top of page

Sustentabilidade no Comércio Exterior

A questão da interface entre o meio ambiente e o comércio exterior ganhou importância a partir da Conferência sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992. Dessa maneira, evidenciou-se uma necessidade de conciliar os interesses entre o avanço do comércio e medidas para a proteção do meio ambiente, seja por meio de leis ou de acordos internacionais ambientais. Em conformidade com esse novo pensamento, torna-se essencial adotar uma postura mais sustentável em relação à utilização dos recursos naturais, além de se atentar à exigência cada vez maior entre os consumidores acerca da origem de seus produtos e dos efeitos de sua produção no meio ambiente.


Vantagens da Sustentabilidade para sua Marca

  • Publicidade Positiva: Há uma conscientização cada vez mais ampla acerca da imagem de uma marca. Dessa maneira, os consumidores tornam-se mais exigentes sobre os processos produtivos da empresa, atentando-se à testagem dos produtos em animais, às condições de trabalho e aos impactos causados ao meio ambiente. Por esse motivo, uma empresa que se preocupa com o âmbito social e ambiental e adota medidas para combater esses impactos destaca-se no mercado consumidor.

  • Atração de Novos Mercado: A preocupação com a imagem da empresa perante a sociedade traz ainda outro benefício: o interesse de potenciais investidores. Desse modo, a organização se torna uma possível parceria de negócios, com chances de expansão de mercados. Tal efeito é comum, já que os investidores sabem que os modelos de negócios pautados no desenvolvimento e consumo sustentável são muito promissores.

  • Incentivos Fiscais: O Governo busca fomentar práticas sustentáveis - tanto ambientais, quanto sociais - a partir de benefícios fiscais a fim de garantir a sustentabilidade financeira. Afinal, a desoneração fiscal de setores que atuam com a economia limpa já é prevista pela Constituição Federal.

  • Vantagem Competitiva: Atualmente, consumidores e clientes podem atuar tanto como aliados quanto inimigos das marcas. Assim, as empresas que assumem o compromisso de praticar e divulgar suas ações direcionadas a um mundo melhor reforçam a imagem do seu negócio, trazendo publicidade positiva e aumentando sua competitividade no mercado.


Selos e Certificados


Os selos de sustentabilidade, ou selos verdes, são certificações que comprovam que uma empresa tem metodologias e processos de desenvolvimento de produtos, além de infraestruturas, sustentáveis. Esses certificados são importantes para as marcas ao passo que, em decorrência da maior consciência ecológica dos consumidores, os atributos ambientais tornaram-se um dos diferenciadores na escolha de produtos. Alguns exemplos dos principais selos são:

  • Sistema B: Certifica empresas que buscam em sua essência e ações a resolução de problemas sociais e ambientais. São levados em consideração 4 aspectos da empresa: governança, funcionários, meio ambiente e comunidade. O modelo de negócios e o objetivo da empresa devem estar de acordo para a melhoria contínua destes 4 aspectos;

  • Rainforest Alliance: Atesta a preocupação da sustentabilidade em agronegócios, florestas e ambientes turísticos, através da economia, meio ambiente e sociedade. Tem como objetivo definir práticas agrícolas que causem o menor impacto possível à saúde dos consumidores, e também estabelecer normas para gestão do meio ambiente e dos trabalhadores envolvidos com a atividade produtiva;

  • FSC: Este selo busca comprovar e promover uma gestão florestal responsável e o uso racional da floresta, a partir de várias normas denominadas Princípios e Critérios, que pretendem garantir a longo prazo a existência da floresta.

Impactos da Internacionalização nos ODS


Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial, adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015. É composta por 17 objetivos a serem atingidos até 2030. Entre esses objetivos, alguns encaixam no escopo das operações internacionais, como, por exemplo:

  • 8 - Trabalho decente e crescimento econômico;

  • 9 - Indústria, inovação e infraestrutura;

  • 12 - Consumo e produção sustentáveis.

Dessa maneira, a Domani Consultoria Internacional tem como premissa de que cada projeto de internacionalização que executamos, possui impacto direto na Agenda 2030 por incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, além de promover o desenvolvimento que apoie as atividades produtivas, geração de emprego decente e empreendedorismo.


Como a Domani pode te ajudar?


Consciente da importância e dos impactos positivos da sustentabilidade no cenário internacional - especialmente para o Brasil - a Domani pode ajudar você, produtor ou empresário, no seu processo de internacionalização.

Gostaria de entender mais sobre as especificações de determinado país para a entrada de seu produto, além dos costumes de seus consumidores? Interessado em conhecer quais selos e certificados podem ser adquiridos para a promoção da sua marca no mercado externo? Nosso Estudo de Mercado e nossa Promoção Comercial abarcam todos esses pontos e promovem uma análise completa para lhe oferecer maior segurança na escolha de seu destino e na melhor forma de promoção do seu produto.

Dessa forma, oferecemos ao cliente toda a informação necessária para que a inserção de seu produto no mercado internacional seja realizada de forma eficaz. Nosso objetivo é ser o farol para a internacionalização de empresas, e será um prazer prover o conhecimento necessário para a sua importação ou exportação.

 

867 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page