top of page

Após queda, as importações de azeitona voltaram a crescer. Saiba como aproveitar essa oportunidade!


No início do ano de 2022 o mercado interno de azeitonas não se mostrou tão oportunista quanto o habitual, contudo, desde de maio o setor vem apresentando perspectivas cada vez mais favoráveis. Confira no texto como você, empresário do setor, pode (e deve) aproveitar essa alta no comércio de azeitona.


Importações voltam a crescer


Apesar do Brasil estar na lista dos 5 principais países compradores de azeitona, há alguns meses o setor vinha apresentando queda. Contudo, desde de maio de 2022, o mercado de azeitonas retomou fôlego e dá sinais de grandes crescimentos até o fim do ano.


De acordo com dados do Comex Stat, site de informações comerciais ligado ao Ministério da Economia, no período de janeiro a agosto de 2022 a quantidade de azeitonas importadas foi de quase 80 mil toneladas, enquanto nesse mesmo período em 2021 foram apenas 68 mil toneladas do produto importado. Nota-se, portanto, um ligeiro crescimento da demanda interna por azeitonas, o que representa uma excelente oportunidade para os comerciantes brasileiros que desejam investir na venda da commodity dentro do território nacional.


Para o segundo semestre, as perspectivas são ainda mais animadoras. Com o início da Copa do Mundo FIFA de futebol em novembro e com as tradicionais festas de fim de ano, a demanda nacional por azeitonas tende a subir, uma vez que o produto é majoritariamente consumido como aperitivo pelos brasileiros.


Principais países exportadores


Já há alguns anos, a Argentina vem liderando o ranking dos países que mais exportam azeitonas e derivados para o Brasil. Em 2021 foram aproximadamente 55 mil toneladas do produto vindas da nação vizinha, e neste ano, até o mês de agosto, foram 47,5 mil toneladas, representando mais de 60% do total importado. Em sequência, está o Peru ocupando a segunda posição com 20,7% das vendas, seguida do Egito com 11,43% e Espanha com aproximadamente 6%.


O que isso representa para a minha empresa?


Um aumento significativo nas importações de um produto é um indicador confiável de que os consumidores estão mais receptivos e demandando mais do produto. Dessa forma, um aumento generalizado na demanda pode ser uma oportunidade de maiores lucros para os empresários do setor.


Além disso, no que diz respeito ao comércio de azeitonas, o Brasil é tradicionalmente um dos mais importantes países compradores da commodity, de acordo com o Conselho Oleícola Internacional, o que indica uma demanda interna constante pelo produto. Logo, apesar de alguns momentos em queda, o mercado de azeitonas já demonstrou rápida recuperação e boas perspectivas futuras, tornando-se, portanto, um bom investimento comercial para o seu negócio.


Como a Domani pode te ajudar?


Possui interesse em azeitonas ou outros produtos, mas não sabe por onde começar? A Domani Consultoria Internacional está aqui para te ajudar! Nós entendemos que dar os primeiros passos no comércio exterior nem sempre é um processo simples, mas a Domani Consultoria já está no mercado há 27 anos e possui bastante experiência para te guiar na tão sonhada internacionalização da sua empresa. Confiranossas soluções e cases de sucesso, e peça o seu diagnóstico gratuito para começar ainda hoje o seu processo de exportação e/ou importação.


 

Nos siga nas redes sociais!



Instagram: @domaniconsultoria;










100 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page