top of page

Mercado Internacional de Mel

De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o mel brasileiro obteve crescimento significativo em suas exportações no primeiro semestre de 2020, apresentando 15,2 milhões de dólares de aumento em relação a 2019. Segundo a ABEMEL - Associação Brasileira dos Exportadores de Mel, um dos fatores responsáveis por esse crescimento é a atual pandemia da Covid-19, que incentivou a adoção de hábitos de alimentação mais saudáveis e, consequentemente, uma maior procura por mel em nível mundial.

Tal fenômeno reflete indícios de um cenário positivo no que tange as exportações brasileiras, principalmente considerando que 60% da produção de mel no país se destina ao mercado internacional, com a maior parte (54% do total) exportada para a América do Norte, de acordo com a ABEMEL. Ademais, fica evidente a dependência da comercialização da oferta para o mercado externo, sendo reflexo de menores hábitos de consumo por parte do mercado interno, no qual as indústrias optam pelo uso de açúcares semelhantes de menor custo.


Principais Origens e Destinos


De acordo com o laboratório Comtrade, base de dados das Nações Unidas, o mel natural brasileiro cresceu progressivamente em quantidade exportada entre 2015 e 2019, e tem como principais destinos os Estados Unidos - que importou US$ 54,2 milhões, em 2019 -, Canadá e países da União Europeia (UE) - que, como bloco, já foi a maior importadora de mel do mundo, comprando 200.000 toneladas do produto em 2016 -, de acordo com dados apresentados pela ABEMEL e pela UE.


No Brasil, alguns estados são destaque na exportação de mel e representam o crescimento no setor. No Ceará, as exportações cresceram em 35% entre janeiro e setembro de 2020, em comparação ao mesmo período no ano passado, segundo o Governo do estado. Contudo, é o Paraná que lidera o setor, com um avanço de 57% no primeiro semestre de 2020, comparado ao volume exportado no mesmo intervalo de 2019.


A Importância da Sustentabilidade e Origem Comprovada

Para obter sucesso nas exportações, também é importante observar as tendências e demandas do mercado. Na comercialização de mel, os consumidores têm se preocupado cada vez mais com a origem dos produtos e procuram por alimentos orgânicos e naturais. Nos Estados Unidos, por exemplo, segundo o jornal estadunidense The Economist, a demanda por mel aumentou, mas a produção não seguiu o mesmo ritmo e, por isso, as importações - incluindo as vindas do Brasil - cresceram. Entretanto, o produto é um dos mais fraudados no país - devido aos baixos preços e a capacidade de suprir a demanda -, o que torna a exigência dos consumidores maior no momento de identificação e comprovação da autenticidade do mel.


De acordo com a ABEMEL, o diferencial do mel brasileiro no mercado externo é justamente o mel natural orgânico, sendo o único produtor global deste tipo de produto por anos. Porém, com o aumento da presença de produto falsificados, mais países, como México e Argentina, passaram a se preocupar em certificar e garantir a autenticidade de seus produtos. Essa maior concorrência enfatiza a necessidade dos produtores brasileiros observarem e se adaptarem às exigências do mercado consumidor.


Como a Domani pode te ajudar?


Considerando os avanços do mel brasileiro internacionalmente e a consolidação de um mercado externo mais adepto ao produto, esse é um bom momento para considerar novos destinos promissores e investimentos no exterior. Porém, sabemos que esse é um processo complexo e que requer conhecimento prévio. Então, por onde começar? Como se adaptar aos padrões e demandas de consumidores internacionais? A Domani pode te ajudar!


Em nossa solução de Promoção Comercial, buscamos e indicamos como adquirir os melhores e mais bem aceitos selos e certificados de comprovação de origem e sustentabilidade do produto, e identificamos tendências de consumo para a melhor inserção do mercado internacional. Além disso, indicamos o destino mais promissor, com nosso Estudo de Mercado, e realizamos os Planejamentos Burocrático, Logístico e Financeiro, para que seja possível o preparo antecipado para a operação e para que esta ocorra dentro dos conformes legais e sem grandes imprevistos.

 

Nos siga nas Redes Sociais!


LinkedIn: Domani Consultoria Internacional (link);

Instagram: @domaniconsultoria (link);

Facebook: Domani Consultoria Internacional (link).


1.292 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page