top of page

Comércio Exterior e o Brasil no cenário mundial

O que é Comércio Exterior

Em linhas gerais, o comércio exterior, ou COMEX, pode ser definido como o conjunto das transações comerciais entre diferentes nações, sendo caracterizado por dois tipos principais de operação: importação - compra de mercadorias ou serviços estrangeiros - e pela exportação - venda de produtos ou serviços nacionais para outros países.Em linhas gerais, o comércio exterior, ou COMEX, pode ser definido como o conjunto das transações comerciais entre diferentes nações, sendo caracterizado por dois tipos principais de operação: importação - compra de mercadorias ou serviços estrangeiros - e pela exportação - venda de produtos ou serviços nacionais para outros países.

A importância do comércio exterior reside no fato de que as economias nacionais não são capazes de produzir todos os produtos de que necessitam, fazendo com que as empresas se especializem na produção de bens e serviços em que alcançam maior competitividade. Assim, fatores cambiais, recursos naturais e até mesmo a posição geográfica influenciam nessa especialização, que resulta em um intercâmbio de mercadorias e serviços com empresas de outros países. Essa concepção vem desde a Idade Moderna (séc. XV - séc. XVIII) e tomou novo fôlego com o advento da fisiocracia e o liberalismo econômico, que perceberam o comércio como o motor do crescimento econômico mundial.

Os fluxos comerciais, desde então, tornaram-se cada vez mais intensos, assim como os fluxos de capitais. Por isso, foi necessário o desenvolvimento de padrões, normas e procedimentos que regulassem tais fluxos. Primeiramente, consolida-se um regime referente aos capitais e investimentos, institucionalizado no Sistema Financeiro Internacional, composto por Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional durante Bretton Woods (1944). Em seguida, procura-se criar uma entidade para a regulação do comércio internacional, que culmina no GATT (General Agreement on Tariffs and Trade) em 1947 e a ITO (International Trade Organization), precursora da Organização Mundial do Comércio (OMC). Assim, atualmente, o comércio exterior é regido por regras e normas estabelecidas através de acordos negociados entre os países e controladas por diversos órgãos internacionais, como a OMC e a CCI (Câmara de Comércio Internacional). Além disso, cada país determina suas próprias leis e regras, de forma que não entrem em conflito com as normas internacionais.


Um outro conceito importante que deriva do comércio exterior é o de balança comercial, a qual é definida pela diferença entre o total das exportações e das importações de um país. Dessa forma, tem-se uma balança comercial superavitária quando as exportações superam as importações, e uma balança deficitária quando o inverso acontece. A busca pela balança comercial superavitária está diretamente relacionada a diversas políticas que os países instituem, principalmente quando nos referimos ao protecionismo, através de tarifas ou barreiras não-tarifárias.

Pode-se ressaltar, ainda, que fatores políticos, sociais e culturais, além dos econômicos, podem justificar a realização do comércio exterior. Além disso, operações de importação e exportação constituem um elemento essencial ao desenvolvimento de determinadas economias ou regiões. As exportações, por exemplo, podem impactar o setor terciário da economia local através do aumento da demanda por serviços, elevando os níveis de renda e de emprego da população, e contribuindo para o crescimento econômico do país.



O Comércio Exterior Brasileiro


O panorama do comércio exterior brasileiro tem mudado muito nos últimos anos, de modo que o Brasil conseguiu atingir um maior nível de diversidade e complexidade no que tange às suas exportações. Enquanto que até a década de 60 nossa exportação era restrita a produtos primários (como café, cacau, algodão, fumo, açúcar, madeiras, carnes e minérios), a partir dos anos 90, houve um enorme crescimento na exportação de produtos industrializados e processados (semimanufaturados). Hoje, somos a 9ª maior economia do mundo, de acordo com o ranking mundial baseado no Produto Interno Bruto (PIB) realizado pelo Banco Mundial em 2018, e nossa pauta de exportação de industrializados e processados vai desde calçados, tecidos, combustíveis, bebidas, alimentos industrializados, armamentos e produtos químicos, até veículos de todo porte (bem como suas respectivas peças de reposição) e aviões.

Atualmente, o Brasil é um dos 25 maiores exportadores do mundo e, dentre os principais parceiros comerciais, encontram-se: a União Europeia - principalmente Alemanha, Itália, França, Espanha e Holanda - Estados Unidos, Argentina, Japão, Paraguai, Uruguai, México, Chile, China, Singapura, Coreia do Sul e Índia.

Já no que tange às importações, que antigamente eram compostas basicamente por produtos manufaturados, hoje também apresentam uma gama mais variada de produtos, incluindo combustíveis, minérios, trigo, carne, bebidas, artigos de informática, telefonia, máquinas, motores, material elétrico, produtos químicos, insumos agrícolas, automóveis, tratores, peças, eletroeletrônico, e etc. Os principais exportadores de produtos para o Brasil são: China, Estados Unidos, Argentina, União Europeia, Coreia do Sul, México, Japão e Índia.


Mais informações e notícias acerca do comércio exterior brasileiro podem ser encontradas através do site oficial do governo Invest & Export Brasil (http://www.investexportbrasil.gov.br/).



A Domani e o Comércio Exterior


A Domani possui como um de seus propósitos fomentar o comércio exterior através do serviço de consultoria em internacionalização, desenvolvendo projetos personalizados de importação e exportação. Dessa forma, auxiliamos nossos clientes a escolherem os melhores mercados, as melhores empresas e os melhores produtos, indicando o caminho ideal para a inserção no mercado internacional. Portanto, se você é um produtor ou empresário e busca inovação, dinamização e expansão do seu mercado, a internacionalização da sua marca através do comércio exterior é uma excelente alternativa. Tem interesse? Então, entre em contato com a gente através do e-mail comercial@domaniconsultoria.com para conhecer melhor nossos serviços e as soluções que podemos desenvolver especialmente para você.

E essa foi só uma pequena introdução acerca do Comércio Exterior que, por ser bastante complexo e dinâmico, abarca diversos temas muito interessantes. Portanto, fique de olho no nosso site, que tem muita coisa legal vindo por aí.

3.975 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page