top of page

Conheça o sucesso do açúcar brasileiro no comércio exterior

açúcar é uma das commodities agrícolas mais negociadas globalmente, que desempenha um papel vital nas economias de diversos países, incluindo o Brasil, e impacta a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo, garantindo seu sucesso no comércio exterior. Você já pensou em exportar esse produto e alcançar o sucesso global? Neste blog, vamos desvendar o mercado internacional do açúcar, destacando as suas tendências, desafios e oportunidades para você expandir o seu negócio nesse setor.


Destaque do açúcar brasileiro


O Brasil se destaca como o maior produtor e exportador de açúcar do mundo. Em 2023, os maiores parceiros comerciais do Brasil nas exportações de açúcar foram a China, Índia, Argélia, Indonésia, Arábia Saudita, Marrocos, Nigéria e Bangladesh. Esse padrão mostra que os principais destinos são países africanos e asiáticos, que, apesar de serem grandes produtores, precisam importar a commodity devido à alta demanda e às variações climáticas que afetam suas produções.


Nesse mesmo ano, o Brasil registrou recordes históricos, adquirindo uma receita de US$ 15,747 bilhões de exportação e uma quantidade de 31,37 bilhões de toneladas de açúcar, segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária. Nos primeiros quatro meses de 2024, as exportações brasileiras quase dobraram em comparação ao mesmo período de 2023, devido às dificuldades enfrentadas pela produção de açúcar na Índia e Tailândia, impactadas pelo fenômeno climático El Niño, que diminui a competitividade do produto e trouxe uma melhor colocação do Brasil no comércio exterior.


Diante das incertezas e baixas estimativas para a produção asiática, o preço do açúcar atingiu pico em novembro de 2023, chegando a US$ 27,950 por libra, que demonstra não só uma alta demanda do produto, mas também um cenário lucrativo para exportadores brasileiros. Esta alta foi impulsionada pela bem-sucedida safra de cana-de-açúcar no Brasil, conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Contudo, com a recuperação da produção na Índia e Tailândia, as novas estimativas de alta oferta no mercado fizeram o preço internacional do açúcar cair, demonstrando a volatilidade de seus preços e a dinamicidade de seu mercado.

Apesar da recuperação da produtividade dos competidores asiáticos, o cenário global tem se mostrado bastante rentável para os exportadores brasileiros, devido ao grande aumento das exportações nos primeiros meses de 2024.


Desafios e oportunidades


Entre os principais desafios enfrentados pelo mercado global de açúcar estão as mudanças climáticas, que resultam em secas, inundações e temperaturas extremas, afetando negativamente a produtividade das safras. A produção de açúcar na Ásia, por exemplo, tem sido prejudicada por alterações no regime de chuvas e, diante das incertezas e baixas estimativas para a produção asiática, o preço do açúcar brasileiro atingiu um pico em novembro de 2023. Consequentemente, o Brasil aumentou suas exportações, aproveitando a alta demanda e os preços elevados no mercado internacional. Ademais, essa alta no preço do produto se faz visível no aumento do preço médio do açúcar nas exportações brasileiras, que desde 2021 só tem crescido. Segundo os dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), esse sucesso também foi impulsionado pela bem-sucedida safra de cana-de-açúcar no Brasil.


Além disso, mudanças nos hábitos de consumo e preferências dos consumidores também influenciam a demanda por açúcar. Em países desenvolvidos, há uma tendência de redução do consumo per capita e um aumento na demanda por alternativas mais saudáveis, como adoçantes naturais, devido aos malefícios do consumo excessivo de açúcar.


Esse fator cria a necessidade de estudar melhor o produto e saber como promovê-lo no exterior de forma estratégica. Quer saber como? A Domani te ajuda! Converse com um dos nossos analistas agora mesmo e não tenha dor de cabeça para expandir seu negócio!


Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária (2024)


Perspectivas para o futuro


Segundo a Conab, a produção de açúcar do Brasil deverá atingir um recorde de 46,29 milhões de toneladas na safra 2024/25, um crescimento de 1,3% em relação ao ciclo anterior. Apesar das expectativas de uma safra de cana-de-açúcar menor, o Brasil continua a se destacar no cenário global. Esse panorama apresenta uma grande oportunidade para pequenos e médios produtores expandirem seus negócios e se destacarem no comércio exterior. Quer saber como a Domani pode te auxiliar a ingressar no mercado internacional de açúcar? Não perca tempo e solicite um diagnóstico!


Assim, nota-se que, apesar do mercado internacional do açúcar ser complexo e apresentar desafios como a volatilidade de preços e preocupações com a sustentabilidade, o cenário também oferece oportunidades emocionantes para inovação e crescimento nas exportações brasileiras.


Aproveite as oportunidades do mercado


Se você deseja explorar as oportunidades no mercado internacional de açúcar, a Domani Consultoria Internacional é a parceira ideal. Com 28 anos de experiência, oferecemos expertise em regulamentações, análise de mercado, promoção comercial e muito mais. Tudo para maximizar lucros e minimizar riscos da sua empresa. Conte conosco para desbloquear o potencial do seu empreendimento no mercado global de açúcar. Descubra o potencial da sua empresa com um diagnóstico gratuito!



 

 

Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais!






Referências:


CONAB. Safra Brasileira de Cana-de-Açucar. Disponível em: https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/cana. Acesso em: 29 de maio de 2024.


MIDIC. Exportação e importação Geral. Comexstat. Disponível em: http://comexstat.mdic.gov.br/pt/geral>. Acesso em: 13 maio. 2024.



SÁ, Claudio. Tendências e perspectivas do mercado global de açúcar: uma análise da Hedgepoint. Revista Cultivar. Disponível em: <https://revistacultivar.com.br/noticias/tendencias-e-perspectivas-do-mercado-global-de-acucar-uma-analise-da-hedgepoint>. Acesso em: 15 maio. 2024.


SHISLENY, Gomes. Exportações brasileiras de açúcar estão em alta em 2024; saiba o motivo. Agro2. Disponível em: <https://agro2.com.br/agronegocio/exportacoes-brasileiras-de-acucar-estao-em-alta-em-2024-saiba-o-motivo/>. Acesso em: 27 maio. 2024.





58 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page