Sobre a Empresa 

O il Caffè Ricordi é uma pequena empresa de produção, industrialização e comércio de cafés especiais do Sul de Minas Gerais, cujo intuito era exportar seus cafés especiais para quatro destinos específicos

A empresa utiliza-se dos grãos plantados em suas próprias fazendas, localizadas em Boa Esperança e Ilicínea. Os grãos utilizados, passam por um rigoroso processo de seleção e classificação, com o objetivo final de oferecer uma experiência única aos seus cliente.

O projeto

O projeto Mnimosýni II teve como fim realizar um estudo para promover, bem como apresentar um planejamento completo de internacionalização do café em quatro destinos escolhidos pelo il Caffè Ricordi. O projeto envolveu a entrega de um guia completo com os procedimentos necessários para realizar a exportação de café e uma lista de prospecção de potenciais importadores nos países indicados.
 

O processo de execução do projeto Mnimosýni envolveu três etapas:

  • Promoção Comercial

Nesta etapa do projeto, analisamos as melhores formas de inserção do café nos destinos escolhidos pelo il Caffé Ricordi. A equipe do projeto estudou fatores que poderiam impulsionar o café nos países indicados, como a participação em feiras e eventos que poderiam promover o produto no mercado interno, selos e certificados que trouxessem mais confiança e seguridade aos consumidores. Além de um estudo sobre aspectos concorrenciais nos países, elaboramos uma lista de potenciais compradores da mercadoria nos quatro mercados alvos.

  • Planejamento Completo de Internacionalização do Produto

Nesta etapa do projeto foram analisados aspectos estratégicos para melhor dar prosseguimento ao processo legal da exportação de café. Esta etapa do projeto foi dividida em três partes: Planejamento Logístico, Planejamento Burocrático e Planejamento Financeiro.

 

Planejamento Logístico: Na análise logística indicamos ao il Caffé Ricordi a melhor forma de transportar as mercadorias das fazendas até o destino final. Assim, também elaboramos um estudo de estimativas de seguros e fretes aplicados à todos os trechos que são parte do comércio. Além disso, com base na mercadoria e nos destinos previamente escolhidos, a equipe indicou o Incoterm (Termo de Comércio Internacional) que melhor serviria ao nosso cliente.

 

Planejamento Burocrático: Na execução dessa fase, elencamos todas as documentações obrigatórias para a exportação do café, contendo certificados, licenças e declarações que atestam a capacidade e a viabilidade do il Caffé Ricordi em comercializar o seu produto internacionalmente. De forma simplificada e explicativa, apontamos como o il Caffé Ricordi deveria proceder para obter todas as exigências burocráticas.


Analisamos também as instituições intervenientes ligadas à mercadoria em questão, com destaque ao MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento) e outros órgãos anuentes necessários para realizar a exportação.

Planejamento Financeiro: O foco desta etapa foi a compilação de todas despesas do processo de exportação do café, somando os custos totais referentes aos trâmites logísticos e burocráticos, incluindo a incidência tributária brasileira sobre os produtos. Dessa forma, elaboramos uma Calculadora de Custos que pudesse compilar todos gastos e estimasse qual o possível retorno financeiro com a exportação.
 

Ademais, analisamos as modalidades de pagamento para a transação entre o exportador e o importador e selecionamos a melhor e mais segura dentre elas. Assim, foram analisadas diversas formas de financiamento que pudessem auxiliar o  il Caffé Ricordi a custear o processo de exportação.

  • Conclusão

A última parte do projeto foi destinada à compilação do  relatório final completo e à entrega de um Ebook capaz de indicar de forma concisa as informações sobre a implementação do processo de exportação.

Resultados alcançados

No decorrer da execução do projeto Mnimosýni II, o il Caffé Ricordi teve a oportunidade de realizar uma viagem internacional por uma seleção do Programa Jovem Exportador da Associação de Jovens Empresários do Distrito Federal (AJE) para um dos destinos no qual será exportada sua mercadoria. Isto foi possível após a empresa utilizar muitos dos conhecimentos adquiridos com a Consultoria da Domani para vencer as etapas do Programa da AJE

Equipe

Gerente do Projeto: Guilherme Neiva 

Consultores: Gabriel Melo, Lauriene Guedes e Monaliza Rodrigues

260

Horas trabalhadas

Depoimento do Cliente

A parceria com a Domani foi fundamental para que a minha empresa adquirisse conhecimento e se preparasse para atuar no mercado internacional. Conseguimos avançar vários anos em meses.

Francisco Wander

Proprietário do il Caffè Ricordi

Receba as novidades em Comércio Exterior!

Nos acompanhe nas redes sociais

link.png
insta.png
face.png

Contato

Venha ser um

Agente do Amanhã!

© 2020. Domani Consultoria Internacional.