top of page

Perspectivas da crise logística mundial

Atualizado: 26 de jul. de 2022


O comércio internacional após 2020


O comércio internacional, afetado pela pandemia de coronavírus desde 2020, encontra-se em um momento delicado, principalmente devido ao aumento dos preços tanto de produção para os fornecedores quanto de compra para os receptores de produtos. Todavia, há uma tendência para que esses custos retornem à sua conjuntura inicial pré-lockdown, ainda que situações esporádicas acabem interferindo drasticamente nas exportações e importações mundiais, como conflitos geopolíticos ou novas ondas de contágio da COVID-19. Tais cenários ganham notoriedade especial quando atingem superpotências como os Estados Unidos da América, China e Rússia.


O início dessa adversidade, que é observada ainda hoje nas transações comerciais internacionais, se deu quando no auge da crise pandêmica houve o fechamento e redução da capacidade portuária e, por conseguinte, a diminuição na quantidade de navios em operação. Em contrapartida, durante o lockdown as vendas de produtos tiveram um aumento singular - principalmente bens de consumo . Dessa maneira, a alta demanda decorrente do aumento das vendas em conjunto com a proporcionalmente baixa disponibilidade de transporte marítimo aumentou os preços dos fretes. Além desses, outros custos logísticos tiveram um encarecimento significativo, com a alta de combustíveis e o valor das embarcações.


Crise logística e o agronegócio


No que diz respeito ao agronegócio, contrariamente a diversos outros setores da economia nacional, houve um aumento expressivo dos fluxos comerciais. De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), em 2021 esse setor teve a maior participação no PIB brasileiro desde 2004, representando 27,53% do total nacional. O principal fator para esse aumento foi a valorização do dólar americano e o aumento do consumo chinês por commodities durante a pandemia. Entende-se, portanto, que essa esfera econômica não foi profundamente afetada pelo aumento dos custos logísticos das exportações, afinal, por mais que tenha sido atingida, ainda saiu em superávit, criando assim um cenário benéfico para os exportadores brasileiros da agropecuária.


Perspectivas futuras


Apesar de todas essas adversidades, estão surgindo cada vez mais possibilidades de recuperação diante das incertezas do mercado internacional. Em junho de 2022 a plataforma Project44 - uma das principais plataformas que conectam exportadores e importadores - publicou um comunicado relatando que o Porto de Santos está funcionando com um bom fluxo de exportações e importações, em razão de sua crescente eficiência logística. Com isso, o tempo de espera de contêineres está estável, diferentemente do que vinha ocorrendo nos meses anteriores.


Em suma, as perspectivas para o segundo semestre de 2022 já começam a melhorar, não só para as exportações como também para as importações, devido à alta eficiência de portos como o de Santos. Dessa maneira, espera-se que o segundo semestre de 2022 seja marcado por uma recuperação gradual dos fluxos comerciais internacionais. Isso posto, os fretes tendem a se estabilizar depois das recentes oscilações nos primeiros meses do ano, assim oferecendo melhores oportunidades para que novos produtos sejam comercializados globalmente.


Em que a Domani Consultoria Internacional pode te ajudar?


A Domani Consultoria Internacional acompanha todas as mudanças no mercado internacional de perto, através de nossas Análises de Conjuntura. Ademais, a partir de nossas soluções, indicamos para os clientes não só a melhor oportunidade para exportar ou importar, como também os melhores países parceiros por meio de nosso Estudo de Mercado. Enfim, para facilitar os trâmites envolvendo o transporte, nosso Planejamento Logístico mostrará o melhor caminho para que a mercadoria chegue ao seu destino em segurança.


Quer saber mais dessas e de nossas outras soluções? Veja mais em Nossas Soluções e Cases de Sucesso, e entre em contato para mais informações!


 

Nos siga nas redes sociais!


Instagram: @domaniconsultoria;





Referências


CANAL AGRO. Crise logística: preços de navios e fretes disparam. Disponível em: <https://summitagro.estadao.com.br/comercio-exterior/crise-logistica-precos-de-navios-e-de-fretes-disparam/>. Acesso em: 19 de julho de 2022.


CLICK PETRÓLEO E GÁS. Plataforma global Project44 comprova boa logística de exportação e espera de contêineres estável no Porto de Santos. Disponível em: <https://clickpetroleoegas.com.br/plataforma-global-project44-comprova-boa-logistica-de-exportacao-e-espera-de-conteineres-estavel-no-porto-de-santos/. Acesso em: 20/07/2022.


NEW HOLLAND. Entenda quais foram os impactos da pandemia no agronegócio brasileiro. Disponível em: <https://www.consorcionewholland.com.br/blog/entenda-quais-foram-os-impactos-da-pandemia-no-agronegocio-brasileiro>. Acesso em 20 de julho de 2022.



97 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page