top of page

Mercado de milho no Brasil




O milho é uma das culturas de maior importância na produção agrícola brasileira. Esse produto está presente na história do Brasil muito antes dos portugueses chegarem às Américas, tendo sido cultivado principalmente por povos indígenas. No início, sua utilização se dava principalmente para a subsistência humana. Hoje, o produto se destaca por ser o principal insumo utilizado na produção de carnes de aves e suínos.


Tendo sido o maior exportador de milho em 2019, o Brasil tem atravessado um período de alta na importação do produto no primeiro semestre de 2020. A crescente demanda pela importação de milho se dá em razão da alta de preços no mercado interno, resultado da incerteza sobre clima na segunda safra do ano e de um quadro de oferta e demanda apertado. O resultado é que a importação aparece de forma mais competitiva.


Aumento nas importações brasileiras


Um bom desempenho nas exportações reflete em boas remunerações aos agricultores, mas também no encarecimento do produto no plano nacional e, consequentemente, dos custos de criadores de aves e suínos.


Neste ano, foram importadas 358 mil toneladas apenas no primeiro semestre. Esse é o segundo maior volume para o período em quase 20 anos. Com os preços no mercado nacional cada vez mais altos, a oferta externa se torna uma alternativa mais vantajosa. Não era esperado que os preços fossem chegar onde chegaram, e por isso faz sentido para grandes compradores tentarem trazer milho de mercados externos.


O principal destino do milho importado servirá para cobrir a alta demanda das grandes empresas processadoras de carnes, para as quais o milho é matéria-prima essencial. Em dezembro de 2019, estas empresas já estavam negociando a importação de 200.000 toneladas de milho da Argentina para chegada nos primeiros meses de 2020. Isso ocorre como consequência da baixa na oferta interna, junto de preços internacionais relativamente baixos, apesar da desvalorização do real frente ao dólar. Com dificuldade de reduzir o preço do mercado interno, a importação do mesmo se mostra oportuna para torná-lo tão competitivo quanto, ou até mais, que o milho que está nos estoques dos EUA,. Com o problema de demanda nos EUA gerado pela pandemia, o esmagamento de milho tende a reduzir o que consequentemente irá abrir mais espaço para a importação do milho norte-americano.


Principais fornecedores do Brasil


Os grandes fornecedores do milho para o Brasil, no atual contexto mundial, tem sido países vizinhos como Argentina e Paraguai; O milho importado desses países chega a ter preços competitivos para algumas indústrias do Sul do Brasil, em relação ao produto vindo do Centro-Oeste devido ao custo de transporte, mesmo com o câmbio oscilando a níveis recordes.


Trazer grãos de países vizinhos faz sentido depois que os preços no Brasil subiram de 25% a 40% no fim do último ano. Também, as moedas destes países se encontram mais desvalorizadas que o real em relação ao dólar, mantendo a atração brasileira a estes mercados já tradicionais no fornecimento de milho.


Recentemente, em 2018, foi inaugurada uma nova rota de importação do Paraguai à Santa Catarina, diminuindo as distâncias entre regiões produtoras de milho paraguaias e cidade de Dionísio Cerqueira, agora cinco vezes menor que o caminho até o Centro-Oeste, região brasileira que representa grande parte da produção de milho do país. Mais um facilitador para os importadores do estado que, segundo a Secretaria de Planejamento (SPG) do governo catarinense, é o maior exportador de carne suína do Brasil e o segundo maior de carne de frango, consumindo grandes quantidades do cereal.


Que tal aproveitar esta oportunidade?


Você é comerciante de produtos como milho e pensa em importar? O milho nacional pesou no orçamento e importar está mais em conta? A Domani Consultoria Internacional possui soluções que podem te auxiliar durante todas as etapas do processo, como prospecção de potenciais fornecedores e compradores, análise de mercados, planejamentos burocrático, logístico e financeiro. Todos os nossos serviços são realizados de maneira detalhada e personalizada, com o propósito de capacitar nossos clientes para que seus objetivos sejam atingidos de modo seguro e com êxito.


202 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page