Cartilha de Vocabulário

Cartilha de Vocabulário

Tem como objetivo ser um material educativo e de consulta para os membros da Domani Consultoria Internacional, empresa júnior de Relações Internacionais da Universidade de Brasília. Os termos e expressões explicados a seguir são caracterizados como racistas, machistas e reforçam estereótipos criados a partir de um pré julgamento, devendo ser evitados e substituídos por sinônimos mais convenientes ou mesmo retirados do uso cotidiano.

As primeiras manifestações do racismo aconteceram durante a época da escravidão, período em que brancos acreditaram serem superiores aos negros unicamente pela cor da pele. Apesar desse período ter se encerrado há 132 anos, resquícios do racismo escancarado da época ainda resistem e afirmam o racismo estrutural que se manifesta

de diversas formas, sendo uma delas expressões tratadas nesta cartilha.

Da mesma forma, podemos pensar sobre o machismo. Uma prática milenar que, ainda hoje, se manifesta por meio de atitudes e expressões baseadas na suposta superioridade do gênero masculino e oriundas de sociedades patriarcais.

Muito se evoluiu desde os primeiros protestos femininos no século XIX, que se popularizaram nos anos 1970 com o movimento feminista, contribuindo para que mulheres tivessem acesso aos seus direitos e pudessem mudar suas realidades. Vale destacar que a cartilha não segue nenhuma ideologia e que feminismo não é o contrário de machismo, uma vez que não promove a superioridade do gênero feminino, e sim a tomada de medidas igualitárias entre eles.

Nesta cartilha buscamos apontar expressões que reforçam estereótipos, baseados em concepções pré estabelecidas. Muitas delas reforçam o que seria classificado como “normal”, esquecendo o que é ser “natural”. São resultado de uma sociedade que valoriza o padrão de beleza em detrimento de outras qualidades.

 

Portanto, a Cartilha de Vocabulário da Domani Consultoria Internacional busca contribuir para um ambiente mais diverso e justo, promovendo o respeito e as boas práticas no dia a dia da empresa. Devemos então aproveitar a nossa posição enquanto jovens e nos educar visando promover a mudança a partir do exemplo.

Demais informações sobre a Cartilha de Vocabulário, podem ser encontradas no PDF que consta neste link.

WhatsApp Image 2021-04-15 at 6.06.13 PM.