top of page

Como empreendedores podem se reinventar durante a Pandemia?

A pandemia da Covid-19 provocou impactos significativos em diversos nichos de mercado e, consequemente, nas indústrias e negócios - destacando-se os micro e pequenos empreendedores. Mediante a vários desafios enfrentados diariamente, os empreendedores se depararam com um dos maiores, ou maior, desafio até então: Se reinventar a fim de garantir a motivação de sua equipe e o sucesso de seu negócio. Tendo em mente a necessidade de um novo planejamento estratégico e a imprescindibilidade de uma adaptação à uma nova rotina e novas práticas - que tenham resultados a curto e longo prazo.


Atualmente, com a mudança constante do cenário econômico, é necessário que as empresas demonstrem resiliência, adaptabilidade e flexibilidade a fim de acompanhar a velocidade do mercado, assim garantindo seu espaço e conquistando clientes diariamente. “Os negócios precisam ter resiliência para os novos desafios, que são intermináveis e frequentes, e flexibilidade para se reinventar”, diz o presidente da Natura, João Paulo Ferreira.

A Domani Consultoria acredita que adversidade gera novas oportunidades e exige uma busca de soluções diferentes, dessa forma, preparamos um espécime de dicas criativas para garantir o sucesso de seu negócio!


Seu time: Suas pessoas fazem sua empresa

É necessário ter transparência e empatia com seus funcionários, ainda, deixando explícito qual o objetivo atual da empresa, estabelecendo uma rotina de horários e estratégia de processos. O alinhamento é extremamente necessário em uma mudança e, para que isso seja alcançado, é importante ter informações consistentes, objetivos diretos e uma liderança exemplar e motivante.

Soluções: qual a melhor solução para o seu clientes


É importante ter a consciência de que o poder de compra dos consumidores pode vir a variar mediante situações atípicas como esta, assim, é necessário entender que com mudanças surgem desafios, sendo eles novas demandas do mercado. Dessa forma, faça uma análise sobre seus produtos e em como estes podem ser voltados para serviços ou inovados para soluções mais completas - entrega à domicílio, um detalhe que agregue valor, rever modelo de negócios.


Fidelização do cliente


É importante demonstrar os cuidados da sua empresa mediante a pandemia de Covid-19 - respeitando as medidas de segurança e seguindo os conselhos da Organização Mundial da Saúde - OMS. Ainda, pensar acerca da possibilidade de trazer mais conforto, seja por envio de seu produto em formato de entregas à domicílio ou na personalização de seu serviço de forma a atender as expectativas e necessidades específicas. Por fim, é de extrema importância a coleta de feedbacks e uma constante ouvidoria a fim de entender qual é o posicionamento dos seus clientes acerca do seu negócio.


Inovação


A revisão de seus serviços, como citado anteriormente, é de extrema importância visto que visa se adaptar às novas necessidades do nicho de mercado. Assim, sair da zona de conforto e buscar desvendar as mudanças de comportamento e consumo a fim de atender hábitos novos que possam vir a se perpetuar por longo prazo. Pensar também sobre um engajamento que faça sentido com práticas éticas e sustentáveis - que demonstre uma aproximação e um senso de responsabilidade com temáticas sociais e ambientais. Assim, além de alcançar um público consumidor que se identifique com essas causas, os benefícios são significativos.


Atuação Estratégica


Por entendermos que não estamos vivenciando o cenário ideal, é necessário ter um planejamento que faça sentido para o curto prazo - adaptação, flexibilização e inovação - e para o longo prazo, ao considerar que o seu negócio precisa de um futuro e que as atuações atuais possuem consequências ao médio e longo prazo. Reveja seu negócio, seu perfil, seu nicho de mercado, suas habilidades e como aprimorá-las, como suas inovações atuais vão permanecer no futuro. Assim, tenha um planejamento de recuperação.

Como a Domani Consultoria pode lhe ajudar no cenário atual?


Para aquelas empresas que possuem um planejamento estrutural de reação para o Covid-19 e pretendem expandir seus negócios, a Domani Consultoria possui uma solução inovadora e personalizada para aqueles que desejam exportar ou importar no cenário atual mas que, de alguma forma, estejam inseguros.


A fim de suprir a demanda atual do mercado, nós criamos a Análise de Conjuntura Comercial que busca oferecer a segurança necessária para que o nosso cliente saiba se esse é um período adequado que permite a internacionalização do seu produto e quais seriam os mercados mais promissores para a sua mercadoria nesse momento pandêmico. Por meio de uma base de dados atualizada e uma análise completa sobre o mercado, considerando as medidas tomadas mediante à pandemia por cada país, seremos capazes de eliminar quaisquer inseguranças sobre a exportação do seu produto. O novo serviço propõe ser mais acessível em termos de custo e rapidez de execução.


Ficou interessada(o) sobre como a Domani Consultoria pode lhe auxiliar a reagir ao cenário atual de pandemia? Gostaria de expandir seus negócios e se inovar buscando novas oportunidades no mercado internacional? Entre em contato conosco!

 

Nos siga nas Redes Sociais!


LinkedIn: Domani Consultoria Internacional (link);

Instagram: @domaniconsultoria (link);

Facebook: Domani Consultoria Internacional (link).






463 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page