top of page

O potencial da exportações de alho brasileiro em 2023



A cultura do alho


O alho é uma das espécies alimentícias mais antigas cultivadas no mundo, tendo seus primeiros registros no período Neolítico (5000 a.C). A espécie originária surgiu na Ásia Central, chegando às plantações ao Mar Mediterrâneo, para os povos dessa região, o alho era tão importante quanto o sal, uma vez que garante a capacidade de preservar alimentos por maior período de tempo, tais como a carne.


No Brasil, seu cultivo é altamente empregado, pois o alho possui capacidade de armazenamento por longos períodos e é fortemente empregado na culinária brasileira, uma vez que foi trazido por povos portugueses em suas caravelas no período de colonização da América. Ademais, a ciência comprova a eficácia e a importância do consumo do alho no dia a dia, uma vez que pode reduzir o risco de doenças como asma, alguns tipos de câncer e diabetes.

Possui interesse em exportar alho? Faça um diagnóstico gratuito e internacionalize seu produto!


Exportações do produto


No Brasil, destaca-se que Minas Gerais é o maior estado produtor, abrangendo uma área plantada de aproximadamente 8 mil hectares. Essa atividade desempenha um papel importante na economia local, sendo responsável por uma representação significativa. Em 2021, segundo dados do IBGE, o valor total da produção nacional de alho foi de 1.849.020 milhões reais, sendo que Minas Gerais contribuiu com cerca de 700.000 mil reais, ou seja, aproximadamente, metade da produção brasileira.


Nas exportações brasileiras em 2022, o Paraguai foi uma das principais rotas de comercialização do alho brasileiro, com o total de $214.686 dólares de receita em exportação. Ademais há outros países que apresentam valores significativos, sendo eles Panamá, Libéria, Hong Kong, Singapura e as Ilhas Marshall. Nos últimos três anos, esses países têm se destacado como principais parceiros comerciais do Brasil nesse setor, apresentando fluxos mais estáveis e crescentes. Por sua vez, deve-se destacar a crescente participação dos Estados Unidos nas exportações brasileiras em 2023, com cerca de $71.396 dólares em receitas somente no primeiro semestre, o que demonstra uma variação na demanda internacional de alho.


Investimentos em inovação


Sendo assim, o mercado internacional de alho oferece perspectivas interessantes para a exportação brasileira. Em vista da sua capacidade de produção em larga escala, bem como das condições favoráveis de cultivo, o Brasil possui potencial para se destacar nesse mercado. Além disso, o país tem investido em tecnologia agrícola, boas práticas de produção e certificações de qualidade, o que fortalece a confiança dos compradores internacionais. A exemplo disso, a Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), criou recentemente o Conselho de Pesquisa, com o intuito de analisar demandas da cadeia produtiva da commodity, além de fomentar pesquisa e desenvolvimento por meio de editais para empresas, universidades e instituições de pesquisa que possuem interesse em executar projetos de inovação.


No ano passado, a Anapa em parceria com a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), teve a oportunidade de expor o alho brasileiro na Fruit Attraction, na Espanha, uma das principais feiras sobre frutas e hortaliças no mundo. Com o mesmo objetivo, o produto brasileiro obteve espaço na Fruit Logistica em 2023, na Alemanha. As duas participações trataram-se de uma conquista para os produtores de alho, que tiveram a oportunidade de divulgar a qualidade da mercadoria brasileira para potenciais compradores e conhecer sobre as tendências do mercado europeu.


Ficou interessado em como promover seu produto no mercado internacional? Entre em contato conosco!


Como visto anteriormente, a diversificação dos destinos de exportação, incluindo mercados tradicionais e emergentes, apresenta novas perspectivas para o crescimento das exportações de alho. Junto ao investimento em inovação e divulgação, o produto brasileiro pode ampliar sua presença no mercado internacional e se consolidar como um fornecedor competitivo. Deste modo, as expectativas estão se tornando cada vez maiores diante do mercado internacional de alho!


Como a Domani pode te ajudar?


A Domani Consultoria Internacional, com mais de duas décadas de experiência, é uma empresa júnior especializada em serviços de comércio exterior. Nossa ampla gama de soluções oferece estudos detalhados sobre os mercados mais promissores para comercialização do seu produto, por meio de nosso Estudo de Mercado e Promoção Comercial. Além disso, realizamos, através dos planejamentos burocrático, logístico e financeiro, a prospecção de potenciais compradores, auxiliando nossos clientes nas etapas práticas de exportação.


Não perca a chance única de expandir seus negócios e conquistar reconhecimento a nível internacional! Para mais informações, solicite um diagnóstico gratuito e venha fazer parte da nossa história!


 

Nos siga nas redes sociais!



REFERÊNCIAS

AGRONEWS. "O Brasil produz o melhor alho do mundo" afirma o presidente da Anapa. Disponível em: <https://agronews.tv.br/o-brasil-produz-o-melhor-alho-do-mundo-afirma-o-presidente-da-anapa/>. Acesso em: 25 jul. 2023.


CEASE. Importância da produção e consumo do alho. Disponível em:< https://www.ceasape.org.br/noticias/importancia-da-producao-e-consumo-do-alho>. Acesso em: 16 jul. 2023.


COMEXSTAT. Exportação e Importação Geral. Disponível em: <http://comexstat.mdic.gov.br/pt/geral/88607>. Acesso em: 25 jul. 2023.


COMEXSTAT. Exportação e Importação Geral. Disponível em: <http://comexstat.mdic.gov.br/pt/geral/88608>. Acesso em: 25 jul. 2023.



EMBRAPA. Investimento em pesquisa impulsiona a cadeia produtiva do alho. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/79052370/artigo---investimento-em-pesquisa-impulsiona-a-cadeia-produtiva-do-alho>. Acesso em: 25 jul. 2023.


EMBRAPA. Mercado mundial do alho: tendências gerais e as implicações para o Brasil. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1142479/1/ALHO-SOBER-2021.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2023.


ESTADO DE MINAS. Alho nacional vale 5 vezes mais que o importado em qualidade, diz entidade. Disponível em:<https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2022/08/29/internas_economia,1389778/alho-nacional-vale-5-vezes-mais-que-o-importado-em-qualidade-diz-entidade.shtml>. Acesso em: 16 jul. 2023.


IBGE. Produção de alho no Brasil. Disponível em:<https://www.ibge.gov.br/explica/producao-agropecuaria/alho/br >. Acesso em: 16 jul. 2023.


TRADE MAP. Resultado da pesquisa. Disponível em:<https://www.trademap.org/Index.aspx>. Acesso em: 16 jul. 2023.


TRADE MAP. List of importing markets for the product exported by Brazil in 2022. Disponível em:<https://www.trademap.org/Country_SelProductCountry.aspx?nvpm=1%7c076%7c%7c%7c%7c0703%7c%7c%7c4%7c1%7c1%7c2%7c1%7c1%7c2%7c1%7c1%7c1 >. Acesso em: 17 de jul. de 2023.


54 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page