani Consultoria oferece uma gama de serviços que possibilita a análise de fatores que assegurem quais os melhores caminhos para uma internacionalização segura do seu negócio. Quer saber mais sobre os processos para exportação e/ou importação de um produto? Entre em contato para realizar seu diagnóstico gratuito!



Mercado Internacional de Cosméticos para Animais: Conheça as vantagens desse mercado em crescimento.


O Mercado Internacional de Cosméticos para animais de estimação está cada vez mais forte, isso pois os pets estão cada vez mais presentes em diversos lares ao redor do mundo, e, com esse crescimento, o setor de pet care, pet food e pet vet está em ascensão nos últimos anos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), entre os anos de 2020 e 2021 a população média de animais domésticos cresceu em 3,6%, com destaque para a predominância de gatos entre os animais que mais estão nas casas brasileiras.

Após a pandemia da Covid-19, o reconhecimento dos benefícios de se ter um animal de estimação cresceu consideravelmente. Com essas mudanças no perfil das famílias brasileiras, os pets se tornaram cada vez mais presentes dentro de casa e os cuidados com a saúde e estética do animal também estão entre os principais investimentos de seus tutores.

Os gastos com cosméticos para animais também se tornaram prioridade dos tutores. O faturamento dessa indústria totalizou R$35,8 bilhões em 2021, enquanto as exportações brasileiras no setor cresceram em 33% entre 2020 e 2021 e as importações em 58,7% entre o mesmo período. No que diz respeito ao faturamento mundial em 2021, o Brasil ocupa a sexta posição nesse setor, tais números evidenciam um cenário positivo para o mercado internacional de cosméticos para animais.



Novas Tendências

Com o mercado internacional de cosméticos para animais em ascensão e inovações no setor, os donos de pets procuram cada vez mais pelo bom preço e produtos que proporcionem comodidade para os animais, como produtos que atuam de forma suave e que relaxem seus pets.

A procura por mercadorias que proporcionam essa sensação de “dia de spa” para os animais de estimação está relacionada com a humanização dos pets, dentre os mais procurados estão os relacionados a saúde bucal, como soluções, pastas e escovas de limpeza dental, além de Àgua micelar, que é muito procurada por proporcionar uma higienização delicada ao bichinho.

Após o alastramento do novo coronavírus e com vista à verticalização dos centros urbanos, os tutores se preocuparam cada vez mais com o bem-estar de seus bichinhos. Como estão vivendo em espaços cada vez menores, as prioridades agora são cuidados relacionados ao Pet Care, com ênfase em produtos relacionados à higiene e que proporcionem melhora na saúde. Um exemplo seriam os tratamentos feitos através da homeopatia para animais, que podem amenizar sintomas de estresse e proporcionar maior qualidade de vida para pet, quando realizados de forma correta.

Com a vida cada vez mais alinhada entre humanos e animais domésticos, a priorização dos tutores pela compra de cosméticos veganos está em alta. Assim como os donos de pet consideram importante utilizar esses produtos no seu dia a dia, também procuram para seus bichinhos cosméticos que valorizem a vida animal e sejam cruelty free.



É um bom momento para internacionalizar meu negócio?

Como vimos, os cosméticos para animais são cada vez mais adquiridos por famílias que têm pelo menos um pet em casa. Os Estados Unidos é o país que mais consome esse tipo de produto no mundo, representando 44% do faturamento mundial em 2021, com maior destaque para Sprays de limpeza para locais específicos como de orelha, máscaras de tratamento e outros tipos de cosméticos. Os donos de animais domésticos priorizam a compra de um produto pelo cheiro, composição e tipo de tratamento para pele e pêlo do animal, sendo bastante utilizados itens a base de Aloe Vera, insumo facilmente encontrado em países tropicais como o Brasil.

Em relação ao faturamento das transações brasileiras, a América Latina é a região mais promissora para a exportação dessas mercadorias, que movimentou, em 2022, 93% de todo faturamento dos produtos mais promissores das linhas de pet care analisados. Entre os países promissores, destacam-se os valores FOB da Argentina com números acima de $20 milhões, Colômbia com $12 milhões, México com $9 milhões, Uruguai com $9 milhões, Paraguai com $6 milhões e Chile com 5 milhões, segundo os dados do Comex Stat para os principais NCMs de pet care.

Com vista na forte expansão desse mercado mundial, é considerável que o momento é de perspectivas promissoras para a internacionalização de empresas que trabalhem com estes produtos, sendo um setor com uma ampla carteira de clientes ao atender demandas tanto de pessoas físicas como de empresas que já atuam no mercado.



Como a Domani pode ajudar?


Tem interesse em internacionalizar seu negócio e não sabe por onde começar? A Domani Consultoria pode te ajudar! Oferecemos serviços voltados para exportação e importação de produtos e/ou serviços. Confira nossas soluções e veja como podemos ser farol para guiar o seu processo de exportação e/ou importação para que ele seja executado com sucesso. Além de uma análise precisa de mercado, que identifique diversos fatores que possibilitem melhor adequação do seu produto ao mercado local, a Domani Consultoria Internacional oferece diversos serviços como o Estudo de Mercado, Promoção Comercial, Planejamento Burocrático, Planejamento Logístico e Planejamento Financeiro.

Confira nossos Cases de Sucesso e entre em contato conosco para um diagnóstico gratuito.



 

Nos siga nas redes sociais!





Instagram: @domaniconsultoria;





Referências Bibliográficas:



ABINPET. Dados de Mercado. Disponível em: <https://abinpet.org.br/dados-de-mercado/>. Acesso em: 9 set. 2022.


EUROMONITOR. Pet Care in Chile. Disponível em: <https://www.euromonitor.com/pet-care-in-chile/report>. Acesso em: 9 set. 2022.


PET BRASIL. De olho no mercado chileno, setor pet brasileiro prevê novas exportações em 2022. Disponível em: <https://petbrasil.org.br/pt/de-olho-no-mercado-chileno-setor-pet-brasileiro-preve-novas-exportacoes-em-2022/>. Acesso em: 08 set. 2022.


COMEXSTAT. Exportações. Disponível em: <http://comexstat.mdic.gov.br/pt/home>. Acesso em: 12/09/2022.

111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page