• Diretoria de Marketing

Como as eleições dos EUA afetam as relações comerciais com o Brasil

Atualizado: 6 de Nov de 2020


Os olhos do mundo ultimamente estão voltados para as eleições presidenciais da maior potência econômica global, os Estados Unidos. Dessa forma, a Domani Consultoria entende a necessidade de explicar de que forma os possíveis resultados podem influenciar nas dinâmicas de comércio entre Brasil e Estados Unidos. Antes de mais nada, precisamos salientar que os EUA são um parceiro comercial histórico do Brasil, sendo o segundo principal atrás apenas da China e por isso a eleição de Biden ou Trump para a presidência, influenciará diretamente em agendas comerciais, em sua maior parte as cadeias de infraestrutura e agricultura.


A mudança de um governante afeta o comércio entre o Brasil e os EUA?


Na teoria sim, a mudança de um governante pode afetar o comércio entre o Brasil e os EUA, seja positiva ou negativamente falando. Durante a gestão de Donald Trump, a relação de reciprocidade econômica e comercial entre as duas nações, sob o governo de Trump, foram inferiores ao esperado, cenário refletido na desvantagem obtida pelo Brasil em alguns setores, principalmente o siderúrgico, em contrapartida, no ano de 2020, um dos maiores ganhos dessa aproximação entre o governo Bolsonaro e Trump podemos citar a reabertura para a entrada de carne bovina in natura produzida pelo Brasil, como apontado no site G1. Independemente dos poucos resultados favoráveis obtidos pelo Brasil nesse meio tempo, o futuro presidente eleito dos Estados Unidos decidirá sobre o seguimento de um acordo de livre comércio entre os dois países e questões que o Brasil vem pleiteando, como a entrada na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).



E se o Trump for eleito?


É válido lembrar que o presidente Donald Trump demonstrou apoio à entrada do Brasil na OCDE, bem como à possibilidade de um acordo bilateral entre o Brasil e os Estados Unidos.




E se o Biden for eleito?


Em contraste, o candidato Joe Biden já fez acenos e demonstrou uma postura relacionada à proteção e à preservação da Amazônia, o que nos leva a crer e a projetar uma política comercial pautada no eixo de sustentabilidade.



Como a Domani pode ajudar?


A Domani Consultoria pode te ajudar nos dois cenários possíveis, ao passo que te direcionamos exatamente para o caminho em busca de uma comercialização que atenda todos os pré-requisitos necessários ao comércio com os EUA, tanto em como tornar o seu produto e sua produção mais sustentável, quanto na “desburocratização” dos processos de Comércio Exterior. Desse modo, somos capazes de guiá-lo(a) sobre questões burocráticas, logísticas e financeiras para que a sua exportação ou importação possa ser realizada com segurança e autonomia. Temos como objetivo ser o farol para a internacionalização de empresas e será um prazer para nós prover todo o conhecimento necessário para a sua internacionalização!

Nos siga nas Redes Sociais! LinkedIn: Domani Consultoria Internacional (link); Instagram: @domaniconsultoria (link); Facebook: Domani Consultoria Internacional (link). Peça sua Proposta!


42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Receba as novidades em Comércio Exterior!

Nos acompanhe nas redes sociais

link.png
insta.png
face.png

Contato

Venha ser um

Agente do Amanhã!

© 2021. Domani Consultoria Internacional.