top of page

Qual é o melhor país para exportar?



Ao falarmos de exportação é indispensável analisar dados. Em 2023 o Brasil atingiu uma marca histórica de exportações, vendendo muito mais para outros países do que comprando deles. Até Junho deste ano os principais produtos exportados foram, respectivamente: minério de ferro, soja, óleos brutos de petróleo, açúcar e carne bovina. E dentre os principais destinos, os 5 melhores foram: China, Estados Unidos, Argentina, Países Baixos(Holanda) e Canadá, respectivamente.


Entretanto você já se perguntou porque alguns países são melhores em determinados produtos para exportação? Por exemplo, por que o Brasil é um dos maiores exportadores de café, soja e carne bovina, enquanto a China lidera em eletrônicos, têxteis e máquinas? A resposta não é simples, mas envolve fatores como recursos naturais, custos de produção, taxações, demanda mundial e políticas comerciais.


Dentre os fatores citados, a política comercial do Brasil se mostra muito favorável, não se limitando a um nicho de países. No geral, políticas comerciais são as regras e os acordos que os países estabelecem para regular o comércio internacional. Elas são importantes para determinar quais produtos um país pode exportar com mais facilidade e vantagem. Por exemplo, o Brasil tem políticas comerciais moderadas, que buscam equilibrar a abertura e a proteção do mercado nacional. O país participa de blocos regionais, como o Mercosul (Mercado Comum do Sul) e a Unasul (União de Nações Sul-Americanas), que facilitam o comércio com os vizinhos sul-americanos. Além disso, o Brasil negocia acordos bilaterais e multilaterais com outros países e regiões, como a União Europeia e os Estados Unidos, buscando ampliar o acesso aos mercados desenvolvidos.


Se não houver uma política comercial específica e limitante, na teoria, pode-se exportar para onde desejar, mas na prática não faz sentido jogar na sorte um país. Por isso, pesquisar sobre o mercado, políticas, burocracias, logísticas etc. são de suma importância no jogo de mercado. Ademais, o objetivo a ser alcançado é o sucesso.


Logo, não há uma resposta única à pergunta sobre porque alguns países são melhores em determinados produtos para exportação. Cada país tem suas próprias características e vantagens competitivas, que dependem de vários fatores históricos, geográficos, econômicos e culturais. O desafio é saber aproveitar essas potencialidades e buscar novas oportunidades no mercado global. Podendo ser alcançada com um Estudo de Mercado, que faça análises da microeconomia e macroeconomia dos mercados potenciais, e uma Inteligência Comercial, que busque os aspectos concorrenciais, o público-alvo, as técnicas de negociação, entre outros.



Então como decidir para onde exportar seu produto??? A Domani Consultoria pode te ajudar, com escopos personalizados e estudos específicos para o seu produto. Peça seu diagnóstico gratuito.


Para mais novidades, nos siga nas redes sociais!


 

REFERÊNCIAS





119 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1件のコメント


Luis Sebastiao
Luis Sebastiao
2023年11月22日

Bom dia,


Tenho parceria para venda de café em Angola, caracteristícas:


Variedade cafe arabica , a torra do cafe é a queima do açucar que constitui os grãos do café Existem 3 etapas , 1•seca e diminuicao da água, 2• mailar ocorre a queima dos acçcares, 3• pirolize é a caramelização.


Existem vários tipos de torra .

As mais comuns são

Torra clara - exalta acidez mantém a douçura é muito suave


Torra média- equilibrio entre amargor e doçura


Torra escura - quanto alongamos a pirolizes queimamos demais o açúcar e cria bastante amargura.


O nosso cafe é 100% arabica e suave e aromático , por isso fizemos essa torra media para que as nossas papilas degustativas possam entao usofrir…

いいね!
bottom of page