Maria Mariana Xavier

14 de mai de 20214 min

O Mercado Internacional de Tapioca

A Tapioca, ou Beiju, como é chamada em alguns estados brasileiros, é um alimento feito com base na goma de mandioca, também conhecida pelo Brasil como macaxeira ou aipim. É um alimento amplamente consumido no país, por ser um produto natural da América do Sul, e que foi levado para outros países pelos colonizadores europeus. Atualmente, a tapioca está em alta por ser um alimento saudável, uma vez que é uma rica fonte de carboidrato (amido) e com baixo teor proteico e de fibras, além de não conter glúten.

Produção de mandioca local e mundial

Atualmente, a produção nacional gira em torno de 18 milhões de toneladas por ano e é impulsionada por agricultores familiares, os quais figuram como 80% do cultivo da raiz. O panorama da produção de mandioca, e consequentemente massa de tapioca, começou a crescer a partir dos anos 2000, com a entrada de novos investidores, majoritariamente multinacionais, que aumentaram a produção do produto. Desse modo, a partir da entrada desses investimentos, o parque industrial brasileiro de fécula de mandioca - a massa de tapioca - se tornou um dos mais modernos do mundo. A capacidade instalada no Brasil é para a moagem de 21,4 mil toneladas de raízes de mandioca por dia.

Essas indústrias estão concentradas em sua maioria no Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Atualmente, o Brasil é o quarto maior produtor de mandioca do mundo, atrás da Nigéria, principal produtora, da Tailândia e da Indonésia.

Exportação em números

Em relação à exportação de tapioca em si, os números do Brasil são surpreendentes. Durante o ano de 2020, notoriamente considerado um ano complicado devido à pandemia da Covid-19, de acordo com a plataforma do Governo Federal Comex Stat, foram exportadas mais de 3 toneladas do produto, um aumento de 42% em relação a 2019, demonstrando que a tendência é o aumento crescente do consumo do produto no exterior. Os principais países importadores da tapioca brasileira em todas as suas formas - féculas, flocos, grãos, pérolas e semelhantes - em 2020 foram os Estados Unidos, a Espanha, o México, Portugal e o Reino Unido.

Já em 2021, com apenas 5 meses, mais de uma tonelada já foi exportada, gerando mais de 1 milhão e 600 mil dólares de receita (preço FOB), em que maio foi o maior mês, mostrando a tendência de ascensão desses valores até o final do ano. Também durante 2021, os 5 principais compradores de 2020 se mantêm. Os Estados Unidos, grande parceiro comercial do Brasil, mantém o local de principal importador em 2021.

Mercado da Saudade

Os principais clientes dos exportadores de tapiocas são distribuidoras ou mercados que abastecem os brasileiros que moram nos países de destino. Isso é popularmente chamado de mercado da saudade, composto por brasileiros que sentem falta das comidas da sua terra natal, desse modo criando uma demanda no local onde moram por esses alimentos, o que motiva os importadores a buscarem vendedores que exportem o produto. Inicialmente, os alimentos são consumidos apenas pelos brasileiros do local, mas logo se espalham para os nativos do local que criam gosto pelos alimentos, aumentando o volume importado.

Case de Sucesso

A Casa Maní, uma pequena empresa do interior de São Paulo, tornou-se referência em exportação de tapioca. Com um ano de criação, a empresa passou a exportar massa de tapioca para sete tapiocas - e pretende diversificar ainda mais os seus compradores. Os perfis dos clientes da Casa Maní são distribuidoras e supermercados, e eles possuem como consumidor principalmente o mercado da saudade de cada país.

Como a Domani pode te auxiliar?

Com o aumento da população mundial vacinada contra a Covid-19, o comércio internacional está se aquecendo novamente, mostrando-se um bom momento para começar a pensar em exportar. Nós da Domani Consultoria Internacional sabemos que internacionalizar a sua produção é um processo complexo, o qual requer conhecimento prévio. Perguntas como “Por onde começar?” ou “Como se adaptar aos padrões e demandas de consumidores internacionais?” são comuns, e a Domani pode ajudar em todas elas!

Em nossa solução de Estudo de Mercado, auxiliamos o nosso cliente a encontrar o melhor país para ser o destino do seu produto. Já na nossa solução de Promoção Comercial, buscamos e indicamos como adquirir os melhores e mais bem aceitos selos e certificados de comprovação de origem e sustentabilidade do produto, como os mencionados no texto, e identificamos tendências de consumo para a melhor inserção do mercado internacional. Além disso, encontramos potenciais compradores para o seu produto no país escolhido. Ademais, realizamos os serviços de Planejamentos Burocrático, Logístico e Financeiro, para que seja possível o preparo antecipado para a operação e para que esta ocorra dentro dos conformes legais e sem grandes imprevistos. E, caso a sua empresa ainda não saiba se está preparada economicamente para dar esse próximo passo rumo à exportação, nossa solução conjunta com a empresa Grupo Gestão, chamada Viabilidade Econômica de Exportação, sana essa dor, mapeando quais processos da sua empresa podem ser aprimorados de modo que a sua internacionalização seja feita de maneira bem sucedida.


Nos siga nas Redes Sociais!

LinkedIn: Domani Consultoria Internacional (link);

Instagram: @domaniconsultoria (link);

Facebook: Domani Consultoria Internacional (link).

21480
6