• Diretoria de Marketing

Exportação de Frutas

Atualizado: 8 de Jul de 2020


Sabemos que as frutas brasileiras, com suas cores e sabores, têm o poder de encantar e atrair pessoas do mundo inteiro. Isso somente é possível devido ao clima do Brasil, que proporciona fatores adequados para a consistência da plantação de uma grande variedade de frutas.

Segundo dados da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Fruta e Derivados (ABRAFRUTAS), nos três primeiros meses de 2020, o Brasil exportou mais de 234 mil toneladas de frutas, o que representa uma queda de apenas 2% se compararmos ao mesmo período do ano anterior. No entanto, a redução não se apresentou para todo o setor, visto que algumas frutas apresentam um crescimento significativo, como abacate (126%), maçã (56%) e limão (46%).


Fonte: ABRAFUTAS

Segundo o Globo Rural, o Brasil atingiu pela primeira vez o recorde de US$ 1 bilhão em negócios com as exportações de frutas em 2019. Dentre as frutas com maior crescimento, a banana se destacou, visto que foram 79,4 mil toneladas exportadas, o que representa um aumento de 24,8% em relação ao ano de 2018, gerando divisas de US$ 24,4 milhões. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Mercosul foi um destino importante para a banana brasileira no último ano, de modo que países como Bolívia, Equador e Chile têm favorecido o Brasil.


Ademais, segundo a Conab, o Mercosul também se destacou como importadores do mamão brasileiro, de modo que foram 43,3 mil toneladas exportadas, representando um avanço de 1,5% e volume recorde nos últimos 20 anos. Outra fruta que se destacou nos embarques foi a melancia, que obteve um avanço de 52% com relação à 2018.


Quais são os principais destinos?


Atualmente, os principais destinos para exportação frutícolas estão concentrados na Europa, que recebe aproximadamente 60% de toda a exportação. Contudo, segundo Shut, consultor em comércio exterior contratado pela ABRAFRUTAS, é necessário a abertura de novos mercados importadores das frutas brasileiras, uma vez que diversificar os destinos desses produtos auxiliará o sucesso das empresas exportadoras.


Felizmente, novos mercados importadores de frutas são notícias promissoras para os exportadores. Segundo a ABRAFRUTAS, alguns mercados já estão em processo de abertura e outros com início próximo, como o de abacate para o Japão, Chile e Estados Unidos, de uva para a China e Coreia do Sul e de melão para a África do Sul, Filipinas e Vietnã.


Confira a seguir os top 10 países que receberam exportação de frutas brasileiras em 2019:

Fonte: Faz Comex

No ano anterior (2019), o principal destino de exportação foram os Países Baixos (Holanda), que importou cerca de 32% das frutas brasileiras. Em seguida, aparece o Reino Unido com 15%. Ao todo, o Brasil demonstrou um crescimento de 14% do mercado de frutas em relação ao ano de 2018.


Podemos observar que a China não aparece no ranking dos dez maiores importadores de frutas brasileiras em 2019. No entanto, isso promete mudar, uma vez que a Administração Geral de Aduana da China divulgou oficialmente em janeiro do corrente ano que a mesma autorizava a importação de melão do Brasil. O acordo entre ambos os países é simbólico por se tratar do primeiro entendimento sobre exportação de frutas para o país asiático, além de já revelar a possibilidade de futuras negociações. Além disso, o país asiático é o maior consumidor de melão no mundo, de forma que consome cerca de metade da produção global.


Como a Domani pode te auxiliar?


Como visto, a abertura de novos mercados internacionais em um futuro próximo trará mais competitividade para as frutas brasileira no cenário exterior. Este é o momento ideal para você que tem vontade de investir nas exportações frutícolas começar a planejar. Para isso, você pode contar com os serviços da Domani que te orientará nesse processo.


Nós somos uma consultoria que pode fornecer serviços como: análises de mercado para todas as frutas, prospecção de potenciais fornecedores ou compradores, planejamentos burocráticos, logísticos e financeiros, marketing internacional e selos e certificados que agregam valor ao seu produto. Quer saber mais? Fale Conosco


LinkedIn: Domani Consultoria Internacional;

Instagram: @domaniconsultoria;

Facebook: Domani Consultoria Internacional.

Peça sua Proposta!




413 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba as novidades em Comércio Exterior!

Nos acompanhe nas redes sociais

link.png
insta.png
face.png

Contato

Venha ser um

Agente do Amanhã!

© 2021. Domani Consultoria Internacional.