• Pedro Augusto

Riscos logísticos no comércio exterior


Em março de 2021, um navio cargueiro bloqueou o Canal do Suez, um dos trajetos marítimos mais importantes do mundo para o comércio exterior. Esse episódio gerou transtornos que afetaram economias ao redor do mundo e escancaram um dos vários problemas que podem acontecer no transporte de produtos voltados para exportação ou importação.

A cadeia logística internacional é caracterizada por apresentar riscos que devem ser analisados cuidadosamente, no intuito de evitar contratempos nos processos de importação e exportação. Isso é importante pois essas adversidades podem gerar prejuízos indesejáveis. Logo, a Domani Consultoria Internacional, em sua missão de ser o farol para a internacionalização de empresas, expõe alguns riscos considerando as particularidades da logística mundial.


Roubo de Cargas


No Brasil, o modal rodoviário apresenta o maior risco quanto a roubos de cargas. Apesar do esforço de órgãos responsáveis pela fiscalização desse modal, essa realidade é presente pelo fato de que grande parte das rodovias nacionais não possuem a segurança necessária para evitar esse tipo de problema. Outro modal que também está sujeito a riscos de roubo de carga é o modal aquaviário/marítimo. Esse problema acontece, principalmente, em zonas portuárias com grande fluxo de mercadorias, visto que elas recebem grandes quantidades de contêineres. Diante disso, é essencial não só analisar o trajeto interno da mercadoria para escolher as melhores rotas, seja no Brasil ou no outro país envolvido na comercialização, mas também se atentar à confiabilidade das empresas que farão esse percurso.


Extravios, Avarias e Multas


Os extravios se referem às situações em que há perda total ou de uma parte da mercadoria. Por outro lado, as avarias estão relacionadas com os danos que podem alterar a qualidade do produto ou da embalagem como, por exemplo, os amassamentos ou variações de temperatura. Esses problemas geralmente são causados por erros de armazenagem e de transporte, sobretudo em longos trajetos. Portanto, é imprescindível garantir que as embalagens dos produtos sejam eficientes para garantir a resistência da mercadoria e evitar os problemas citados. Além disso, outro risco é a incidência de multas devido ao descumprimento de normas e legislações que regem o comércio exterior, o que revela a necessidade de profissionais que ajudem no processo de internacionalização.


Demurrage/Sobreestadia


A Sobreestadia, ou Demurrage, corresponde a uma contraprestação paga pelo importador em situações que um contêiner fica no terminal além do prazo estabelecido para o embarque e o desembarque das mercadorias que é constatado no documento conhecido como Bill of Landing, muito importante no que diz respeito à fiscalização no comércio exterior. Diante disso, a Sobreestadia geralmente é aplicada a cargas que apresentam problemas de documentação ou atrasos no pagamento de impostos ou tarifas, pois esses contratempos contribuem para o atraso nos procedimentos burocráticos que ocorrem na chegada ou saídas das mercadorias.


Queda de Contêineres


Nos últimos anos, o número de acidentes marítimos vem batendo recorde e, por isso, a queda de contêineres é cada vez mais recorrente no transporte de mercadorias para o comércio internacional. Esse problema causa enormes prejuízos para os agentes envolvidos na cadeia logística mundial, além de causar danos consideráveis ao meio ambiente. Prever acidentes marítimos ou catástrofes naturais durante o trajeto é de certo modo complicado, isso revela a importância de proteções securitárias no comércio exterior.


Considerações Finais


Analisando os riscos apontados, a contratação de seguros nacionais e internacionais se torna indispensável para garantir uma importação ou exportação bem sucedida. Além disso, é fundamental se atentar às legislações não só do Brasil, mas também de outros países envolvidos no processo. Por fim, é válido ressaltar que a logística internacional requer cuidado especial no momento de contratar uma transportadora e seguradora, nesse sentido é crucial buscar por empresas bem avaliadas nesse ramo.


Como a Domani pode te ajudar?


Possui interesse em internacionalizar o seu produto? A Domani Consultoria Internacional pode te mostrar a melhor forma de realizar sua exportação ou importação de maneira segura e autônoma! Nossas soluções personalizadas auxiliam desde o momento de escolha dos melhores mercados para o seu produto, até a análise dos principais requisitos exigidos para que o processo ocorra. Vale ressaltar que temos um serviço voltado diretamente para a logística da exportação ou importação em que analisamos os processos envolvidos em todo o trajeto da mercadoria, incluindo uma análise a respeito dos riscos logísticos que estarão envolvidos. Quer saber mais sobre o comércio exterior? Entre em contato conosco!



 


Nos siga nas Redes Sociais!


LinkedIn: Domani Consultoria Internacional (link);


Instagram: @domaniconsultoria (link);


Facebook: Domani Consultoria Internacional (link).



306 visualizações0 comentário