Adentrar no Comércio Internacional pode ser uma boa oportunidade de impulsionar seu negócio e crescer financeiramente. Contudo, diante do pontapé inicial para começar, podem ser encontrados obstáculos, entre eles, o alto custo das operações. Dentre as preocupações necessárias, o empreendedor que deseja internacionalizar deve atentar-se ao arcabouço burocrático, à tributação de mercadorias e, principalmente, à manutenção monetária para dar continuidade nos negócios. Em contrapartida, por ser um grande polo exportador e importador e na busca por incentivar a participação do país no fluxo internacional, o Brasil dispõe de diversas formas para apoiar a atuação dos empreendedores e empresários no meio. Por isso, destacam-se no mercado, instituições voltadas para o sucesso dessas operações, como é o caso do BNDES.
O Banco de Desenvolvimento do Brasil, mais conhecido como BNDES, é atualmente o principal instrumento para a instauração de políticas de investimentos do Governo Federal brasileiro. Sua missão promove o desenvolvimento sustentável e competitivo da economia brasileira, com a geração de empregos e redução das desigualdades sociais e regionais. Diante de seus objetivos, o BNDES promove o desenvolvimento em parceria com seus clientes de apoio financeiro e com os agentes financeiros credenciados para o fornecimento de recursos, com o intuito de fornecer aos agentes a possibilidade de dar o primeiro passo no comércio exterior. Para entender mais fale conosco!
Mas, afinal, quem são os atores que podem usufruir do banco?
São eles, os empreendedores de todos os portes e em todo o território nacional, sejam públicos, privados ou individuais.
Dentre suas principais atividades, o BNDES fornece:
Apoio financeiro aos empreendimentos, por meio de financiamentos de longo prazo e operações no mercado de capitais.
Estruturação de projetos de concessões públicas e de parcerias público-privadas através da contratação de estudos e pesquisas de viabilidade, lançamento de edital até a efetiva licitação pública e outorga à iniciativa privada, além de acompanhar todo o processo.
Além disso, o BNDES produz conhecimento para novos ingressantes no mercado da internacionalização por meio de análises dos setores econômicos e seu desenvolvimento no cenário nacional. O banco, ainda, contrata terceiros para a realização de estudos sobre temas específicos, a fim de fornecer o auxílio completo para o suporte financeiro para ingressantes do mercado internacional.
O banco divide-se em duas frentes, a primeira, a BNDES Exim - Crédito Exportação Pré-Embarque direto e indireto; e a segunda BNDES Exim - Crédito Exportação Pós-Embarque. Cada uma delas fornece o auxílio referente ao financiamento da instituição, no entanto, contam com sua particularidade, adaptada para cada operação internacional. Na primeira, o exportador solicita financiamento a um agente financeiro credenciado no BNDES. Após a aprovação, a operação segue para homologação do banco, a qual posteriormente pode ser contratada e o recurso, liberado. Dessa forma, o operador, produz os bens e os internacionaliza, de modo a cumprir o acordo e, em seguida, paga as parcelas ao BNDES, via agente financeiro, para a transação indireta ou horizontalmente à instituição, para o pré-embarque direto. Já no crédito pós-embarque, o financiamento funciona de forma similar, sua diferença, contudo, se dá pela contratação do banco, que é feito pelo receptor do produto, seja ele exportado ou importado. Quer saber qual delas se encaixa no seu negócio? Converse com um de nossos consultores!
Os recursos utilizados pela instituição são originados de processos estruturados e práticas sólidas de políticas de governança, conhecimento profundo da economia brasileira, colaboradores comprometidos e capacitados e uma ampla gama de relacionamentos com as diversas esferas da sociedade civil, governos, agentes financeiros intermediários e organismos internacionais. Todos estes tornam a confiança no serviço e sua funcionalidade serviços essenciais para quem quer começar a importar ou exportar!
Diante da oportunidade oferecida pelo financiamento, suas vantagens estão nas facilidades para o exportador, pois a participação no BNDES-Exim garante a totalidade do valor da exportação, o que assegura a melhora do fluxo de caixa ao fornecer capital de giro para as produções. Além disso, as modalidades contam com a possibilidade de até 12 anos para pagamento para uso pós-embarque e até 36 meses para pré-embarque, de acordo com a mercadoria/serviço. Entre outros fatores para o importador, a possibilidade de realizar suas importações sem esforço de caixa imediato, além das taxas de juros bastante atrativas, que asseguram o usufruto das boas margens de mercado, quando aquecido e, por fim, possibilidades de venda a prazo e recebimento à vista. Quer entender como este serviço pode favorecer seu negócio? Agende um diagnóstico gratuito!
Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais!
LinkedIn: Domani Consultoria Internacional
Instagram:@domaniconsultoria
Facebook: Domani Consultoria Internacional
Referências:
BNDES. Quem somos. Disponível em: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/quem-somos Acesso em: 29 out. 2024
BNDES. O Banco do desenvolvimento do Brasil. Disponível em: https://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Hotsites/Relatorio_Anual_2014/banco_desenvolvimento.html Acesso em: 30 out. 2024
SEBRAE. BNDES-Exim: financiamento de bens e serviços para exportação. Disponível em: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/bndes-exim-financiamento-de-bens-e-servicos-para-exportacao,e95e438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD Acesso em: 30 out, 2024
Comments