top of page

O que saber para exportar?

Atualizado: 9 de fev.

Antes de iniciar um processo de internacionalização de empresa é preciso levar em consideração uma série de variáveis. Dúvidas como “Estou pronto para exportar?”, “Minha empresa tem condições de iniciar um processo de exportação?” e “Quais os passos para a internacionalização?” são comuns surgirem, por isso a Domani Consultoria tem como objetivo sanar essas dúvidas por meio desse blog.

A princípio, é muito importante que os profissionais que irão atuar nas transações internacionais tenham treinamentos sobre os processos de internacionalização, para que possam colocar em prática de maneira segura e autônoma, sem que tenham riscos durante o processo de negociação.

Além disso, é essencial que a empresa possa escolher a melhor forma de trabalhar tanto com relação às questões financeiras, quanto à garantia de recebimento da mercadoria, assim faz-se necessário o amplo entendimento acerca das questões burocráticas, logísticas e financeiras.

Entender quais são os órgãos nacionais e internacionais que atuam no processo, as padronizações e convenções e as modalidades de pagamento como aspectos principais do comércio exterior.


Cenário Internacional

Será necessário acompanhar o desenvolvimento das economias dos principais países com um importante potencial de negócios para a exportação da empresa, acordos internacionais, fluxos de comércio, entre outras coisas, para identificar as melhores regiões do mundo em termos de competitividade.


Logística

Conhecer a fundo a estrutura de custos desde o armazém da empresa até o destino final é essencial para que o produto seja competitivo. Por exemplo, é necessário estar atento na preparação de documentos alfandegários, na escolha dos modais de transporte, no armazenamento do produto, nos canais de envio e distribuição e na legislação brasileira e estrangeira. Uma logística mal feita pode atrapalhar – e muito – seu processo de exportação.


Política alfandegária

Cada país tem procedimentos específicos nas alfândegas e os entraves no processo de exportação podem ser enormes se não se conhecer bem a “mecânica” das aduanas.

Para o Brasil, a atividade exportadora tem também importância estratégica, pois contribui para a geração de renda e emprego, para a entrada das divisas necessárias ao equilíbrio das contas externas e para a promoção do desenvolvimento econômico. Contudo, para alguns países lá fora são impostas barreiras na entrada de produtos, justamente para proteger similares domésticos.


Financiamento

O processo de exportação é extremamente custoso. Documentações específicas, impostos e transporte são custos inevitáveis do processo. É necessário ter uma boa estimativa de quanto todo processo irá custar, justamente para chegar preparado e evitar qualquer dor de cabeça. Por essa razão, o financiamento de um processo de exportação deve ser pensado a longo prazo.


Conhecimento do produto

Cada produto no mercado internacional possui uma codificação específica, uma espécie de CPF. No âmbito global, temos o SH6, que são seis dígitos que definem diferentes produtos no mercado internacional. Além disso, também há o NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul), 8 dígitos que definem qual é a sua mercadoria no cenário internacional. A diferença entre as duas codificações citadas é somente a abrangência; o SH6 abrange mais produtos que o NCM.


Estar ciente da nomenclatura estrangeira do seu produto é essencial para conseguir se lançar no mercado internacional!


Conhecimento de mercado

Para ter uma exportação de sucesso, é preciso ter uma boa noção de como funciona o mercado de envio do seu produto. “Quais são os produtos semelhantes ao meu no mercado lá fora?” e “Como meu produto é consumido em determinado país? Qual parte da população o consome?” são só algumas das perguntas que devem ser respondidas para saber se seu produto conseguirá ter receptividade no mercado internacional. Ter essa noção de mercado é essencial para conhecer concorrentes e firmar possíveis parcerias.



Está interessado em exportar? A Domani Consultoria Internacional pode te ajudar em todos os aspectos mencionados. Marque já um diagnóstico gratuito e mergulhe no comércio internacional!


Para mais novidades, nos siga nas redes sociais!




 

Referências

B21. Como saber se estou pronto para exportar. Acesso em: https://b21importexport.com/como-saber-se-estou-pronto-para-exportar/


Governo Federal. NCM - Nomenclatura Comum do Mercosul. Disponível em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/aduana-e-comercio-exterior/classificacao-fiscal-de-mercadorias/ncm. Acesso em: 24 de outubro de 2023


118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page